ESPM > Blog >

Conheça as áreas de atuação em Jornalismo

A transformação digital abriu novos caminhos para o jornalista. Conheça os principais 

 

A transformação digital fez surgir novos segmentos de trabalho para jornalistas, além dos meios tradicionais – jornais, revistas, rádio e televisão. Maria Elisabete Antonioli, coordenadora de  Jornalismo da ESPM  São Paulo, lista as áreas de atuação em jornalismo e o que se faz em cada uma delas. 

 

IMPRENSA TRADICIONAL 

A capacidade de bons jornalistas continua sendo fundamental para os veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio e TV e seus respectivos produtos digitais. Esses veículos exigem profissionais com habilidades investigativas e curiosidade, especialmente agora que há uma grande quantidade de dados disponíveis para produzir reportagens de alta qualidade, que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade.  

 

VEÍCULOS DIGITAIS 

As mudanças na sociedade sempre influenciaram o jornalismo, que se adaptou às novas plataformas e modelos de negócio, incluindo os veículos de comunicação nativos digitais como o jornal Nexo e a Agência Pública. Nesse ambiente também existem sites segmentados e blogs que fornecem ao público notícias diferenciadas da grande imprensa.  

 

AGÊNCIAS DE FACT CHECKING 

As agências de checagem de informações surgiram diante da avalanche de fake news que tomou o Brasil. Pools de veículos de imprensa se uniram para criar núcleos de verificação de fatos e notícias divulgadas na internet e nas redes sociais. Algumas agências trabalham exclusivamente em período eleitoral. 

 

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA 

Mesmo com agências especializadas que prestam serviços em assessoria de imprensa, existem empresas que preferem ter um departamento interno de comunicação. As organizações que escolhem uma empresa especializada contam com serviço de produção de textos, coordenação de site e redes sociais, planejamento estratégico de comunicação, entre outras atividades. 

 

AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO 

Prestam serviços de confecção de material de comunicação com o público interno e externo, organizam coletivas, agendam entrevistas com executivos, cuidam da imagem da empresa, produzem conteúdo para redes sociais e qualquer material interno e externo de divulgação corporativa. 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Assessores podem trabalhar em órgãos públicos, agências e como autônomos. Os profissionais que atuam nas duas últimas áreas prestam atendimento a personalidades e respondem solicitações de jornalistas de diferentes segmentos. O assessor tem como principal objetivo zelar pela imagem do seu cliente, podendo utilizar técnicas de comunicação construtiva para mudar a forma como a personalidade é vista pelo público.  

REDES SOCIAIS 

O jornalista produz conteúdo para uma empresa, marca ou personalidade a fim de criar engajamento, melhorar a identificação do cliente com o produto ou serviço, divulgando material informativo de qualidade. 

 

PODCASTS 

O podcast é uma ótima plataforma para reportagens de fôlego e, claro, para divulgar as notícias do dia ou a análise de fatos importantes. Nesse ambiente em ascensão, o jornalista pode fazer as reportagens que vão ao ar ou trabalhar como produtor de conteúdo. 

 

STORYTELLING 

Não raro as agências de publicidade recrutam jornalistas para escrever um storytelling, já que esse profissional é bom em captar informações e selecionar o que é importante, de acordo com o objetivo da história que se quer contar. 

 

Conheça 15 profissões em jornalismo 

 

1. Editor de mídias sociais 

 

2. Podcaster 

 

3. Checador de fatos ou fact checker 

 

4. Jornalista especializado 

 

5. Correspondente internacional 

 

6. Produtor de conteúdo 

 

7. Produtor de reportagem 

 

8. Freelancer 

 

9. Assessor de imprensa 

 

10. Storyteller 

 

11. Fotojornalista 

 

12. Repórter 

 

13. Editor 

 

14. Redator-chefe ou editor-chefe 

 

15. Diretor de redação 

 

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.