Pós-graduação ESPM

MBA em Negócios Disruptivos e Marketing

Sobre o curso

Os objetivos do curso são:

  • Analisar e discutir os principais conceitos de gestão de negócios disruptivos a partir da realidade do mercado digital;
  • Entender a dinâmica dos ambientes de negócios digitais, seus processos e agentes;
  • Identificar e selecionar as melhores estratégias de marketing e comunicação;
  • Desenvolver visão integrada dos negócios digitais conjugando teoria e prática;
  • Estabelecer intensa rede de relacionamentos profissionais

MBA em Negócios Disruptivos e Marketing

Início das aulas: 03/05/2024

Dias da semana: Aos sábados, das 9h às 11h40 (via webconferência) e uma vez por mês de sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 17h (presencialmente)

Período: Noturno e diurno

Horário: Das 18h às 22h e sábado, das 9h às 11h40; das 8h às 17h.

Carga Horária: 380h

Inscrições até: 10/04/2024

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Sobre o curso

Uma parceria ESPM e Universidade Vila Velha (UVV)

O MBA em Negócios Disruptivos e Marketing, uma parceria ESPM e Universidade Vila Velha (UVV), prepara gestores para atuar nas áreas de marketing e estratégia, os capacitando para atender às demandas do século XXI. O conteúdo ministrado permite ao estudante o domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam nos ambientes complexos e em transformação. 

As aulas do MBA em Negócios Disruptivos e Marketing acontecem por webconferência ao vivo semanalmente e, uma vez por mês, alunos e professores se encontram, presencialmente, na UVV Highline, em Vitória, para estudo de casos, dinâmicas em grupo, metodologias ativas e apresentação de trabalhos. 

 

Localizada na Enseada do Suá, em Vitória, a UVV Highline é a unidade de negócios da Universidade Vila Velha – UVV. R. Atalides Moreira de Souza – Enseada do Suá, Vitória – ES. CEP: 29050-560

Marketing, Estratégia e Gestão
Áreas temáticas

O curso de MBA em Negócios Disruptivos e Marketing em Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Profissionais que querem se capacitar na área gerencial com ênfase na gestão de negócios disruptivos com uso de ferramentas de marketing e comunicação digital;
  • Gestores que desejam se atualizar nas melhores práticas de mercado digital;
  • Empreendedores, pequenos e médios empresários, que precisam desenvolver competências gerenciais a partir da dinâmica competitiva do mercado digital;
  • Especialistas em Inovação, atores do ecossistema capixaba;
  • Experiência com mais de 2 anos na área e Ensino Superior Completo.
Logo Universidade Vila Velha
Logo Grupo Prix

Em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV) e Grupo Prix

A UVV é a única Universidade particular do Espírito Santo. Além disso, é pelo 6º ano consecutivo a melhor Universidade Privada do Brasil* CAPES – MEC e uma das únicas brasileiras a integrar o THE, o mais respeitado ranking universitário do mundo. Com 45 anos de história, é credenciada com nota máxima pelo MEC e possui a melhor infraestrutura acadêmica e tecnológica, preparada para os futuros desafios do mercado. A partir de agora, todas as atividades da ESPM em Vitória serão realizadas no UVV Highline, localizado na Enseada do Suá, o mais importante ecossistema de inovação do ES, totalmente alinhado ao posicionamento da ESPM de ser uma Escola focada na excelência e perenidade no ensino de comunicação, marketing e gestão.

 

O Grupo Prix é uma holding formada por empresas que atuam nas áreas de comunicação e educação. Com vocação empresarial baseada na comunicação, a Prix é formada por empresas que, interagindo entre si, oferecem aos seus clientes inteligência de marketing para o seu negócio.

O que você vai aprender

Módulo Competência Essenciais

Características e trajetórias dos negócios disruptivos. Disrupção na era digital. O contexto da competição e os principais fatores de vantagem competitiva. Os principais desafios e tendências nas sociedades, nos mercados e nas organizações. Estudo de casos.

A evolução do pensamento estratégico. Estratégias competitivas. Tecnologia como fator estratégico de vantagem competitiva. A estratégia de transformação digital. Limites e possibilidades das estratégias disruptivas. Estudo de estratégias emergentes.

Agenda da Liderança: indivíduo, equipe e cultura organizacional. As mudanças na Liderança e os desafios no cenário em disrupção. O papel da Liderança na reinvenção das organizações. ESG Inteligência Emocional e suas aplicações. Dinâmicas de grupos.

Inovação e mudança como fenômenos culturais. Transformação de ideias em produtos e serviços na perspectiva das oportunidades de negócios. Inovação aberta, incremental e disruptiva. Cultura na sociedade tecnológica. Cultura startup.

Fundamentos de marketing. Gerência de Marketing. Marketing de serviços. Análise do ambiente de mercado. Visão contemporânea do marketing estratégico: uso da tecnologia e suas aplicações no mundo digital. Pesquisa em grupo.

