AULA ABERTA

Hábitos de consumo e economia comportamental: como criar estratégias de mudança de comportamento

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Online

Vivencie a ESPM

Vivemos numa era em que o consumo permeia quase todas as esferas de nossa vida, influenciando desde escolhas cotidianas até decisões de longo prazo que moldam nossa identidade e bem-estar. No entanto, enquanto o consumo cresce, há muitas dúvidas sobre os fatores que guiam nossas decisões. A economia comportamental nos oferece uma lente para compreender esses processos, revelando como pequenos desvios, percepções e contextos podem impactar profundamente os hábitos de consumo.

Palestrante e coordenadora do curso:

Professora Danielle Soares

Danielle Soares

Graduada em Ciências Econômicas e mestra em Economia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Doutoranda em Economia na mesma instituição, onde pesquisa a interferência dos sentimentos na volatidade do mercado financeiro por meio de modelos baseados em agentes. Experiência em gerenciamento de contratos terceirizados e educação a distância. Participou do projeto de extensão: “Educação Financeira para promoção da cidadania financeira”. Atualmente professora e coordenadora do “Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo” na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Membro da International Society for Ecological Economics e da Society for the Advancement of Behavioral Economics. Além disso, integra a equipe editorial da revista Iniciativa Econômica. Áreas de interesse: Economia Comportamental, Economia da Complexidade, Modelo Baseado em Agentes, Metodologia Experimental, Economia Ecológica.

 
 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.