A transformação digital abriu novos caminhos para o jornalista. Conheça os principais
A transformação digital fez surgir novos segmentos de trabalho para jornalistas, além dos meios tradicionais – jornais, revistas, rádio e televisão. Maria Elisabete Antonioli, coordenadora de Jornalismo da ESPM São Paulo, lista as áreas de atuação em jornalismo e o que se faz em cada uma delas.
IMPRENSA TRADICIONAL
A capacidade de bons jornalistas continua sendo fundamental para os veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio e TV e seus respectivos produtos digitais. Esses veículos exigem profissionais com habilidades investigativas e curiosidade, especialmente agora que há uma grande quantidade de dados disponíveis para produzir reportagens de alta qualidade, que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade.
VEÍCULOS DIGITAIS
As mudanças na sociedade sempre influenciaram o jornalismo, que se adaptou às novas plataformas e modelos de negócio, incluindo os veículos de comunicação nativos digitais como o jornal Nexo e a Agência Pública. Nesse ambiente também existem sites segmentados e blogs que fornecem ao público notícias diferenciadas da grande imprensa.
AGÊNCIAS DE FACT CHECKING
As agências de checagem de informações surgiram diante da avalanche de fake news que tomou o Brasil. Pools de veículos de imprensa se uniram para criar núcleos de verificação de fatos e notícias divulgadas na internet e nas redes sociais. Algumas agências trabalham exclusivamente em período eleitoral.
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Mesmo com agências especializadas que prestam serviços em assessoria de imprensa, existem empresas que preferem ter um departamento interno de comunicação. As organizações que escolhem uma empresa especializada contam com serviço de produção de textos, coordenação de site e redes sociais, planejamento estratégico de comunicação, entre outras atividades.
AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO
Prestam serviços de confecção de material de comunicação com o público interno e externo, organizam coletivas, agendam entrevistas com executivos, cuidam da imagem da empresa, produzem conteúdo para redes sociais e qualquer material interno e externo de divulgação corporativa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessores podem trabalhar em órgãos públicos, agências e como autônomos. Os profissionais que atuam nas duas últimas áreas prestam atendimento a personalidades e respondem solicitações de jornalistas de diferentes segmentos. O assessor tem como principal objetivo zelar pela imagem do seu cliente, podendo utilizar técnicas de comunicação construtiva para mudar a forma como a personalidade é vista pelo público.
REDES SOCIAIS
O jornalista produz conteúdo para uma empresa, marca ou personalidade a fim de criar engajamento, melhorar a identificação do cliente com o produto ou serviço, divulgando material informativo de qualidade.
PODCASTS
O podcast é uma ótima plataforma para reportagens de fôlego e, claro, para divulgar as notícias do dia ou a análise de fatos importantes. Nesse ambiente em ascensão, o jornalista pode fazer as reportagens que vão ao ar ou trabalhar como produtor de conteúdo.
STORYTELLING
Não raro as agências de publicidade recrutam jornalistas para escrever um storytelling, já que esse profissional é bom em captar informações e selecionar o que é importante, de acordo com o objetivo da história que se quer contar.
Conheça 15 profissões em jornalismo
1. Editor de mídias sociais
2. Podcaster
3. Checador de fatos ou fact checker
4. Jornalista especializado
5. Correspondente internacional
6. Produtor de conteúdo
7. Produtor de reportagem
8. Freelancer
9. Assessor de imprensa
10. Storyteller
11. Fotojornalista
12. Repórter
13. Editor
14. Redator-chefe ou editor-chefe
15. Diretor de redação
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