Comissão Própria de Avaliação – Rio de Janeiro

Sobre

A ESPM tem compromisso com a excelência

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da ESPM foi constituída em junho de 2004, em atendimento ao art. 11º da Lei nº 10.861/2004, com as atribuições de condução dos processos de avaliação interna da Instituição, tendo em vista o aperfeiçoamento acadêmico, a melhoria da gestão educacional e a prestação de contas de seu desempenho para a sociedade. Desde maio de 2024, a CPA na unidade do Rio de Janeiro é coordenada pela professora Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

Membros Atuais da Comissão

Tania

Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia

Coordenadora

sheila de barcellos

Sheila de Barcellos Maia Jordão

Docente Graduação

Gabriel Marinho

Gabriel Marinho

Docente Graduação

Karine Karan

Karine de Almeida Karam

Docente Graduação

Rejane Martins de Araújo

Rejane Martins de Araújo

Técnico Administrativo

Tamara Lombardi

Tamara Cecilia Lombardi

Técnico Administrativo

Nicole Bucich

Nicole Bucich

Técnica Administrativa

Adriana Bahia 1

Adriana Bahia

Sociedade Civil

Mariana Milanez

Mariana Milanez

Discente

Mariana Lima 1

Mariana Lima

Discente

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.