Ana Carolina Lourenço

Professora Ana Carolina Lourenço

Ana Carolina Lourenço é advogada com especializações em Direito Digital pela FGV-SP e Direito Tributário pela PUC-SP. Com uma abordagem única, ela constrói soluções criativas e alternativas para a resolução de conflitos, refletindo sua versatilidade e adaptabilidade no campo jurídico.

 

Desempenhando um papel significativo no contencioso cível e gestão de crise no Machado Meyer Advogados, se destaca por sua capacidade de navegar por casos complexos e desafiadores. Desempenha funções essenciais como membro do Comitê de Diversidade e Inclusão e da Comunidade de Cultura. Além disso, é coordenadora do núcleo temático Advocacia Corporativa na ESA-SP. Com um forte compromisso com a educação e a literatura jurídica, é palestrante e coautora do livro “Políticas Afirmativas de Inclusão e Equidade Racial”.

 

Em suas contribuições à mídia, Ana Carolina foi destaque na Folha de São Paulo na matéria “Advogados negros avançam em escritórios, mas desigualdade predomina”.

 

Além disso, ela participou do programa da TV Cultura, Negros em Foco, discutindo a presença e os desafios dos negros no judiciário. Além de sua atuação profissional, tem um papel ativo em importantes iniciativas sociais. Sua influência se estende ao

cenário jurídico mais amplo, com participações em diversos conselhos e comissões.

 

Foi indicada pela Chambers em 2023 como Future Leader na categoria Diversidade e Inclusão.

 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.