Sobre o curso
Uma parceria ESPM e Universidade Vila Velha (UVV)
O MBA em Negócios Disruptivos e Marketing, uma parceria ESPM e Universidade Vila Velha (UVV), prepara gestores para atuar nas áreas de marketing e estratégia, os capacitando para atender às demandas do século XXI. O conteúdo ministrado permite ao estudante o domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam nos ambientes complexos e em transformação.
As aulas do MBA em Negócios Disruptivos e Marketing acontecem por webconferência ao vivo semanalmente e, uma vez por mês, alunos e professores se encontram, presencialmente, na UVV Highline, em Vitória, para estudo de casos, dinâmicas em grupo, metodologias ativas e apresentação de trabalhos.
Localizada na Enseada do Suá, em Vitória, a UVV Highline é a unidade de negócios da Universidade Vila Velha – UVV. R. Atalides Moreira de Souza – Enseada do Suá, Vitória – ES. CEP: 29050-560
Áreas temáticas
O curso de MBA em Negócios Disruptivos e Marketing em Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Para quem se destina
- Profissionais que querem se capacitar na área gerencial com ênfase na gestão de negócios disruptivos com uso de ferramentas de marketing e comunicação digital;
- Gestores que desejam se atualizar nas melhores práticas de mercado digital;
- Empreendedores, pequenos e médios empresários, que precisam desenvolver competências gerenciais a partir da dinâmica competitiva do mercado digital;
- Especialistas em Inovação, atores do ecossistema capixaba;
- Experiência com mais de 2 anos na área e Ensino Superior Completo.
Em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV) e Grupo Prix
A UVV é a única Universidade particular do Espírito Santo. Além disso, é pelo 6º ano consecutivo a melhor Universidade Privada do Brasil* CAPES – MEC e uma das únicas brasileiras a integrar o THE, o mais respeitado ranking universitário do mundo. Com 45 anos de história, é credenciada com nota máxima pelo MEC e possui a melhor infraestrutura acadêmica e tecnológica, preparada para os futuros desafios do mercado. A partir de agora, todas as atividades da ESPM em Vitória serão realizadas no UVV Highline, localizado na Enseada do Suá, o mais importante ecossistema de inovação do ES, totalmente alinhado ao posicionamento da ESPM de ser uma Escola focada na excelência e perenidade no ensino de comunicação, marketing e gestão.
O Grupo Prix é uma holding formada por empresas que atuam nas áreas de comunicação e educação. Com vocação empresarial baseada na comunicação, a Prix é formada por empresas que, interagindo entre si, oferecem aos seus clientes inteligência de marketing para o seu negócio.
O que você vai aprender
Módulo Competência Essenciais
Características e trajetórias dos negócios disruptivos. Disrupção na era digital. O contexto da competição e os principais fatores de vantagem competitiva. Os principais desafios e tendências nas sociedades, nos mercados e nas organizações. Estudo de casos.
A evolução do pensamento estratégico. Estratégias competitivas. Tecnologia como fator estratégico de vantagem competitiva. A estratégia de transformação digital. Limites e possibilidades das estratégias disruptivas. Estudo de estratégias emergentes.
Agenda da Liderança: indivíduo, equipe e cultura organizacional. As mudanças na Liderança e os desafios no cenário em disrupção. O papel da Liderança na reinvenção das organizações. ESG Inteligência Emocional e suas aplicações. Dinâmicas de grupos.
Inovação e mudança como fenômenos culturais. Transformação de ideias em produtos e serviços na perspectiva das oportunidades de negócios. Inovação aberta, incremental e disruptiva. Cultura na sociedade tecnológica. Cultura startup.
Fundamentos de marketing. Gerência de Marketing. Marketing de serviços. Análise do ambiente de mercado. Visão contemporânea do marketing estratégico: uso da tecnologia e suas aplicações no mundo digital. Pesquisa em grupo.
