Este curso capacita profissionais de marketing e áreas relacionadas para liderar estratégias digitais e gerenciar negócios em constante evolução.
Voltado para quem busca crescimento com o digital como mindset, o programa combina disciplinas de estratégia e gestão, desenvolvendo habilidades de liderança e visão estratégica.
Ao final do curso, o profissional estará apto a:
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
A transformação digital acelera o mundo e impacta diretamente o marketing e os negócios.
Comportamentos, hábitos e relações mudam em alta velocidade, exigindo novas abordagens estratégicas. Hoje, as empresas precisam de líderes preparados para esse ecossistema digital: profissionais com pensamento crítico e visão de negócios, capazes de transformar tecnologia em valor, tomar decisões em tempo real e integrar os avanços digitais às estratégias de marketing.
O curso Master Head of Digital Marketing foi criado para atender essa demanda, oferecendo uma visão estratégica e prática dos tópicos essenciais do marketing digital, preparando você para liderar com excelência no mercado em constante evolução.
O curso de Master Head Of Digital Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Este curso é ideal para empreendedores, gestores e profissionais de marketing, comunicação e tecnologia, com mais de três anos de experiência, que buscam aprofundar seus conhecimentos em negócios digitais, tecnologias emergentes e liderança no marketing digital.
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da experiência do usuário (UX) no ambiente empresarial, com destaque para o uso de metodologias de Design Thinking aplicadas ao desenvolvimento de soluções digitais. Propicia uma visão realista da tecnologia da informação, seu dimensionamento, escolha e adequabilidade às demandas de negócios, com foco na criação de experiências centradas no usuário. Tópicos abordados incluem o papel dos sistemas de informação no negócio, plataformas digitais emergentes e a convergência tecnológica. Aborda também aspectos de gestão de projetos, integrando o ciclo de criação, desenvolvimento de sistemas e a aplicação de Design Thinking para soluções inovadoras. Tópicos abordados: Introdução a UX e Design Thinking; Ciclo de Criação e Desenvolvimento de Sistemas com foco no Usuário; Data Science aplicada à UX; Plataformas Digitais; Convergência Tecnológica; Gestão de Projetos Ágeis; Prototipagem e Testes de Usabilidade.
Apresentar estratégias de aplicação de métricas e análises digitais em marketing e negócios, integrando métricas online e offline para mensuração de campanhas. Os alunos aprenderão a definir e monitorar KPIs que suportam a tomada de decisões estratégicas e otimização de resultados. A disciplina explora técnicas de trackeamento, o uso de ferramentas como Google Analytics e Tag Manager, além de dashboards interativos para acompanhamento em tempo real, enfatizando a importância da tomada de decisões orientada por dados (Data-Driven Decisions), capacitando os alunos a gerar insights a partir de dados e implementar melhorias contínuas em campanhas e projetos digitais.
Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente on-line. Tópicos abordados: Marketing e o comportamento do consumidor; A Importância da Análise e Gestão de Mudanças e Tendências; Os novos perfis do Consumidor no Mundo Digital; Segmentação: Socialgraphics e Perfis Digráficos; Experiência Compartilhada dos Usuários; Netnografia e Social Media Insights; Novos Hábitos de Consumo de Mídia; Identificando os High Value Customers; Experiência e Processo de Decisão de Compra no Ambiente Digital; Hábitos de Busca e Pesquisa de Informação do e-Shopper. Introdução Business Model Generation; Business Model; O Canvas – Os nove blocos; Modelos de Negócios; Lean Startup; Cocriação de valor; Inovação aberta.
Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor. Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a co-criação e a troca contínua, surge como uma condição sine-quo-non. Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.
Contempla a construção e gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digital, a integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional. Enfoca na importância do Conversion Rate Optimization e suas boas práticas. Tópicos abordados: Definição de Comércio eletrônico; Conceituação E-Business e E-Commerce; Diferenciais no Planejamento; Avaliação de conteúdo; Operações, tecnologia e segurança; Integração com clientes e fornecedores; Avaliação conteúdo; Fatores de sucesso em lojas online; Avaliação de conteúdo; Plataformas de e-commerce; Logística e fulfillment; Principais desafios de logística e fulfillment; Parceiros de negócio; Gerenciamento da operação.
Propõe a discussão da geração de conteúdo e diálogo das marcas nas redes sociais, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, no intuito de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação. Leva o aluno a compreender que o profundo conhecimento sobre conteúdo e redes sociais pode direcionar os caminhos mais apropriados à comunicação digital. Aborda os seguintes tópicos: Conceitos básicos de conteúdo e sua produção; Relação dos meios on e off com o social; Relação da mobilidade com o social; Funções das mídias sociais; Social Listening, Monitoramento de redes sociais e planejamento de conteúdo em plataformas sociais.
Aborda a criação de um planejamento de mídia digital integrado, com uma visão 360 graus, focado tanto na construção de marca quanto na maximização de performance, utilizando as abordagens de growth marketing. Explora estratégias de crescimento acelerado por meio de experimentação contínua, testes A/B e otimização, alinhadas com os objetivos de aquisição, retenção e conversão. Estuda a complementaridade entre mídias pagas, próprias e ganhas, seus objetivos, métricas de sucesso e KPIs. Contempla as principais ferramentas e canais de mídia, incluindo redes de display, mídia programática, impulsionamento em redes sociais, Google e seu ecossistema, redes de afiliados, Advergame, In-app Ads e Influence Marketing. A disciplina integra growth hacking no processo de análise de dados e execução estratégica para escalar resultados de forma sustentável e baseada em métricas.
