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Conheça a faculdade de Ciências do Consumo

O que se aprende no curso? Para quem é indicado? Coordenador do curso de Ciências do Consumo da ESPM responde 

 

O ponto central do ensino da faculdade de Ciências do Consumo é o estudo do comportamento humano para compreender porque as pessoas agem de determinada maneira conforme a situação. De acordo com Tiago Pereira Andrade, coordenador da graduação em Ciências do Consumo da ESPM, quem faz o curso conquista conhecimento para entender como as mudanças da sociedade impactam o estilo de vida das pessoas e vice-versa, e como as empresas se valem disso para traçar estratégias de lançamentos de produtos e de posicionamento no mercado. Se ficou interessado, confira a seguir o que de mais importante você precisa saber sobre esse curso. 

 

Para quem é indicado o curso de Ciências do Consumo? 

Em primeiro lugar, é preciso ter interesse pelo comportamento humano e ter curiosidade para investigar como isso se relaciona com o consumo e o que o mercado oferece. Portanto, é importante ser curioso, questionador e observador para levantar dúvidas e encontrar soluções para atender às demandas da sociedade e do mercado, que está sempre se modificando. 

 

Quais as vantagens de se formar em Ciências do Consumo?  

O profissional que cursa Ciências do Consumo adquire conhecimentos variados que o capacitam a solucionar problemas complexos da sociedade atual. Um diferencial do curso da ESPM é a abordagem que prepara a pessoa para pensar no futuro, ou seja, o graduado sai da faculdade com conhecimento e ferramental para trabalhar com o que vai ser tendência. 

 

O que se aprende na graduação em Ciências do Consumo? 

A faculdade de Ciências do Consumo da ESPM se baseia em três pilares: Tecnohumanismo; Pesquisa de Mercado e de Comportamento Humano; Diversidade e Inclusão. O aluno aprende disciplinas atuais como sociologia do futuro, economia comportamental, neurociências e bioética. A grade curricular também contempla temas clássicos como sociologia, antropologia, psicologia e política, além de gestão e marketing. Como se pode perceber, o curso tem uma abordagem ampla, já que, para desenvolver produtos e projetos que atendam às demandas do consumidor e das empresas, é fundamental entender a sociedade e seus anseios. 

 

Grade curricular de Ciências do Consumo 

Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM: 

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

Introdução à Sociologia
Escolas Antropológicas
Introdução à Filosofia
Princípios de Marketing
Psicologia Geral
História Contemporânea
Raciocínio Lógico e Analítico
Introdução às Finanças
LifeLab 1
CI-Lab I
Extensão I

 
2° Semestre

Sociologia Funcionalista
Culturalismo
Filosofia Contemporânea I
Estratégia de Marketing
Psicanálise
Métodologias Quantitativas
Sociedade do Consumo I
LifeLab 2
CI-Lab II
Extensão II

3° Semestre

Finanças Comportamentais
Microeconomia
Teoria Crítica
Antropologia Social
Tecnologias de Pesquisas
Filosofia Contemporânea II
Motivação e Emoção
Sociedade do Consumo II
LifeLab 3
CI-Lab III
Extensão III

 
4° Semestre

Macroeconomia
Sociologia das Interações
Pensamento Estruturalista
Filosofia Política
Neurociências e Comportamento
Marketing Aplicado
Metodologias Qualitativas
Diversidade, Equidade e Inclusão
LifeLab 4
CI-Lab IV
Extensão IV

5° Semestre

Gestão Estratégica
Sociologia Brasileira I
Interpretativismo
Ciência Política
Neurociências do Consumo

 

MINORS

Investigações de Campo
Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
Introdução ao mercado de luxo
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca

 

6° Semestre

Análise de Tendências
Sociologia Brasileira II
Antropologia Brasileira
Política Brasileira
Psicologia Social
PGC 1

 

MINORS
Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
Comunicação e estratégias de marketing de luxo
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding

7° Semestre

Pós-Modernistas
Antropologia das Religiões
Democracia e Autoritarismo
Psicologia das Organizações
PGC 2

 

MINORS
Marketing social e ambiental
Gestão de serviços em luxo
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Tecnologias de Coleta de Dados

 
8° Semestre

Construção de Cenários
Consumer Insights
Sociologia Decolonial
Antropologia do Consumo
Geopolítica
PGC 3

 

MINORS
Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
ESG no luxo
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change

– Libras 

Qual a duração do curso de Ciências do Consumo? 

4 anos (8 semestres).  

 

O que faz quem se forma em Ciências do Consumo? 

De maneira geral, quem se gradua na faculdade de Ciências do Consumo trabalha com pesquisas que avaliam o comportamento humano e o mercado. Mas a diversidade da grade curricular do curso da ESPM forma profissionais com bagagem para trabalhar em áreas atuais como empreendedorismo, terceiro setor, gestão de diversidade, educação, produção de conteúdo e moda, entre outras. 

 

Quanto ganha um cientista do consumo?

Confira a seguir a média salarial para algumas funções iniciais dessa área:

Consumer Insight Analyst R$ R$ 6,3 mil 
Analista de Dados R$ R$ 4 mil 
Research analyst R$ 5,9 mil 
Analista de inteligência de mercado R$ 4,5 mil 

Analista de pesquisa de mercado R$ 4,2 mil 
 

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil pesquisados em outubro de 2022.


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Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.