Ricardo Dalbosco

Professor Ricardo Dalbosco

“Dalbosco é estrategista de marca pessoal, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração.  

Atua como C-Level de multinacional e mentor de marcas, tendo nos últimos 20 anos experiência de trabalhos em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso. 

Dalbosco morou e trabalhou em locais como Montana (EUA), Hawaii, Angola (África) (onde morou por 3 anos e coordenou negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta, e na última década tem se dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, comunicação e mídia, política, construção civil, agrobusiness e fitoterápicos.  

Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas possibilitou que Dalbosco fosse chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades comerciais. 

Quanto ao ensino, Dalbosco é o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parou de estudar para conseguir levar aos seus clientes o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Doutorando com foco na área de destination branding e personal branding (como influenciadores de marca impactam destinos turísticos – foco em complexos turísticos de Las Vegas-Nevada), é também Mestre (com foco design thinking), duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV), e Master em Programação Neuro Linguística.  

Foi vencedor de premiações de mérito estudantil e menções públicas de agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de um legado às organizações. 

Em 2022, Dalbosco foi escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social por meio de seus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possui quase 60 mil seguidores nessa rede social, tendo maior parte dos seus seguidores: executivos (C-level) e conselheiros de empresas, assim como profissionais da área de marketing e comunicação. 

Como palestrante, atua frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, assim como para empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre duas temáticas: Como criar negócios sustentáveis por meio de sua marca pessoal; e Como transformar os colaboradores em influenciadores para a marca corporativa.  

Apresentou programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas e atualmente é colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de que escreve frequentemente para jornais, assim como é entrevistado por redes diversas mídias (podcasts, rádios…). 

Pratica ainda ações voluntárias a projetos do terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).” 

   

Redes sociais abaixo: 

 

Podcast Spotify:                                                          https://open.spotify.com/show/36adMGblHtRF7FIHvS1M7T?si=d6c39b9f15ff4a56

Website: 

www.ricardodalbosco.com

(maior blog sobre Personal Branding do Brasil com centenas de conteúdos                       

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/ricardo-dalbosco-marketing-personal-branding-marca-pessoal-conselheiro-palestrante/

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.