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Entenda o que é Data Science

Entenda a ciência de dados, para que serve e qual a sua importância para a tomada de decisão no mundo dos negócios 

 

Cada vez que você se movimenta no universo digital e fora dele usando recursos digitais, seja navegando na internet, usando um app de música ou comprando um remédio na farmácia com um cartão, os seus passos funcionam como petróleo colocado todos os dias em um gigantesco barril que armazena o produto. Se esse óleo não for beneficiado, não se transforma em combustível para alimentar a indústria e os veículos, mas quando é processado, pode ser aproveitado.  

 

Nei Grando, professor de Fundamentos de Inteligência Artificial no  Master em Gestão de Mídias Digitais, BI e Inteligência Artificial da ESPM e fundador da Strategius Treinamento e Consultoria, explica que na ciência de dados as coisas acontecem de maneira semelhante. “A ciência de dados, também conhecida por data science, procura, pega e transforma dados brutos em informações de valor, fazendo com que valham muito mais que simples dados”, explica.  

 

O que é data science 

No dia a dia, a economia digital gera muitos dados de diversas naturezas, que são analisados e interpretados por quem trabalha com data science. O estudo dessas informações pode trazer insights importantes para as empresas e elas se valem dessas interpretações para traçar estratégias ou se adaptar às tendências do mercado.   

 

O professor explica que a inteligência artificial e o data science se complementam em convergências como o machine learning, que ensina um mega computador a aprender com os dados e a melhorá-los.  

 

Para que serve o data science 

Por conta da enorme quantidade de dados coletados, as corporações têm de usar a inteligência artificial para descobrir padrões e resolver problemas complexos a fim de conseguir informações que as ajudem a decidir o que fazer. Na prática, significa, por exemplo, observar o comportamento do consumidor para analisar a performance de seus produtos ou marca e fazer ajustes necessários ou desenvolver produtos para públicos nichados, entre outras ações.  

  

Atualmente, as empresas que se empenham em fazer e oferecer sempre o melhor reúnem dados, analisam e os transformam em informações para direcionar o que precisa ser feito. Quando uma operadora de cartão de crédito detecta uma compra fora do padrão de um cliente específico, ela imediatamente entra em contato com o usuário ou bloqueia o cartão para evitar uma fraude. “A análise de repetição de padrões ou de mudanças repentinas de comportamento dos consumidores serve como material para a tomada de decisões como o cancelamento do cartão de crédito clonado”, afirma Grando.  

 

O que faz um cientista de dados 

Mesmo com tantos dados sendo produzidos e coletados, a inteligência humana é fundamental para gerenciar e definir o uso desse material, e quem faz isso é o cientista de dados. Na mão dele, os dados extraídos de planilhas, CRMs (gerenciamento de clientes) e cadastros, por exemplo, são transformados em informações que vão sendo separadas até a empresa selecionar o que interessa a ela.  

 

“Às vezes é necessário buscar dados fora das bases da organização e fazer o cruzamento deles com os outros já existentes para se chegar às informações necessárias para encontrar soluções ou responder questões da empresa”, diz Grando, explicando que quem executa esse trabalho é o engenheiro de dados. Já o cientista de dados é um profissional com maior domínio de interpretação estatística e, portanto, tem mais expertise para entender quais algoritmos são mais indicados para solucionar os problemas.  

 

O que é ser data driven 

O uso de dados para direcionar as decisões estratégicas de uma companhia é conhecido por data driven, que significa “guiado por dados”. Ou seja, a ciência de dados entrega informações precisas que serão utilizadas pelos profissionais como ferramenta de auxílio da tomada de decisões. 

 

Onde a ciência de dados é aplicada 

Nas grandes corporações existem equipes com engenheiros e cientistas de dados que trabalham para criar soluções de acordo com as demandas do dia a dia. Empresas que não têm condições de sustentar essa infraestrutura trabalham em plataformas que oferecem soluções prontas para problemas corriqueiros. Segundo o professor, alguns serviços de inteligência artificial e ciência de dados são oferecidos em nuvem. 

 

“Dados e inteligência artificial são tão importantes hoje quanto o surgimento da energia elétrica. Hoje você não vive sem energia elétrica e sem tecnologia, e a tecnologia te dá informações para tomar decisões melhores do que você fazia antes de ela existir”, conclui Grando.   

 

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.