Modalidade de curso stricto sensu busca integrar o rigor acadêmico com práticas inovadoras para o mercado
Já ouviu falar em doutorado profissional? A ESPM conquistou recentemente a aprovação de dois programas dessa modalidade: um em Comportamento do Consumidor e outro em Economia Criativa, Estratégia e Inovação, criados para atender profissionais que desejam integrar o rigor acadêmico a práticas inovadoras.
A novidade foi apresentada no episódio #90 do Lifelong Cast, o podcast do profissional em constante movimento, um programa da ESPM para você se preparar para o futuro do trabalho e dos negócios. Participaram da conversa Evandro Lopes, diretor acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, e o João Luiz de Figueiredo, coordenador do Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM.
Veja alguns dos pontos mais importantes desse bate-papo:
O que é o doutorado profissional?
Segundo Evandro, os doutorados profissionais são uma realidade já consagrada em vários países da Europa e na América do Norte há vários anos. Ele explicou que no Brasil é algo novo, uma forma que o Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), encontrou de impulsionar a produção científica e, principalmente, o impacto social da pesquisa no cenário brasileiro.
“O doutorado profissional representa um avanço em relação ao mestrado profissional, no que diz respeito à maturidade da pesquisa e à aplicação do conhecimento científico na resolução de problemas atuais da humanidade e da sociedade, de um modo geral”, ressaltou.
Para quem é indicado o doutorado profissional?
De acordo com João, o doutorado profissional tem uma pegada muito direcionada à pesquisa aplicada. Ou seja, aquela que contribui para o desenvolvimento do país, a competitividade das empresas, o aumento da capacidade de inovação, melhores políticas públicas e o apoio ao empreendedorismo. De modo geral, são pesquisas com potencial de gerar impacto econômico, social, cultural e tecnológico de maneira mais imediata para a sociedade.
E complementou: “Nesse sentido, essa modalidade de curso stricto sensu é muito indicada para profissionais que já ocupam cargos de decisão nas empresas ou estão em processo de ascensão. Portanto, a proposta é usar a ciência, o rigor e o método científicos, atrelados ao conhecimento e às necessidades do mercado para gerar essas transformações”.
Quais as diferenças em relação ao doutorado acadêmico?
“O doutorado profissional confere o mesmo título de doutor que o doutorado acadêmico. Você tem rigor científico, aprofundamento teórico e robustez acadêmica nesta modalidade de curso. Agora, o que há de diferente? A principal diferença é que o doutorado profissional é orientado para o mercado”, explicou João.
Quando ele fala de mercado, é em um sentido muito amplo: a sociedade de modo geral e o mercado dos governos. O objetivo é usar a pesquisa científica para apoiar o desenvolvimento de empresas e governos.
“Outro ponto importante a ser mencionado: no doutorado profissional, é possível desenvolver uma tese tradicional, assim como no acadêmico, ou criar um produto. Ou seja, o resultado da pesquisa pode ser um modelo de negócio, um aplicativo, um filme, um evento ou qualquer projeto que gere impacto direto e mais imediato na sociedade. E, sim, há incentivo para esse tipo de entrega”, refletiu.
Quais as vantagens em fazer o doutorado profissional?
Para finalizar, Evandro afirmou que a jornada do doutorado profissional é feita para que o doutorando ou a doutoranda continue atuando no mercado, enquanto participa de aulas metodológicas, teóricas e aplicadas. O objetivo é proporcionar uma formação sólida em conceitos científicos e metodológicos, extremamente aplicados ao negócio com o qual está se envolvendo.
“Além de ter as mesmas prerrogativas de um doutorado acadêmico, os profissionais com doutorado profissional têm os mesmos direitos que os doutores acadêmicos: podem solicitar bolsas de pesquisa, participar de concursos públicos para docência em instituições públicas e até liderar grupos de pesquisa registrados no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, concluiu.
Saiba mais sobre os programas de Doutorado Profissional
Para saber mais sobre o assunto, assista ao episódio completo do Lifelong Cast #90 sobre doutorado profissional: