Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 17/03/2025

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente capacita profissionais a ampliar sua visão estratégica no desenvolvimento de produtos digitais e serviços, alinhando soluções aos objetivos de negócios.

 

O curso explora conceitos de design aplicado à criação de experiências, técnicas e ferramentas para desenhar e implementar jornadas, além de estratégias e métricas de sucesso focadas no cliente e nos negócios.

 

Em um ambiente colaborativo, os alunos criarão novos produtos digitais ou implementarão melhorias em serviços existentes, consolidando suas habilidades na prática de mercado e visão de futuro.

Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente

Início das aulas: 19/03/2025

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.611,20

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/03/2025

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente*, nas unidades ESPM, ou virtualmente, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Dê clareza para o processo de desenho de experiências, focando nos objetivos de negócio.

O papel estratégico dos profissionais que desenvolvem produtos digitais e serviços é essencial para criar soluções que impactam a vida das pessoas e tragam resultados concretos para os negócios. A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente da ESPM apoia profissionais como designers de serviços, product managers e UX designers a desenvolver maturidade estratégica e preparar-se para cargos de liderança. A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente da ESPM apoia profissionais como designers de serviços, product managers e UX designers a desenvolver maturidade estratégica e preparar-se para cargos de liderança.

 

Este curso aborda temas como gestão e desenvolvimento de projetos pela abordagem em design, promovendo soluções colaborativas, criativas e ágeis; desenvolvimento de novos serviços e produtos com foco em jornadas, usabilidade e escalabilidade; gestão estratégica e compreensão de como empresas centradas na experiência se diferenciam no mercado; acompanhamento de métricas de sucesso ao longo da jornada do cliente; e uma visão crítica sobre o futuro das experiências, com um olhar sustentável.

 

O conteúdo é orientado para o mercado, com profissionais ativos na área e cases aplicáveis.

grafico-pos-gestao-exp-cliente
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Voltado para profissionais com mais de três anos de experiência em projetos, produtos digitais e serviços, o curso atende designers de serviços, product managers, UX designers e áreas correlacionadas que trabalham no desenho e acompanhamento de jornadas de clientes, usuários ou funcionários. É ideal para quem deseja repensar e renovar modelos de negócios, focando em experiências e inovação.

O que você vai aprender:

Nivelamento

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A Inovação pelo Design

Como criar experiências relevantes e sustentáveis com foco nos(as) usuários(as)? Os objetivos da disciplina são:

  • Conhecer os conceitos e o uso da abordagem do design, como mindset e método para o desenvolvimento de projetos;
  • Compreender o desenho de estratégias e experiências de produtos, serviços ou negócios a partir do olhar dos(as) usuários(as).
  • Desenvolver habilidade de pensar e criar a partir da construção de jornadas, entendendo seus usos e relações com outras disciplinas ligadas a experiência.
  • Entender o papel facilitador e de coordenação entre áreas para implementação e desenho de processos.

Como identificar e conhecer novos comportamentos, expectativas e necessidades dos(as) usuários(as)? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender técnicas e ferramentas de pesquisa e levantamento de insights, incluindo o uso de novas tecnologias e ferramentas, para a construção de estratégias de negócios e projetos;
  • Capacidade de analisar comportamentos, tendências e expectativas de usuários(as), e sistematizar esses aprendizados em formatos que apoiem a construção de insights relevantes;
  • Capacidade de analisar jornadas do(a) usuário(a), compreender o uso de jornadas para diferentes contextos;
  • Conhecer métodos e usos de pesquisas e de seus resultados para além da fase de concepção de um projeto.

Como testar o desenho de produtos, serviços e negócios de forma ágil e estratégica? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar métodos de prototipação de baixa, média e alta fidelidade;
  • Explorar métodos de desenvolvimento de projetos por meio de sprints, que facilitam a construção colaborativa, ágil e baseada em protótipos de produtos, serviços e negócios;
  • Compreender ferramentas e técnicas de acompanhamento de resultados, como testes de usabilidade, iteração e desenvolvimento de soluções.

Como desenvolver um processo de desenvolvimento de um projeto por meio do design do início ao fim? Os objetivos da disciplina são:

  • Exercitar um processo de workshop prático de design de serviços;
  • Explorar o uso de metodologias ágeis para o desenho de soluções e experiências;
  • Desenvolver um projeto real do início ao fim.

