Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS

SOBRE o CEDS

Na ESPM as atividades socioambientais são realizadas há décadas

O CEDS nasceu em 2016 com a missão de Desenvolver e disseminar conhecimento acadêmico e cidadão por meio de pesquisas, projetos e atividades práticas dentro de temas socioambientais, que promovam uma real transformação na sociedade.

 

Sua principal função é comunicar e alinhavar as várias ações realizadas, relacionadas aos seguintes temas:

  • Negócios sociais e de impacto social
  • Idadismo
  • Finanças sociais
  • Empreendedorismo social
  • Gestão ambiental
  • Terceiro Setor (ONGs, fundações, institutos etc.)
  • Investimento social privado
  • Responsabilidade socioambiental
  • Sistema B
  • Sustentabilidade
  • Voluntariado
grad sao 15

A ESPM sempre acompanha as tendências, os movimentos globais e as mudanças geracionais, e o Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) nasceu sob essa premissa, aliada aos valores e à missão da ESPM.

 

É também uma resposta ao chamado da Agenda 2030, das Nações Unidas, à  Declaração dos Direitos Humanos, seguindo também as diretrizes e normas do Ministério da Educação do Brasil.

O CEDS tem por visão ser referência nacional dentre as IES sobre assuntos socioambientais, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Promovemos conhecimento junto à comunidade ESPM sobre o desenvolvimento socioambiental, aproximando estudantes e docentes desta temática, em sua conexão com o mercado e a academia. Por meio de parcerias com instituições e empresas, desenvolvemos ações de divulgação e pesquisas de tendências, com temas atuais e inexplorados, gerando mais conhecimento para a sociedade.

Essas pesquisas são realizadas juntamente com outras áreas da ESPM, como a pós-graduação stricto sensu e o CAEPM (Centro de Altos Estudos da ESPM), assim como outras instituições externas à organização, como o Social Business Centre. É feito também o acompanhamento dos trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação que possuem temáticas ligadas ao CEDS.

Por meio do CEDS e de outras entidades, como a ESPM Social e a Incubadora de Negócios da ESPM, os estudantes conseguem ter uma experiência “hands on” e vivenciar a realidade do mercado ligada ao desenvolvimento socioambiental. Essa vivência é fundamental para entender o tema de forma holística, complementando as disciplinas ligadas ao tema já inseridas nas grades obrigatórias de quase todos os cursos de graduação da ESPM.

Venha ser um parceiro do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental!

Diversos projetos estão em desenvolvimento e sendo implementados com sucesso, dê uma olhada abaixo para conhecer mais:

Acompanhe as notícias do CEDS.

Equipe

Coordenação
Marcus Nakagawa
Guilherme Costa

Acompanhe nas Redes Sociais

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.