ESPM > Blog >

Biden e Trump disputam crédito por cessar-fogo em Gaza, aponta Leonardo Trevisan especialista da ESPM

Notícias

O professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, analisou na CNN a disputa entre Joe Biden e Donald Trump pelo crédito no acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Biden destacou o papel do Egito e do Catar como mediadores, afirmando que a diplomacia americana foi crucial. Já Trump atribuiu o sucesso à sua eleição presidencial, que, segundo ele, teria sinalizado uma busca por paz ao mundo.

Leonardo Nelmi Trevisan
Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM

Trevisan ressaltou que vitórias diplomáticas frequentemente envolvem múltiplos atores, mas apontou semelhanças entre o atual acordo e a proposta apresentada por Biden no ano passado. Ele questionou por que a solução não foi implementada antes e destacou o impacto político para Netanyahu.

 

 

Picture of Assessoria de imprensa ESPM
Assessoria de imprensa ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.