Estratégias para Experiência

Como criar jornadas de serviços e produtos relevantes para usuários(as) e organizações?  Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.
  • Construir a experiência do usuário em um projeto de design digital através da definição de cenários para priorização de requisito e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

Como conectar diferentes áreas da organização para a implementação de projetos focados em experiência? Os objetivos da disciplina são:

  • Promover a conexão entre áreas correlacionadas ao desenvolvimento de experiências, como designers de serviços, product managers e UX designers, além de áreas de negócios;
  • Compreender métodos e ferramentas que facilitam o diálogo e a comunicação entre áreas, como blueprints, matrizes de responsabilidades, princípios de serviços e especificações dos pontos de contato, visando quebrar silos e apoiar uma visão integrada da implementação;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com divergências de forma construtiva, facilitando a colaboração, comunicação eficaz e gerenciamento de projetos para garantir a execução bem-sucedida de iniciativas;
  • Compreender como monitorar e avaliar a eficácia das implementações e da coordenação entre áreas.

Como aplicar modelos de desenvolvimento eficazes para produtos digitais e serviços, focando na escalabilidade? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar estratégias de mercado e monetização, além de aprender a identificar oportunidades para ampliar ofertas a novos públicos e canais, considerando a importância da análise de mercado e das necessidades dos usuários para escalar produtos e serviços de forma eficaz;
  • Fomentar a inovação e a adaptabilidade em ambientes em constante mudança, preparando os(a) alunos(as) para liderar iniciativas de evolução de produtos com foco em resultados sustentáveis;
  • Discussão sobre estratégias de escalabilidade, como automação, parcerias e expansão de canais de distribuição;
  • Integração da tecnologia e da abordagem do design no processo de evolução de produtos.

Como a tecnologia impacta no desenho das novas experiências? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender os impactos das novas tecnologias para o desenho e consumo de experiências;
  • Compreender as conexões entre o pensamento de futuro e abordagem de design;
  • Explorar como o mercado tem aplicado e usado as novas tecnologias, como inteligência artificial, no âmbito do desenvolvimento e gestão de produtos digitais e serviços;

Gestão e Negócios

Como compreender os desafios sociais e sustentáveis que estamos vivendo e seus impactos em negócios, serviços e produtos? Os objetivos da disciplina são:

  • Capacidade de refletir sobre os desafios contemporâneos globais, olhando de forma sistêmica para novos comportamentos, tendências e ações que inspiram maneiras de viver, se relacionar, consumir e trabalhar;
  • Desenvolver e exercitar as competências necessárias para pensar, planejar e executar projetos em prol do desenvolvimento de negócios mais justos, humanos e sustentáveis.
  • Compreender as pautas e estratégias atuais de empresas, marcas e negócios na construção de soluções de sustentabilidade – como as ESGs (“Environmental, Social, and Corporate Governance”), novos modelos de negócios, conexão com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, economia circular, visão decolonial, etc.

Como integrar princípios de design na estratégia de negócios, promovendo a inovação centrada no usuário? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender os níveis de maturidade do design e experiência do cliente como parte da estratégia organizacional.
  • Explorar métricas como Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSTA) para avaliar a satisfação do usuário e definir estratégias de melhoria.
  • Analisar métricas de negócios que conectam a visão do usuário aos objetivos organizacionais, como Product-Market Fit, Churn Rate, CAC, LTV e Total Addressable Market (TAM).
  • Aprender a utilizar métodos e ferramentas qualitativas e quantitativas para monitorar métricas e identificar oportunidades, para promover uma cultura de melhoria contínua por meio de dados.

Como se tornar uma liderança pautada pelo design? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar o uso da empatia, colaboração e exploração na construção de ambientes e times;
  • Conhecer modelos organizacionais e de gestão de times de design e inovação no contexto organizacional, de startups, empresas, organizações sociais etc.
  • Exercitar modelos de gestão de times mais humanos e que levem em consideração a saúde mental das pessoas.
  • Compreender formas de influenciar a cultura organizacional para incluir o design como parte estratégica da empresa.

Como os conceitos discutidos são articulados em um projeto integrado de impacto organizacional ou social? O objetivo do projeto é exercitar e validar a articulação dos conceitos discutidos de maneira multidisciplinar, contando com a mentoria de um especialista e apresentando para uma banca avaliadora.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Hyflex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

12/04/2025, 31/05/2025, 17/05/2025, 12/07/2025, 26/07/2025, 02/08/2025, 30/08/2025, 25/10/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“A proposta desta pós-graduação vem para apoiar profissionais que querem ganhar maturidade no desenvolvimento de estratégias de experiências do cliente, utilizando a abordagem do design para repensar as entregas de empresas e organizações, e o uso de dados para acompanhar e promover a inovação centrada no usuário”

Depoimentos de quem já passou por aqui

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 20/02/2025

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 49.132,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.320,37

+

1x R$ 4.341,10

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 2.963,54

+

1x R$ 3.016,91

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.286,25

+

1x R$ 2.374,20

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.883,04

+

1x R$ 1.939,53

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.611,20

+

1x R$ 1.774,21

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente

Início das aulas: 19/03/2025

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.