Diretor acadêmico de pós-graduação lato sensu da ESPM explica como são esses cursos de extensão acadêmica
Ninguém mais questiona a necessidade de um profissional estudar continuamente para se manter atualizado e bem colocado no mercado de trabalho. Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre MBA e pós e ficam na dúvida sobre que tipo de curso escolher. Segundo Edson Crescitelli, diretor acadêmico de pós-graduação lato sensu da ESPM, no Brasil pós e MBA são praticamente a mesma coisa, com ligeiras diferenças. Confira as características da pós-graduação lato sensu e stricto sensu e do MBA:
No Brasil existe pós-graduação stricto sensu e lato sensu:
Stricto sensu
Consiste em fazer doutorado e mestrado acadêmico ou mestrado profissional para formar pesquisadores – os chamados doutores ou mestres. Conheça opções:
O doutorado
Tem de quatro a cinco anos de duração e gradua pesquisadores ou professores acadêmicos. No curso, os estudantes têm de fazer uma pesquisa inédita que será apresentada para a graduação do futuro doutor.
O mestrado
Dura cerca de dois anos e é indicado a quem deseja se tornar professor universitário ou pesquisador em uma determinada área de conhecimento. Existe também o mestrado profissional, destinado a pesquisadores que estudam para criar novas tecnologias em empresas, melhorando a sua qualificação e competitividade.
Lato sensu
É um curso de no mínimo 360 horas, conforme determinado pelo governo brasileiro. Trata-se de um estudo mais instrumental e de especialização mais aplicada, capacitando o profissional para atuar no mercado. Conheça opções:
Certificate
Certificate é uma pós-graduação de 390 horas que complementa o conhecimento. Por isso, é uma boa opção para quem busca ingressar no mercado de trabalho com conhecimentos complementares à primeira graduação.
MBA
Master Business Administration chegou ao Brasil nos anos 1990 trazendo a oportunidade de o profissional do setor de Administração aumentar seu conhecimento. Com o tempo, o MBA passou a oferecer cursos de aperfeiçoamento em outras áreas. “Se o curso tiver 360 horas ou mais, não tem diferença entre lato sensu e MBA. No mundo corporativo, MBA tem mais valor pela denominação porque é mais chique”, afirma Crescitelli explicando que o MBA da ESPM é formatado para quem já está no mercado há algum tempo e tem mais experiência.
MBA Executivo
É indicado a quem já trabalha há alguns anos e procura conteúdo e ferramentas para melhorar suas habilidades.
Master
É sob medida quando a intenção é fazer um upgrade em gestão administrativa e empresarial.