Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Possui ampla experiência profissional no exterior como pesquisadora visitante da University of Southern California – USC – Marshal School of Business (entre julho de 2018 a Julho de 2019 – bolsa internacional pela FAPESP), da Adelaide University, na Austrália (2015) e como post-doctoral fellow na Indiana University – Kelley School of Business (2012-2013). Atualmente é membro da Emerging Multinationals Research Network (EMRN) do Emerging Markets Institute (EMI) da Cornell University. Avaliadora do Programa PIPE-FAPESP – maior programa de apoio à inovação em pesquisa tecnológica em pequenas empresas do Estado de São Paulo. Assumiu a Editoria chefe da Revista Internext de Negócios Internacionais da ESPM em março de 2022. Desde 2018 é consultora e palestrante convidada na Fundação Instituto de Administração (FIA) em projetos de inovação e internacionalização. Foi Co-editora da Innovation & Management Review da FEA-USP (2015-2020). De 2013-2021 foi professora Programa de Pós-Graduação em Adminsitração do Centro Universitário FEI. De 2008-2012 foi professora da PUC-SP. É doutora em Administração pela FEA-USP com bolsa de intercâmbio na Indiana University (EUA) – Kelley School of Business (2011), mestre em Administração pela PUC-SP e é graduada em Ciências Econômicas pela UNESP. Publicações recentes envolvem temas de internacionalização e inovação em empresas digitais e setores de alta tecnologia, incluindo vários artigos acadêmicos e edição de dois livros internacionais “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets – a Brazilian Perspective”, publicado por Palgrave Macmillan (2019) e “From Copycat to leaders: Innovation from Emerging Markets” publicado por Cambridge University Press em 2021. Atua como consultora de internacionalização para startups.
Projeto de Pesquisa
Measuring Digital Globalization Competence
Este projeto tem o objetivo de validação de escala para medir a competência de Globalização Digital de startups com modelos de negócios digitais – Digital Globalization Competence (DGC). A validação desse novo construto – DGC – traz uma nova abordagem metodológica nos estudos de empreendedorismo internacional e é um ponto de partida para estudos empíricos mais precisos de globalização digital. As ambições práticas do projeto são as de ajudar empreendedores (não apenas brasileiros, mas do mundo todo) a alavancar seus produtos digitais nos mercados internacionais e a pensar além das competências tradicionais exigidas para exportar um produto ou realizar investimentos estrangeiros diretos (IED). Este projeto dá continuidade aos resultados de dois projetos anteriores: 1) “International Digital Competence” – programa de um ano como pesquisadora visitante na University of Southern California (jul. 2018-Jul2019) financiado por bolsa internacional da FAPESP e, 2) “O Paradoxo da Globalização Digital” coleta de dados em sobre internacionalização em startups digitais.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/6353336203341031