Coordenadora dessa graduação na ESPM explica por que essa carreira é promissora e tem muito potencial de crescimento
A carreira de cinema e audiovisual não é mais a mesma de décadas atrás. Há novas tecnologias, novos processos e um mercado mais abrangente. “Atualmente, o audiovisual emprega mais do que a indústria farmacêutica e algumas indústrias muito tradicionais, e o setor oferece boa remuneração, mesmo para quem está em começo de carreira”, afirmou Gisele Jordão, coordenadora da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM São Paulo, em entrevista ao episódio #73 do Primeira Jornada, podcast que te prepara para o mercado de trabalho.
A conversa com Gisele inspira qualquer pessoa que tenha interesse em ingressar nesse segmento, mas fica inseguro porque para alguns ainda persiste a ideia de que trabalhar com arte não dá dinheiro. Isso pode ter feito sentido entre pessoas de visão mais conservadora no passado, mas hoje é diferente. Confira alguns destaques da conversa com a especialista:
Novas possibilidades de atuação
Um dos fatores do aquecimento do audiovisual é o desenvolvimento de conteúdo para outros negócios e outras indústrias, que não estão diretamente relacionadas a produções para o cinema e a TV.
Hoje são poucas as possibilidades de um setor viver sem audiovisual. Ele está presente desde aplicações de realidade aumentada e virtual para segmentos tradicionais, como a medicina, que é um dos maiores contratantes dos profissionais de audiovisual, até as carreiras típicas de cineasta e desenvolvedor de game, por exemplo.
Portanto, quem estuda Cinema e Audiovisual é considerado um profissional do futuro, porque os códigos atuais são audiovisuais. “A gente tem grandes nomes surgindo de plataformas muito contemporâneas, como por exemplo o TikTok. Eu tenho grandes nomes da música, grandes nomes dos negócios e tal, que nasceram ali naqueles conteúdos curtinhos de TikTok”.
Com tantos aspectos positivos, o profissional audiovisual pode trilhar uma carreira muito interessante, especialmente nessa era de inteligência artificial e de acesso às ferramentas de produção audiovisual a partir de um celular, em que há uma linguagem muito específica que precisa ser pensada.
A formação vai trazer um domínio dessa linguagem, para que o profissional responda da melhor maneira às diversas situações que enfrenta, seja na educação, na medicina, na engenharia, no direito ou nas próprias carreiras de artes.
Como é o mercado audiovisual
De acordo com a coordenadora da ESPM, a carreira em audiovisual tem sido uma das mais bem pagas das indústrias criativas, por sua versatilidade. “Eu recebo muitos estudantes no curso de Cinema e Audiovisual, e eles vêm com aquela ideia de que querem ser diretores, e começam a experimentar diversas outras possibilidades e acabam se apaixonando por outras coisas e multiplicam ali suas possibilidades de trabalho”.
Outra vantagem do segmento, é que exatamente por conta dessa evolução contínua de tecnologias, quem tiver uma formação muito sólida em linguagem audiovisual e negócios nessa área consegue se adaptar às mudanças e aproveitar oportunidades, o que permite a construção de novas carreiras.
A tendência é que esse mercado triplique nos próximos cinco anos em diversas áreas, como games, cinema, realidade aumentada e virtual, ficção e documentário, além de novas linguagens audiovisuais.
Outro aspecto importante, está na versatilidade e na dinâmica do audiovisual, que pode abordar pautas extremamente importantes para o desenvolvimento de sociedade e acaba sendo uma forma de conectar as pessoas a esses temas.
Diferenciais da graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM
Veja alguns pontos destacados pela coordenadora:
- O time de professores: todos têm formação e titulação como mestres e doutores e atuam no mercado. São diretores, diretores de arte, produtores e profissionais com outras funções que vivem a realidade o mercado no dia a dia. “Eu tenho (professores que ganharam) quase todos os prêmios do cinema internacional dentro do time, porque tenho professores que fazem coprodução internacional, tem Oscar, Emmy… Mas, além de tudo, o primeiro passo para eles serem professores do curso é eles terem uma visão muito humana”.
- Grade alinhada com as tendências: a multiplicidade de saberes dos professores, que produzem pesquisas, filmes e séries, entre outros produtos, também resulta em uma grade de aulas sempre alinhada com as tendências e o que há de mais atual.
- Conselho de mercado: o curso tem um conselho formado por profissionais de muita relevância em diversas áreas do audiovisual, que estão próximos da ESPM em uma relação de troca, diálogo, discussão de inovações ou problemas que eles viveram ou estão vivendo. Os membros trazem suas dores para os estudantes da ESPM solucionarem, como se eles já estivessem trabalhando. “Do mesmo jeito, eles trazem desafios para os nossos estudantes e também contratam nossos estudantes”.
- Infraestrutura: além de a faculdade oferecer equipamentos e ferramentas modernas, o curso se apoia no DNA ESPM, que é o marketing. Portanto, o estudo também consiste em trabalhar com marketing, entendendo as pessoas e apresentando soluções, seja em abordagens comerciais ou de interesse da sociedade. “São diferentes formas de pensar e aplicar o marketing a serviço da sociedade”, disse Gisele.