O que se aprende no curso? Para quem é indicado? Coordenador do curso de Ciências do Consumo da ESPM responde
O ponto central do ensino da faculdade de Ciências do Consumo é o estudo do comportamento humano para compreender porque as pessoas agem de determinada maneira conforme a situação. De acordo com Tiago Pereira Andrade, coordenador da graduação em Ciências do Consumo da ESPM, quem faz o curso conquista conhecimento para entender como as mudanças da sociedade impactam o estilo de vida das pessoas e vice-versa, e como as empresas se valem disso para traçar estratégias de lançamentos de produtos e de posicionamento no mercado. Se ficou interessado, confira a seguir o que de mais importante você precisa saber sobre esse curso.
Para quem é indicado o curso de Ciências do Consumo?
Em primeiro lugar, é preciso ter interesse pelo comportamento humano e ter curiosidade para investigar como isso se relaciona com o consumo e o que o mercado oferece. Portanto, é importante ser curioso, questionador e observador para levantar dúvidas e encontrar soluções para atender às demandas da sociedade e do mercado, que está sempre se modificando.
Quais as vantagens de se formar em Ciências do Consumo?
O profissional que cursa Ciências do Consumo adquire conhecimentos variados que o capacitam a solucionar problemas complexos da sociedade atual. Um diferencial do curso da ESPM é a abordagem que prepara a pessoa para pensar no futuro, ou seja, o graduado sai da faculdade com conhecimento e ferramental para trabalhar com o que vai ser tendência.
O que se aprende na graduação em Ciências do Consumo?
A faculdade de Ciências do Consumo da ESPM se baseia em três pilares: Tecnohumanismo; Pesquisa de Mercado e de Comportamento Humano; Diversidade e Inclusão. O aluno aprende disciplinas atuais como sociologia do futuro, economia comportamental, neurociências e bioética. A grade curricular também contempla temas clássicos como sociologia, antropologia, psicologia e política, além de gestão e marketing. Como se pode perceber, o curso tem uma abordagem ampla, já que, para desenvolver produtos e projetos que atendam às demandas do consumidor e das empresas, é fundamental entender a sociedade e seus anseios.
Grade curricular de Ciências do Consumo
Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM:
Matriz curricular
Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:
- 3.760 horas
O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.
Diurno
1° Semestre
Introdução à Sociologia
Escolas Antropológicas
Introdução à Filosofia
Princípios de Marketing
Psicologia Geral
História Contemporânea
Raciocínio Lógico e Analítico
Introdução às Finanças
LifeLab 1
CI-Lab I
Extensão I
2° Semestre
Sociologia Funcionalista
Culturalismo
Filosofia Contemporânea I
Estratégia de Marketing
Psicanálise
Métodologias Quantitativas
Sociedade do Consumo I
LifeLab 2
CI-Lab II
Extensão II
3° Semestre
Finanças Comportamentais
Microeconomia
Teoria Crítica
Antropologia Social
Tecnologias de Pesquisas
Filosofia Contemporânea II
Motivação e Emoção
Sociedade do Consumo II
LifeLab 3
CI-Lab III
Extensão III
4° Semestre
Macroeconomia
Sociologia das Interações
Pensamento Estruturalista
Filosofia Política
Neurociências e Comportamento
Marketing Aplicado
Metodologias Qualitativas
Diversidade, Equidade e Inclusão
LifeLab 4
CI-Lab IV
Extensão IV
5° Semestre
Gestão Estratégica
Sociologia Brasileira I
Interpretativismo
Ciência Política
Neurociências do Consumo
MINORS
Investigações de Campo
Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
Introdução ao mercado de luxo
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca
6° Semestre
Análise de Tendências
Sociologia Brasileira II
Antropologia Brasileira
Política Brasileira
Psicologia Social
PGC 1
MINORS
Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
Comunicação e estratégias de marketing de luxo
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding
7° Semestre
Pós-Modernistas
Antropologia das Religiões
Democracia e Autoritarismo
Psicologia das Organizações
PGC 2
MINORS
Marketing social e ambiental
Gestão de serviços em luxo
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Tecnologias de Coleta de Dados
8° Semestre
Construção de Cenários
Consumer Insights
Sociologia Decolonial
Antropologia do Consumo
Geopolítica
PGC 3
MINORS
Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
ESG no luxo
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change
– Libras
Qual a duração do curso de Ciências do Consumo?
4 anos (8 semestres).
O que faz quem se forma em Ciências do Consumo?
De maneira geral, quem se gradua na faculdade de Ciências do Consumo trabalha com pesquisas que avaliam o comportamento humano e o mercado. Mas a diversidade da grade curricular do curso da ESPM forma profissionais com bagagem para trabalhar em áreas atuais como empreendedorismo, terceiro setor, gestão de diversidade, educação, produção de conteúdo e moda, entre outras.
Quanto ganha um cientista do consumo?
Confira a seguir a média salarial para algumas funções iniciais dessa área:
Consumer Insight Analyst R$ R$ 6,3 mil
Analista de Dados R$ R$ 4 mil
Research analyst R$ 5,9 mil
Analista de inteligência de mercado R$ 4,5 mil
Analista de pesquisa de mercado R$ 4,2 mil
Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil pesquisados em outubro de 2022.
Conheça a graduação de Ciências do Consumo da ESPM