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11 perguntas sobre marketing e suas respostas

Professor da ESPM esclarece as principais dúvidas sobre o tema que são pesquisadas no Google

 

“O que faz o marketing?”, “O que é marketing digital?”, “E o que são os 4 Ps do marketing?” são algumas das principais perguntas sobre marketing que as pessoas fazem no Google. Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com Artur Motta, coordenador do MBA em Marketing da ESPM. Confira a seguir 11 perguntas e respostas sobre o tema:

 

1. O que é marketing digital?

É o uso de canais e ferramentas digitais para você fazer o processo de marketing, utilizando técnicas e ferramentas que permitem a promoção de negócios, marcas, produtos e serviços no ambiente on-line. Isso inclui e-mail marketing, redes sociais, sites, banners, conteúdos patrocinados, entre outros vários recursos.

 

2. O que é plano de marketing?

Consiste em uma análise abrangente e detalhada do ambiente externo da organização, envolvendo as condições do mercado, as tendências, a concorrência e o público-alvo, além de um check-list do ambiente interno (para identificar pontos fortes e fracos).  

 

O objetivo do plano de marketing é ser um guia estratégico para definir as ações que a empresa irá realizar para alcançar objetivos e resultados. É essencial também que o plano de marketing inclua a análise de dados, feita por um departamento específico e que avalie o impacto desses números e valores com todos os clientes (internos e os externos). 

 

3. O que faz o marketing?

Além de planejar, executar e monitorar todas as atividades relacionadas à promoção e venda de produtos ou serviços, a área de marketing também pode ser responsável pelas pesquisas de mercado, pelo planejamento estratégico, pelos novos desenvolvimentos de produtos e serviços, pela comunicação e promoção, gestão de marcas e do relacionamento com os clientes, criar conteúdos, realizar campanhas e eventos, além da análise e monitoramento de dados.

 

4. O que são os 4 Ps do marketing?

São quatro fatores que se inter-relacionam para que as empresas definam suas estratégias. Significam produto, preço, praça (atualmente “canais de distribuição”) e promoção (atualmente “comunicação”), lembrando que não incluem só o que a companhia tem a oferecer, mas também como ela se posiciona diante da concorrência. Cada um desses itens é “destrinchado” de forma a oferecer o maior número possível de informações para traçar planos e ações estratégicas.

 

Modernamente, pode-se acrescentar mais 3 Ps a esse conceito: pessoas (como os colaboradores interagem com seus clientes); processo (como é a entrega desse serviço ao cliente e como produtos e serviços podem se alinhar aos valores desse público) e  physical evidence (evidência física ou a interferência do ambiente no ponto de venda, por exemplo, iluminação, temperatura etc., favorecendo a boa experiência do cliente).

 

5. O que é growth marketing?

Ao contrário do marketing tradicional com campanhas de curto prazo, o termo refere-se ao marketing de crescimento, focada no crescimento rápido e sustentável da empresa como um todo (e não só de um produto) por meio de estratégias baseadas em dados (SEO, métricas diversas) e testes contínuos que direcionam as ações em função das mudanças do mercado, visando também a automatização e a escalabilidade de processos. 

 

Nesse contexto, o que difere é a velocidade dessas implementações, com o uso de metodologias ágeis, por exemplo, e das respostas ao consumidor (especialmente nas redes sociais). 

 

6. O que é nicho no marketing digital?

Nesse âmbito, é um segmento muito específico e bem definido do mercado e, se é do interesse da empresa investir em negócios com esse perfil, ela deve concentrar seus esforços de marketing em necessidades particulares de um grupo menor. 

 

Nesse modelo de atuação existem diferenças que vão além do tamanho do público a ser atingido: esses serviços e conteúdos devem ter maior relevância e personalização, devendo proporcionar bastante engajamento (porque esses públicos costumam ser muito fiéis), a concorrência geralmente costuma ser menor e há mais facilidade na construção de autoridade. Em geral, não é um modelo que agrada grandes empresas (focadas em volume ou crescimento) que utilizam abordagens mais tradicionais (como campanhas em TV, por exemplo). 

 

7. O que é outbound marketing?

Tem sido a abordagem dominante por décadas, que é aquela em que as mensagens são enviadas ao público sem que ele “peça” — caso dos anúncios em TV, rádio, e-mail mkt (spam), outdoor, telemarketing etc. 

 

Esse modelo vem perdendo espaço porque normalmente é uma via de mão única, sem muita troca/interação com o consumidor, e por visar uma comunicação mais massiva. No entanto, essas técnicas podem ser utilizadas juntamente com outras mais eficazes para diversificar e complementar a estratégia. Ao contrário, o inbound marketing oferece conteúdos mais alinhado aos interesses e necessidades do público-alvo.

 

8. O que é marketing de conteúdo?

O objetivo dessa estratégia é criar, publicar e distribuir um conteúdo relevante (blog, site, infográfico, redes sociais, newsletter etc.) para atrair e reter um público específico, sem promover diretamente um produto ou serviço. Além de informar, o marketing de conteúdo estreita o relacionamento (de confiança), trazendo autoridade de referência (inclusive por meio de influenciadores) no discurso com os clientes.

 

9. O que é e-mail marketing? 

É uma ação feita por meio do envio de e-mails para a base de clientes (que se cadastraram em algum momento) ou potenciais clientes para disseminar informação, uma campanha promocional, um novo produto. Essa abordagem perdeu um pouco de espaço por conta da disseminação de spams ou pela base de dados não ser devidamente segmentada para garantir bons resultados.

 

10. O que é CPC?

Abreviação de custo por clique, ou seja, o quanto a empresa paga para as pessoas acessarem seus anúncios na internet, de forma segmentada para obter o melhor resultado possível.  O custo por clique se refere ao custo total para anunciar dividido pelo número de pessoas que efetivamente clicaram no banner ou link da campanha, por exemplo. O importante é reduzir ao máximo possível esse custo: isso significa que a segmentação está correta e a mensagem chega de forma desejada ao público pretendido.

 

11. O que é LTV? 

Do inglês, lifetime value que significa o valor vitalício de um cliente em uma empresa (quanto tempo ele ficou, por exemplo, ao assinar um serviço). Essa métrica é importante, pois mostra o quanto um cliente permanece como parte do negócio e quanto “vale” para a empresa (o que ele paga). O objetivo é fazer com que os clientes permaneçam o maior tempo possível e que o valor investido por eles aumente com o tempo.

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Patrícia Rodrigues
Repórter colaboradora do Núcleo de Conteúdo da ESPM.
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.