Diretores acadêmicos contam quais são as características marcantes que fazem parte do DNA da Escola
O que torna a ESPM uma instituição de ensino renomada e referência nas áreas de Comunicação, Marketing, Tecnologia e Negócios? Essa foi a pergunta respondida no episódio 80 do Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho. Frederike Mette, Diretora Acadêmica de Negócios e Tecnologia, e Cristiano Amaral, Diretor Acadêmico de Comunicação e Artes, explicaram quais são os diferenciais da Escola e o que os estudantes encontram em nossos cursos.
1. Marketing como visão de mundo
Um dos nossos pilares mais importantes, a ESPM é conhecida no mercado como uma grande autoridade na área de Marketing. Para a Escola, o Marketing é visto como algo estratégico, que está completamente ligado a forma como enxergamos o mundo e os negócios e isso está presente em todos os nossos cursos, como o Direito.
“O Marketing como uma visão de mundo te ajuda a enxergar melhor como a sociedade funciona, quais são as pressões que acontecem, de onde virão as próximas necessidades de legislação ou digitalização. É um movimento social. O Marketing te ajuda a ter essa perspectiva de sociedade de um jeito melhor, mais apurado, que te torna um advogado mais ‘antenado’ com o que acontece no mundo”, explica Cristiano.
“Formamos o profissional olhando para a organização, pensando no marketing estratégico e transversal como sendo o motor dela, de que forma eu vou modelar o negócio a ponto de torná-lo viável. Mas, também olhamos para a sociedade e buscamos criar negócios que a atendam. Independente daquilo que vou entregar para o mercado, preciso entender o comportamento de quem vai utilizar”, complementa Frederike.
Para Cristiano, o Marketing é uma área que sofre de uma falta de entendimento por parte das pessoas. “Eu acho que existem duas coisas que afetam muito a visão do Marketing. Uma delas é achar que é só propaganda e o outro problema é enxergar como uma coisa ruim, como uma disciplina de manipulação, de enganar os consumidores. O Marketing, como disciplina, como forma de pensar, é de natureza boa, é para ajudar as pessoas e transformar a sociedade”.
2. Pensamento disruptivo
Outra coisa que está no DNA da ESPM é formar profissionais que tenham capacidade de pensar fora da caixa. “Independentemente da profissão que eles forem seguir ou da formação que tiverem, o que a gente propõe é trazer experiências e jornadas onde eles consigam ter ideias transformadoras e disruptivas dentro das carreiras deles”, destaca Mette.
3. Aprendizado constante
Hoje, cada vez mais, as profissões estão deixando de ser lineares, por isso, é importante que o profissional se mantenha sempre atualizado. Pensando nisso, a ESPM aposta no conceito de Lifelong Learning e proporciona aos estudantes a oportunidade de se desenvolverem de forma contínua ao longo de toda a sua vida profissional.
“Preparamos o profissional para que ele não tenha uma trajetória linear, caso ele queira mudar de área, se tornar empreendedor ou criar uma startup e depois voltar para o mundo corporativo. Independentemente do que escolher se formar, ele está se transformando ao longo do tempo”, pontua a diretora.
4. Contato com o mercado
Desde o 1º semestre, os estudantes têm contato com o mercado e com profissionais e empresas de relevância que fazem parte dele, seja por meio de disciplinas práticas, participação de núcleos ou laboratórios. Essas atividades fazem os jovens praticarem o que eles aprendem em sala de aula e contribuem para aumentar o índice de empregabilidade dos formandos, como explica Frederike.
“Como tem essa participação muito ativa da academia com o mercado, o mercado já acaba atraindo nossos talentos no meio ou no início da graduação para programas de estágio ou trainee. Então, esse relacionamento de ser uma Escola feita para o mercado e com o mercado é o nosso DNA também, que vem desde a fundação da ESPM”.
Caso o estudante não queira entrar em programas de estágio ou trainee, ele pode estar inserido no mercado de forma indireta, participando das nossas entidades estudantis, como a ESPM Social e a ESPM Júnior. Elas também conectam o estudante com o mercado, sejam com ONGs, empresas do terceiro setor etc.
5. Capacidade de utilizar e se adaptar às tecnologias
Segundo nossos diretores, um dos maiores desafios da ESPM e de toda a Educação, não só no Brasil como no mundo, é como utilizar a tecnologia a favor do aprendizado, como uma aliada e não ocupando um papel de formadora. “É um desafio porque a tecnologia está mudando e nós, como professores, ainda estamos nos adaptando e descobrindo os melhores caminhos”, comenta Frederike.
Para Cristiano, existe uma competência que precisa ser desenvolvida pelos estudantes para que eles possam utilizar melhor as ferramentas de IA. “Tem que ter pensamento crítico, uma forma de pensar que te faça extrair o melhor da inteligência artificial. Isso também é algo que a gente precisa levar para dentro da sala de aula. Temos que ensinar a fazer a pergunta”.
Embora a ESPM assuma o compromisso de apresentar para o estudante o que ele vai encontrar no mercado, Amaral reforça que a tecnologia é algo que se transforma sempre. Por isso, é primordial preparar o estudante mentalmente para que ele possa se adaptar às diferentes ferramentas que irão surgir com o tempo.
“Se a gente preparar a cabeça do estudante, qualquer tecnologia que vier pela frente, ele vai conseguir lidar de alguma maneira. Não podemos ficar presos em uma tecnologia, porque um dia ela vai ficar obsoleta. O importante é a capacidade de pensar, de raciocinar, de conseguir se adaptar a novas tecnologias e realidades”, finaliza Cristiano.