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Filme de estudantes da ESPM é premiado pelo Ministério da Cultura

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O curta-metragem “Os peixes mais lindos do mundo”, dos alunos Gabriel Saraiva e  Gabriela Pazini, do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio, foi um dos dez ganhadores do Prêmio Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o filme retrata a jornada de Catarina, uma jovem carioca que, após perder a mãe e enfrentar conflitos familiares, encontra nos peixes uma forma simbólica de lidar com seus desafios. A premiação, que reconhece a produção acadêmica no audiovisual nacional, distribuirá 140 mil reais entre os projetos vencedores, com destaque para iniciativas de todas as regiões do Brasil.

 

A homenagem ao cineasta Orlando Senna reflete o impacto de suas contribuições ao cinema brasileiro, como os clássicos “Iracema, Uma Transa Amazônica” e “Ópera do Malandro”. Além da premiação financeira, os curtas selecionados serão incluídos em um catálogo especial para difusão. Dados recentes do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) mostram o crescimento significativo dos cursos na área, evidenciando a riqueza e a diversidade das narrativas brasileiras. O trabalho de Saraiva está entre os exemplos que destacam o potencial transformador do cinema universitário.

 

Confira os premiados aqui
Confira matéria do Tela Viva 

 

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ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.