Diretora Acadêmica da ESPM explica o que é essa atividade, por que é importante e quais são os principais desafios de quem atua nessa área
Você sabe o que é marketing? Por que esse tipo de estratégia é importante para as empresas? Os conceitos e as ferramentas de marketing são grandes aliados de quem atua em contextos nos quais a competitividade é um fator decisivo para alcançar o sucesso. Para entender quais são os objetivos desse tipo de prática e os desafios de quem atua nesse segmento, conversamos com Iná Futino Barreto, Diretora Acadêmica de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM.
O que é marketing
De acordo com a especialista, marketing pode ser definido como um conjunto de ações construído a partir de três palavras-chave: demanda, mercado e lucro. “Podemos dizer que marketing é o processo de entender as necessidades e desejos do mercado e satisfazê-los de forma lucrativa. Para isso, é preciso entender o mercado, realizar pesquisas, analisar dados, criar e gerenciar produtos, precificar, inovar.”
A diretora também afirma que, apesar de amplo, o conceito não deve ser generalizado. “Marketing não é vender a qualquer custo, não é, de maneira alguma, criar ações que levem o consumidor ou o parceiro a erro. O trabalho de marketing precisa estar baseado no entendimento do mercado e no resultado sustentável.”
Objetivos de uma estratégia de marketing
Segundo a professora, os motivos que levam empresas a desenvolverem estratégias de marketing são variados. “Essas estratégias podem ser direcionadas para fortalecer o posicionamento da marca, criar valor, penetrar em novos mercados e gerenciar receitas, entre outros”, exemplifica. “Uma estratégia de marketing bem elaborada serve como um guia para orientar as ações da empresa, garantindo que todas as iniciativas estejam alinhadas”, completa.
Diferenças entre marketing e publicidade
Iná chama a atenção para a importância de distinguir os conceitos de marketing e publicidade. “Marketing não é sinônimo de publicidade. Mais até do que apenas a publicidade, é muito comum que se confunda o trabalho de marketing com o processo de comunicação com o mercado. A comunicação com o mercado como um todo e, dentro dela, a publicidade, faz parte do trabalho de marketing, mas não é o todo”, afirma.
“O trabalho de marketing é muito maior do que isso. Antes de se pensar na comunicação, que é sim, uma ponta muito visível do marketing, é preciso que se tenha clareza de qual será a proposta de valor, qual o público, qual o posicionamento, como distribuir, como precificar, como medir os resultados e muitos outros pontos que precisam ser avaliados”, acrescenta.
O que são canais de marketing
São os meios que uma empresa usa para atingir o seu público. “Podemos citar os canais de comunicação, pelos quais as empresas podem transmitir e receber mensagens de seus consumidores-alvo; os canais de distribuição, que apresentam, vendem e ou entregam bens e serviços; e os canais de serviços que apoiam o processo, como bancos, transportadoras, seguros”. Entre eles, estão desde formatos considerados mais tradicionais, como jornais, revistas, televisão e rádio, até os digitais — o que inclui sites, buscadores, redes sociais e influenciadores.
O que são métricas de marketing
São indicadores cuja finalidade é avaliar o desempenho das ações de marketing de uma empresa. “É apenas desse modo que o gestor de marketing poderá avaliar se as ações desenvolvidas estão ou não sendo suficientes para alcançar os objetivos traçados e, se necessário, realizar ações de correção”, diz. As mais utilizadas são taxa de conversão, custo de aquisição e tíquete médio. Já no ambiente digital, as métricas envolvem alcance, impressões, engajamento, visitas ao site, tempo de navegação, taxa de cliques, entre outros.
Desafios atuais para o profissional de marketing
“O trabalho de marketing é, na realidade, um dos que mais rapidamente precisa responder às mudanças do mercado. Quanto mais a sociedade muda, mais o marketing precisa responder com velocidade”, explica. Manter-se atualizado sobre essas transformações e entender como elas podem refletir no comportamento dos consumidores são apontados, pela diretora, como alguns dos desafios do profissional de marketing.
“As mudanças tecnológicas intensas fazem com que a atualização seja constante. Em 2023, o crescimento da IA mudou completamente a forma de trabalho, em especial da comunicação e análise de dados, fazendo com que muito do que estava planejado precisasse ser revisto em velocidade recorde”, exemplifica.
“Ao mesmo tempo, a pressão com personalização é cada vez maior. Não só temos cada vez mais fragmentação de mídias e pressão de comunicação, o que exige comunicação cada vez mais segmentada, mas os produtos passam a também sofrer pressão de personalização”, finaliza.