O processo sociocultural do consumo na perspectiva antropológica. Práticas e hábitos de consumo no mundo em transformação. Fatores psicológicos no processo de decisão de compra. Como o digital altera a experiência do consumidor. Visão geral das metodologias de pesquisa do comportamento do consumidor.

Módulo Competências Aplicadas

O processo de relacionamento com clientes. Princípios e técnicas de CRM. O Database Marketing e suas aplicações no marketing de relacionamento. Redes de clientes digitais: experiências conectadas. Fatores críticos de sucesso.

A trajetória do ambiente digital. A internet das Coisas. O comercio eletrônico. Modelos B2B e B2C. Fundamentos do gerenciamento do comércio eletrônico. Aplicações tecnológica 5G. Estudo de Casos.

Transformando dados em ativos: geração de valor com uso de dados. Visão geral de Big Data e suas principais aplicações nos negócios. Modelos de IA e machine learning e seus usos no mercado. Aspectos éticos e legais da proteção de dados.

Visão sistêmica e evolutiva das ferramentas digitais. Características dos espaços midiáticos que constituem as redes digitais. A comunicação no contexto do Inbound Marketing. Métricas de avaliação para mídias digitais. Estudo de situações típicas.

Conceito e objetivos da comunicação integrada de marketing. A estratégia de comunicação da empresa e viabilização por meio do Plano de Comunicação Integrada. Instrumentos e canais de comunicação no ambiente digital. Estudo de casos.

A linguagem digital e seus usos nos negócios. O processo de planejamento, produção e controle de conteúdos. Fatores críticos de sucesso. Instrumentos e aplicações do desenvolvimento de conteúdos digitais.

Módulo Competências Instrumentais

Visão de Gerenciamento de Projetos: integração, escopo e Tempo. Gerenciamento de Riscos e Metodologias Ágeis para implementação de projetos. Técnicas de gerência de projeto. Árvore de decisão e PMI. Modelos de formatação, acompanhamento e controle de execução. Gestão ágil de projetos – Scrum.

Fundamentos da neurociência e sua relação com o marketing. Aplicações práticas de neurociência com: desenvolvimento de produtos, comunicação com o consumidor e pesquisa de mercado. A neurociência e o marketing digital.

Fundamentos do Desing Thinking e suas aplicações em negócios. O uso de ferramentas na modelagem de negócios disruptivos. A solução de problemas com uso de métodos criativos. Funil da inovação. Exercício prático de modelagem de negócio.

O processo de tomada de decisão. O suporte a tomada de decisão: instrumentos de inteligência competitiva e sistemas de informação. Racionalidade versus intuição. Os desafios do ambiente VUCA. Aspectos psicológicos e economia do comportamento.

Conceitos e métodos de gerenciamento de portfólio de produtos e serviços. A arquitetura de Marca. Conceitos fundamentais para o posicionamento da marca como Brand Equity. A gestão da Marca no mercado digital.

Módulo Trabalho de Conclusão de Curso

Conceitos, modelo e técnicas para o desenvolvimento do Trabalho Final de Conclusão de Curso. A estrutura do TCC. Planejamento do trabalho e orientações iniciais.

Sessões de orientação em grupos para controle, crítica e feedback da produção do TCC.

Sessão final de qualificação do trabalho e apresentação dos grupos.

Dê o próximo passo na sua carreira

380h

de conteúdo

3 semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado:

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“Ao longo das últimas décadas, nossa sociedade tem sido testemunha de incríveis transformações impulsionadas pelas tecnologias digitais: redes móveis de alta velocidade, mídias sociais, smartphones e videogames são apenas algumas das inovações digitais que conquistaram o coração das pessoas e abriram caminho para novos comportamentos de consumo e modelos de negócio revolucionários. Mas temos que ter em mente que isso é apenas o começo: uma nova era de inovações digitais está se desdobrando diante de nossos olhos. Dispositivos "wearable", inteligência artificial e realidade aumentada (para citar alguns exemplos) têm o potencial de desencadear uma nova onda de "Transformação Digital" e, consequentemente, "disrupção" em setores como a Educação, o Varejo e a Saúde. Como resultado, penso que estamos prestes a presenciar uma “batalha” ainda mais intensa entre produtos, serviços, plataformas e ecossistemas digitais, onde a inovação descentralizada e a cocriação de valor desempenharão um papel fundamental. Considerando todas essas mudanças, preparamos esse curso com um propósito claro: oferecer a profissionais de diversos setores um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas que os auxilie a explorar os benefícios e desafios das organizações que passam pela transformação digital.”

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

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Invista no seu futuro

À vista

R$ 24.328,80

6x

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ENTRADA

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12x sem juros

R$ 1.763,33

18x

R$ 1.666,00

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos alunos podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes no início das suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Onde o curso acontecerá?

Rua Atalides Moreira de Souza, Enseada do Suá, Vitória – ES

Entre em contato para mais informações:

MBA em Negócios Disruptivos e Marketing

Início das aulas: 03/05/2024

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.