Fernando Cesar Moulin Silva

FERNANDO CESAR MOULIN SILVA

Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, marketing e inovação, com passagens em funções de liderança executiva por diversas empresas e setores. Pioneiro da indústria de marketing digital/CRM no país e com mais de 20 anos de atuação na área, atualmente é Partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, em que lidera diversos projetos ligados a temas como Transformação Digital e CXM (Customer Experience Management). É também Professor da ESPM, do INSPER e da Live University, co-fundador da Malbec Angels, mentor de start-ups, colunista de diversos veículos de comunicação, palestrante TEDx e membro eleito para o Hall of Fame da ABEMD.

 

Ao longo de sua trajetória profissional, Fernando construiu uma sólida carreira atuando em empresas brasileiras e multinacionais, exercendo funções locais, regionais (América Latina) e globais. Ele atuou como executivo, liderando programas de transformação em grandes organizações de diversos setores, como Telefônica/Vivo, Cyrela Brazil Realty, Nokia, Grupo Pão de Açúcar, General Electric, Claro, Banco Citibank, a pioneira fintech LS.com (hoje inexistente) e Cia. Ultragaz, dentre outras.

 

Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (Estados Unidos) e Lingnan University (China).

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.