Fábio Mariano Borges

Fabio_Mariano

Atua há mais de 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Temas de docência: Marcas e Causas, Reclamações do Consumidor, Net-ativismo, Consumo Responsável, Inclusão e Direitos Humanos no Consumo e nas Organizações, Consumidor Cidadão, Antropologia e Sociologia do Consumo, Pesquisa de Mercado/Inteligência Competitiva, Comportamento do Consumidor, Consumer Insights, Tendências, Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na Pós/MBA da USP/Ribeirão Preto, Esalq/USP, FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, Insper e Universidade São Judas Tadeu. Orientador de TCC e projetos de iniciação científica. 

 

Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.

Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, marcas e causa, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências. Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, gênero, inclusão e diversidade, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano.

 

Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor. Atual Diretor Executivo da Insearch – Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como Twitter, Google, Carrefour, Janssen, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, Goodyear, Walmart, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope. Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003. Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR. Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0909743321948836

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.