Aborda o conceito CRM e como a estratégia soma valor aos negócios a partir de uma visão focada na gestão do relacionamento com o cliente. Trata da importância de uma visão única de cliente baseada em dados, abordando conceitos de Lifetime Value (LTV), segmentação, gestão de LEADS e modelagem aplicada a clientes. Introduz o conceito de Inbound Marketing e como conteúdo e comunicação dirigida se fundem para uma estratégia holística no funil de conversão, com objetivo de centralizar dados, obter insights e alcançar resultados assertivos em ações de captação e nutrição de leads.
Com o amadurecimento da Internet e a evolução das start-ups, as inovações em Inteligência Artificial (IA) estão transformando profundamente o desenvolvimento de produtos digitais. Tecnologias como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), criadas por empresas como Google e OpenAI, revolucionaram o marketing e a criação de novos produtos digitais. O objetivo desta disciplina é que o aluno conheça e aplique a IA no contexto do desenvolvimento de produtos digitais, explorando sua utilização em áreas como automação de marketing, personalização de conteúdo, chatbots inteligentes e análise preditiva. Além disso, serão abordados os novos modelos de negócios digitais, como freemium, plataformas de assinatura, advergames, jogos mobile, trial, licenciamento de jogos e marcas e compras in-app. A disciplina também oferece uma introdução ao conceito de Inteligência Artificial Generativa e suas aplicações na criação de produtos digitais inovadores, capacitando o aluno a compreender e integrar IA ao ciclo de vida do produto, desde a concepção até a execução.
Essa disciplina traz ao aluno o tema do engajamento digital com suas virtudes e vícios, vantagens e desvantagens as marcas e indivíduos em uma perspectiva ampla e abrangente. O tema influência é tratado não só da perspectiva de marketing (através do uso de influencers) mas também na perspectiva tecnológica (com as novas plataformas específicas para o tema) e antropológica. O engajamento nocivo as marcas e despertado com força nas redes em tempos de polarização e fake News, também é tratado tanto sob a perspectiva da origem como também da gestão de crises. Dicas e exercícios práticos que revelam tanto como potencializar o lado positivo quanto minimizar o lado negativo da influência nas e das redes, trazem a disciplina uma perspectiva única e aplicada.
A disciplina explora como integrar pesquisas de marketing com estratégias de branding para construir marcas fortes no cenário digital. O foco está no uso de pesquisas qualitativas e quantitativas para monitorar a saúde da marca, avaliar comunicações e otimizar o retorno sobre investimento (ROI) Brand Valuation (BV). A disciplina abrange o uso de ferramentas modernas como neurociência, monitoramento digital e geolocalização para entender o comportamento do consumidor online. Também aborda o desenvolvimento de estratégias de brand equity e a aplicação de metodologias que garantem consistência no posicionamento da marca, maximizando seu valor em múltiplos pontos de contato digitais, com ênfase na adaptação a tecnologias emergentes e no monitoramento contínuo do desempenho de campanhas.
A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a aplicar conceitos de análise financeira para suportar a tomada de decisões estratégicas em marketing, com foco no impacto financeiro de suas ações. Através de uma abordagem prática, o curso ensina a utilizar ferramentas financeiras para identificar padrões, prever demanda, e planejar investimentos, além de avaliar riscos e oportunidades de negócios. Os alunos aprenderão a ler e interpretar demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Fluxo de Caixa), utilizando essas informações para realizar projeções, analisar indicadores financeiros e gerar recomendações estratégicas. O curso também cobre as métricas financeiras essenciais ao marketing, como ROI de marca e Brand Valuation (BV), e como essas podem ser usadas para otimizar campanhas e alavancar o valor de mercado das empresas.
Contempla os principais conceitos e práticas de Search Marketing, abordando como o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) são utilizados para melhorar a visibilidade e conversão de negócios digitais. A disciplina explora técnicas de otimização para motores de busca, destacando a importância das estratégias de palavras-chave, o comportamento do usuário na internet e a otimização contínua de resultados. Serão discutidas ferramentas como Google Ads, incluindo o uso de Testes A/B para otimização de campanhas pagas e orgânicas. O curso aprofunda a aplicação das melhores práticas de otimização de jornada, analisando como os KPIs se conectam às alavancas de crescimento no marketing de busca.
Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Etapas abordadas: Desenho do modelo de negócios a partir da metodologia de Business Model Generation; Alinhamento problema-solução (validação junto a clientes); Mínimo Produto Viável (MPV) proposto; Validação do MPV (junto a clientes); Análise do motor financeiro; Apresentação para investidores.
Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 54.826,00
11x R$ 4.821,06
1x R$ 4.844,27
17x R$ 3.306,99
1x R$ 3.366,55
23x R$ 2.551,21
1x R$ 2.649,30
29x R$ 2.101,27
1x R$ 2.164,28
35x R$ 1.797,93
1x R$ 1.979,66
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.