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Trend Planning: Como Transformar Tendências em Estratégias

Aulas online ao vivo ou presenciais

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Apresentar uma forma inovadora de pesquisar e aplicar tendências nas estratégias corporativas, a partir de metodologias desenvolvidas pela agência BALT e com o DNA ESPM;
  • ​Aprender a aplicar pesquisas de tendências e comportamentos emergentes no planejamento de marcas, produtos e comunicação;
  • ​Desenvolver ferramentas para a leitura cultural dos consumidores;
  • ​Desenvolver tendências e testar sua validade em diferentes mercados;
  • ​A partir dos aprendizados com as pesquisas e estudos de tendência, estudar como se transformaram em negócios inovadores
  • ​Aplicação dos aprendizados em empresas, a partir de workshops de co-criação​

Para quem se destina?

  • ​​Publicitários e Criativos;
  • ​Profissionais de Tendências, Marketing e CMI
  • ​Gestores e empresários que buscam entender melhor seu consumidor e transformar seus negócios
  • ​Profissionais ingressantes no mercado de trabalho
  • ​Estudantes​

O que você vai aprender

​​​Como projetar tendências significativas que se conectam com o lado humano dos consumidores? E como transformar essas tendências em estratégias criativas de negócios?

​A partir deste olhar, propomos um curso que entregará diferencial e um frescor de novidade, abordando diretamente o lado humano e antropológico das marcas e da comunicação comercial – um tema fundamental numa época de crises de identidade, inteligência artificial e confusão de papéis. Cada vez mais, este tem sido o olhar das grandes marcas, dos dirigentes e empresários que buscam, nas montanhas de dados disponíveis, encontrar aqueles que podem encaminhar as soluções mais disruptivas e sintonizadas com as exigências do momento atual, refletindo as preocupações e pressões que CMO´s de todo o mundo estão enfrentando. ​​

​MÓDULO 1: O LADO HUMANO DAS TENDÊNCIAS
​O que existe de humano nas tendências? Neste módulo, o objetivo é mergulhar na antropologia do consumo e introduzir o conceito das Narrativas Humanas – ou seja, os drivers humanos atemporais, que servem de motor de consumo e comportamentos na sociedade. ​ ​Nesta aula você vai aprender:
    • ​Antropologia, Sociologia e Psicologia como lentes do mundo;
    • ​Conceitos sobre tendências e macrotendências, narrativas culturais e comportamentos emergentes;
    • ​Os principais drivers que movem o mundo contemporâneo.
  ​
​MÓDULO 2: ENCONTRANDO TENDÊNCIAS
​Encontrar tendências é sobre olhar o mundo e a cultura com outras perspectivas. Aqui, vamos exercitar com os alunos alguns métodos alternativos de ler a sociedade para gerar valor de marca, a partir de cases recentes de inovação no Brasil e no mundo. ​ ​Nesta aula você vai aprender:
    • ​Técnicas alternativas de consumer insights e leitura do consumidor;
    • ​Como identificar sinais e manifestações na sociedade (filmes, séries, redes sociais, músicas etc.);
    • ​Quais são as marcas que estão inovando como trend setters no Brasil e no mundo.
 
​MÓDULO 3: TREND PLANNING
​Neste módulo, o objetivo é mostrar como as tendências e comportamentos emergentes podem ser aplicados no planejamento de marcas, produtos e comunicação. Como sair do tom inspiracional e transformar o futuro em estratégia hoje? ​ ​Nesta aula você vai aprender:
    • ​Conceitos e práticas inovadoras de planejamento de marcas, produtos e comunicação;
    • ​Tendências aplicadas ao marketing;
    • ​Como construir as marcas do futuro.
  ​
​MODULO 4: NEGÓCIOS INOVADORES A PARTIR DA CRIATIVIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS
​Por meio de um formato dinâmico de case study, faremos a desconstrução de ações e campanhas de marcas que foram premiadas nos principais festivais de inovação e criatividade – tudo a partir das metodologias proprietárias da BALT e do conteúdo aplicado no curso. ​ ​Nesta aula, você vai aprender:
    • ​O que há de humano nas campanhas premiadas em Cannes Lions e SXSW;
    • ​Como estas marcas aplicaram tendências em suas estratégias de negócios;
    • ​O que podemos levar destes cases para o dia a dia corporativo.
  ​
​MÓDULO 5: TESTANDO TENDÊNCIAS – AS NARRATIVAS DO FUTURO
​O último módulo do curso será em formato de workshop, em que a turma se dividirá em grupos para aplicar tendências no planejamento estratégico de marcas de diferentes segmentos.​
Quando acontece?
Dias da semana: De segunda a sexta-feira
Das 19h30 às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Ana Catarina Holtz

Emmanuel Publio Dias

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Soluções para empresas

Programas in-company personalizados com a excelência ESPM – The Marketing Powerhouse

Fale conosco e descubra como a Educação Executiva da ESPM pode transformar a sua organização.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.190,00

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.