Marketing e Estratégia de Luxo para a Área Médica

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 31/1/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 31/1/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1738281600, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso “Marketing e Estratégia de Luxo para a Área Médica” oferece uma imersão nas melhores práticas do mercado de luxo, direcionada a médicos e gestores de clínicas que buscam diferenciar seus serviços para atender clientes de alta segmentação. Através de aulas intensivas e práticas, os participantes aprenderão a implementar estratégias de atração de pacientes A+, atendimento premium, elevar a experiência do cliente e fidelizar uma clientela exclusiva.

Para quem se destina?

Médicos, Gestores e Profissionais de Marketing de Clínicas médicas de alta segmentação, ou que desejam entrar no mercado premium/ de luxo.

Programa

O que você vai aprender

O mercado de luxo está em franco crescimento no Brasil: nos últimos cinco anos, o setor cresceu a um ritmo acelerado de 18% e movimentou R$ 74 bilhões apenas em 2022. Um estudo da Bain & Company para o Valor Econômico e a Vogue estima que a população de alto patrimônio líquido e afluentes vai chegar a 1,5 milhão de pessoas em 2030, com riqueza acumulada de US$ 1,07 trilhão. Para capitalizar sobre esse cenário promissor, movido por um público seleto e exigente, que valoriza exclusividade e uma experiência impecável, é essencial adotar práticas de excelência em gestão, marketing e relacionamento, típicas do mercado de luxo. Este curso fornecerá uma compreensão abrangente das estratégias de marketing e branding aplicadas a esse nicho, além de ferramentas de fidelização e diferenciação. Ao final do curso, os participantes serão capazes de:
  • Entender a dinâmica do mercado de luxo e suas nuances, compreendendo as motivações e aspirações dos clientes de alta renda.
  • Aplicar conceitos de marketing e branding desenvolvidos para o setor de luxo, adaptando estratégias de brand equity que promovam o desejo e a exclusividade para o ambiente clínico.
  • Estruturar a gestão de operações e precificação para o contexto médico, garantindo que cada etapa do atendimento comunique valor e excelência.
  • Implementar uma jornada de cliente hiper personalizada, com foco na criação de experiências que promovam a fidelização e o relacionamento de longo prazo.
  • Desenvolver estratégias de comunicação digital e marketing que atraiam e engajem o cliente de luxo, respeitando as regulamentações da área médica.
  • Planejar eventos e experiências exclusivas que reforcem o posicionamento da clínica e criem conexões emocionais duradouras com os pacientes.
Aula 1  
Introdução ao Mercado de Luxo   Objetivo: Compreender as características do mercado de luxo no cenário atual, o perfil do consumidor de alta renda e seu comportamento de compra  Tópicos:
  • Introdução ao Mercado de Luxo
    • Definição e evolução do conceito de luxo
    • Atributos do luxo
    • O mercado hoje
    • Tendências e desafios
    • Luxo e sustentabilidade
    • O futuro do Luxo
  • Os Clientes do Luxo
    • Segmentos de clientes de luxo: old money, new money, emergentes, ultra high-net- worth individuals (UHNWI)… 
    • O luxo e as novas gerações 
    • A geração prateada 
    • Tendências no comportamento de consumo de luxo 
    • Como o cliente de luxo toma decisões: desejo, exclusividade e valor emocional 
  Conceitos de Marketing e Branding aplicados ao luxo  Objetivo: Conhecer os conceitos básicos de marketing e branding e sua aplicação.   Tópicos:
  • Conceitos e aplicações de Marketing
    • Definição e aplicações do marketing
    • Customer Centricity
    • Marketing de Serviços
    • Marketing de Luxo
    • Experiência do Cliente como ferramenta de marketing
  • Branding e Construção de Marca no Setor de Luxo
    • O poder do branding: como as marcas de luxo constroem desejo.
    • O modelo de Brand Equity de Kevin Lane Keller aplicado ao luxo.
    • Identidade e DNA da marca: como definir uma proposta de valor única.
    • Elementos visuais e verbais da marca: logotipo, comunicação, storytelling.
    • Propósito – porque ele é importante
    • Brand Equity 
Aula 2   Conceitos de Gestão Aplicados ao Luxo e Estratégia de Precificação  Objetivo: Compreender os conceitos básicos de gestão que afetam o sucesso da clínica e estratégias de precificação que comuniquem exclusividade e valor.   Tópicos:
  • Gestão de Operações e Excelência no Atendimento
    • Conceitos básicos de gestão 
    • Operações eficientes para clínicas de luxo 
    • Gestão de pessoas e processos 
    • Tecnologia aplicada à gestão  
    • Gestão de tempo e exclusividade 
  • Estratégias de Precificação e Exclusividade no Luxo
    • A relação entre preço e percepção de valor no mercado de luxo 
    • Estratégias de precificação premium 
    • Como comunicar valor através do preço em tratamentos estéticos de alto nível 
 
Aula 3 
Experiência do Cliente: Criando um Atendimento Hiper Personalizado  Objetivo: Implementar uma jornada de cliente altamente personalizada e focada na experiência.  Tópicos: 
  • A importância da experiência no marketing de luxo 
  • O conceito de clienteling: como criar laços de longo prazo com clientes de alta renda 
  • Mapeamento e aperfeiçoamento da jornada do cliente 
  • Como oferecer atendimento hiper personalizado, desde o primeiro contato até o pós-tratamento 
  • A cultura de luxo na equipe 
  • Seleção, treinamento e capacitação para atendimento premium 
 
Aula 4  
Estratégia de Comunicação e Marketing Digital no Mercado de Luxo  Objetivo: Aplicar estratégias de comunicação e marketing digital para captar e engajar clientes de luxo no ambiente online.  Tópicos:
  •  Comunicação e marketing digital – conceitos
    • Como fazer um planejamento de comunicação 
    • Legislação e normas de comunicação e publicidade na área médica e LGPD 
    • Redes Socias 
    • Site, Google e SEO 
    • Conteúdo e storytelling digital: como criar uma narrativa que engaje o cliente de luxo 
    • CRM, estratégias de segmentação e régua de relacionamento 
    • Influenciadores: como escolher influenciadores e criar parcerias estratégicas para clínicas. 
    • Relações Públicas 
  Eventos e Experiências de Luxo: Criando Conexões Emocionais  Objetivo: Aprender a planejar eventos e experiências exclusivas que reforcem o posicionamento de luxo Tópicos: 
  • O papel dos eventos e experiências no fortalecimento da marca de luxo. 
  • Como organizar eventos em clínicas que atendem o público de alta renda. 
  • Técnicas para criar experiências imersivas e memoráveis. 
  • Parcerias estratégicas com marcas de luxo para promover eventos

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Luxo

Professoras

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Amanda Ferraz

Patricia Diniz

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.