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Faculdade de Jornalismo: tudo o que você precisa saber

Para quem é indicado o curso? O que se aprende? Onde é possível trabalhar? Coordenadora de Jornalismo da ESPM responde 

 

Maria Elisabete Antonioli, coordenadora da graduação em Jornalismo da ESPM em São Paulo explica que após um período de incertezas o jornalismo, enfim, se transformou e definiu novos papeis. Prova disso é a diversidade de oportunidades de trabalho para quem se forma na faculdade de Jornalismo. Para entender como é o curso e a quem se destina, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o curso: 

 

Para quem é indicada a faculdade de Jornalismo? 

O jornalista é, antes de tudo, uma pessoa curiosa e com espírito investigativo. O curso, portanto, é ideal para quem tem essas características e gosta de escrever, de ler e se manter sempre atualizado, além de ser criativo e dotado de visão crítica. A graduação também é indicada para quem gosta de contar histórias por meio de fotografias, vídeos e outras tecnologias. 

 

Quais as vantagens de se formar em Jornalismo? 

O jornalista graduado em uma faculdade como a ESPM, que possui um curso bem estruturado e alinhado com a atualidade, pode atuar em diversas áreas da comunicação. Ele entra no mercado com desenvoltura para trabalhar em qualquer ambiente, dos veículos da grande imprensa às mídias sociais e digitais. Afinal, o jornalista é um profissional multifacetado dotado de conhecimentos múltiplos e com capacidade para se adaptar a vários ambientes e linguagens diversificadas. 

 

O que se aprende na graduação em Jornalismo? 

A grade curricular do curso de Jornalismo da ESPM foi planejada para formar um profissional com uma ampla gama de conhecimento, permitindo que ele possa trabalhar em vários setores ligados a comunicação. Por isso, Marketing, Gestão e Negócios dividem espaço com disciplinas de técnicas de jornalismo, como reportagem, edição de texto e produção jornalística multimídia. 

 

Grade curricular de Jornalismo 

Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM: 

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

LifeLab 1
Conceitos de Economia Aplicados ao Jornalismo
História do Jornalismo
Texto Jornalístico (disciplina extensionista)
Narrativas Audiovisuais
Língua Portuguesa
Sociologia
Antropologia
Fotografia
Temas do Brasil Contemporâneo
CEJor/Extensão

 
2° Semestre 

LifeLab 2
Teorias da Comunicação
Fotojornalismo
Produção e Edição de Mídia Sonora I
Produção e distribuição de jornalismo para mídias digitais/sociais (disciplina extensionista)
Design no jornalismo I
Journoinfluencer
IA no Jornalismo
Fundamentos da Computação
Direito e Legislação em Jornalismo
Comunicação e Sustentabilidade
Storytelling no Jornalismo
CeJor/Extensão

3° Semestre

LifeLab 3
Teorias do Jornalismo
Grande Reportagem
Produção e Edição de Jornalismo Audiovisual I
Produção e Edição de Mídia Sonora II
Fundamentos de Marketing
Geopolítica internacional e mídias
Ética no jornalismo
Filosofia
Jornalismo, Sociedade e Direitos Humanos

 
4° Semestre

LifeLab 4
Perspectiva Crítica da Informação
Produção e Edição de Jornalismo Audiovisual II
Narrativas de Análise e Opinião
Relacionamento com a mídia e influenciadores digitais (assessoria de impressa)
Marketing no jornalismo
Estatística, análise e visualização de dados
Ciência Política
Checagem

5° Semestre

Comunicação Corporativa
Jornalismo de Dados
Videodocumentário
Supervisão de estágio
Imagem e reputação nas redes digitais
Narrativas em Jornalismo de Esportes
Produção audiovisual para plataformas digitais e streaming
Debates contemporâneos da Amazônia no Brasil e no mundo

 

6° Semestre

Empreendedorismo e Gestão em Negócios de Mídia
Jornalismo Internacional
Argumentação e oratória
Métodos e Técnicas de pesquisa
Comunicação em instituições públicas
Conteúdo Esportivo em Audiovisual e Plataformas Streaming
Processo Criativo e Roteirização de produtos audiovisuais
Jornalismo e mudanças climáticas

7° Semestre

PGJ I
Empreendedorismo e Finanças em Jornalismo
Gerenciamento de Crise e Reputação
Estudo Dirigidos I
Engagement em Ambientes Digitais
Comunicação Institucional em esportes
Análise da Produção Audiovisual e Mercado
Dados Geográficos Ambientais

 
8° Semestre

PGJ II
Design Editorial II
Planejamento de Negócios e Comunicação
Estudos Dirigidos II
Diversidade e Inclusão nas Organizações
Marketing Esportivo
Imersão e técnica de storytelling em podcasts narrativos
Cobertura Jornalística Ambiental

Qual a duração do curso de Jornalismo? 

4 anos (8 semestres) 

 

O que faz quem se forma em Jornalismo? 

O trabalho tradicional na imprensa engloba jornais, revistas, rádio e televisão. Outras atividades clássicas para o exercício da profissão são as assessorias de imprensa, as agências de comunicação, a comunicação corporativa e o trabalho independente, executado pelo profissional freelancer. Entretanto, as mídias digitais e as redes sociais abriram um leque de oportunidades de trabalho e há muita procura por mão de obra nesse segmento.  

 

Quanto ganha um jornalista? 

Confira a seguir algumas funções iniciais que alguém formado em Jornalismo pode exercer e os salários médios para essas funções: 

Redator R$ 3,2 mil  
Repórter R$ 4,5 mil  
Videomaker R$ 3,3 mil  
Editor de texto R$ 5,3 mil  
Editor de vídeo R$ 2,6 mil  
Social media manager 2,7 mil  
Assessor de imprensa R$ 3,8 mil  
Analista de comunicação R$ 3,9 mil  

 

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em outubro de 2022.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.