O processo sociocultural do consumo na perspectiva antropológica. Práticas e hábitos de consumo no mundo em transformação. Fatores psicológicos no processo de decisão de compra. Como o digital altera a experiência do consumidor. Visão geral das metodologias de pesquisa do comportamento do consumidor.
Módulo Competências Aplicadas
O processo de relacionamento com clientes. Princípios e técnicas de CRM. O Database Marketing e suas aplicações no marketing de relacionamento. Redes de clientes digitais: experiências conectadas. Fatores críticos de sucesso.
A trajetória do ambiente digital. A internet das Coisas. O comercio eletrônico. Modelos B2B e B2C. Fundamentos do gerenciamento do comércio eletrônico. Aplicações tecnológica 5G. Estudo de Casos.
Transformando dados em ativos: geração de valor com uso de dados. Visão geral de Big Data e suas principais aplicações nos negócios. Modelos de IA e machine learning e seus usos no mercado. Aspectos éticos e legais da proteção de dados.
Visão sistêmica e evolutiva das ferramentas digitais. Características dos espaços midiáticos que constituem as redes digitais. A comunicação no contexto do Inbound Marketing. Métricas de avaliação para mídias digitais. Estudo de situações típicas.
Conceito e objetivos da comunicação integrada de marketing. A estratégia de comunicação da empresa e viabilização por meio do Plano de Comunicação Integrada. Instrumentos e canais de comunicação no ambiente digital. Estudo de casos.
A linguagem digital e seus usos nos negócios. O processo de planejamento, produção e controle de conteúdos. Fatores críticos de sucesso. Instrumentos e aplicações do desenvolvimento de conteúdos digitais.
Módulo Competências Instrumentais
Visão de Gerenciamento de Projetos: integração, escopo e Tempo. Gerenciamento de Riscos e Metodologias Ágeis para implementação de projetos. Técnicas de gerência de projeto. Árvore de decisão e PMI. Modelos de formatação, acompanhamento e controle de execução. Gestão ágil de projetos – Scrum.
Fundamentos da neurociência e sua relação com o marketing. Aplicações práticas de neurociência com: desenvolvimento de produtos, comunicação com o consumidor e pesquisa de mercado. A neurociência e o marketing digital.
Fundamentos do Desing Thinking e suas aplicações em negócios. O uso de ferramentas na modelagem de negócios disruptivos. A solução de problemas com uso de métodos criativos. Funil da inovação. Exercício prático de modelagem de negócio.
O processo de tomada de decisão. O suporte a tomada de decisão: instrumentos de inteligência competitiva e sistemas de informação. Racionalidade versus intuição. Os desafios do ambiente VUCA. Aspectos psicológicos e economia do comportamento.
Conceitos e métodos de gerenciamento de portfólio de produtos e serviços. A arquitetura de Marca. Conceitos fundamentais para o posicionamento da marca como Brand Equity. A gestão da Marca no mercado digital.
Módulo Trabalho de Conclusão de Curso
Conceitos, modelo e técnicas para o desenvolvimento do Trabalho Final de Conclusão de Curso. A estrutura do TCC. Planejamento do trabalho e orientações iniciais.
Sessões de orientação em grupos para controle, crítica e feedback da produção do TCC.
Sessão final de qualificação do trabalho e apresentação dos grupos.
Dê o próximo passo na sua carreira
380h
de conteúdo
3 semestres
Conclusão do curso
Híbrido
Modalidade do curso
Professores inspiradores
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Pesquisa do Egresso ESPM
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Escolha a forma de pagamento
Invista no seu futuro
À vista
R$ 24.328,80
6x
R$ 4.360,00
ENTRADA
R$5.000,00
+
12x sem juros
R$ 1.763,33
18x
R$ 1.666,00
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
20% DE DESCONTO
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
5% DE DESCONTO
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Por que escolher a ESPM?
Diferenciais
Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:
Leader In Class
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas internacionais
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos alunos podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Orientação de Carreira
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes no início das suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Multiverso ESPM Lifelong
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.