Conheça o processo seletivo inovador que possibilita a alunos do terceiro ano acesso antecipado à graduação
Para que esperar, se você pode antecipar o vestibular no meio do ano? Sim, isso é possível na ESPM, que tem um processo seletivo inovador para os alunos do terceirão: o ESPM Experience.
O que é o ESPM Experience?
Um processo seletivo exclusivo para estudantes do 3º ano do ensino médio que só vão concluir os estudos em dezembro, mas querem antecipar o vestibular. Dessa forma, podem concentrar seus esforços no fim do ano para concluir o ensino médio com excelência.
Como funciona?
O processo é dividido em duas fases:
1ª fase
O candidato deverá se inscrever no Processo Seletivo ESPM Experience para ingresso em 2026-1, participar da entrevista online e realizar a prova presencial no meio do ano. Ao ser aprovado para a 2ª fase realizará sua pré-matrícula (matrícula condicionada).
“Nesse primeiro momento, o estudante recebe um crachá exclusivo da ESPM e já consegue vivenciar os campi, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, participar de alguns eventos e utilizar a nossa infraestrutura, como a biblioteca e as salas de estudo”, afirma Jane de Freitas Mündel, Diretora de Inteligência e Comunicação e, também, professora da ESPM.
2ª fase
Em outubro de 2025, o estudante deverá apresentar o seu boletim parcial do 3º ano do ensino médio com uma média geral mínima de 7,0 ou equivalente para avaliações conceituais (considerando todas as disciplinas). Esse critério é fundamental para que o estudante permaneça no processo. Se aprovado, a vaga está garantida para início em 2026-1, sem a necessidade de fazer o vestibular no final do ano.
“Essa é uma forma de dialogarmos com a performance acadêmica mínima que exigimos e estabelecer um parâmetro de qualidade interessante. A performance acadêmica em alto nível no 3º ano do ensino médio é fundamental pois, dada a concorrência e sucesso do ESPM Experience, estamos com muita procura e vagas limitadas, por curso, em SP e no RJ. A classificação e aprovação será pelas melhores notas”, explica Jane de Freitas.
O que acontece se o estudante não conseguir a nota mínima?
“Caso o candidato não seja aprovado pelo ESPM Experience, seja na 1ª ou na 2ª fase, ele ainda terá a oportunidade de fazer o processo seletivo tradicional de final de ano. E, para isso, daremos todo o suporte necessário para que seja um ESPMer. Não é porque fez o Experience que não vai poder fazer o outro”.