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Entenda a diferença entre growth hacking e growth marketing

Saiba como estas abordagens de marketing são usadas para alcançar o público, engajar clientes e garantir o crescimento de marcas, negócios e pessoas

 

O marketing é amplamente reconhecido e utilizado como peça-chave em estratégias de comunicação e negócios no planeta todo. É uma área muito dinâmica, repleta de conceitos, termos, jargões e siglas – muitos deles em inglês – que surgem continuamente com o avanço das tecnologias e a constante inovação.

 

Entre os conceitos em alta atualmente no marketing digital, estão o growth hacking e o growth marketing; abordagens que oferecem perspectivas e estratégias diferentes para alavancar o crescimento.

 

Conheça as diferenças entre eles e como cada um pode contribuir para o sucesso de empresas, marcas e até mesmo personalidades públicas que buscam alcançar, engajar e converter seus públicos de forma eficiente.

 

Marketing digital

Antes de se aprofundar no growth, é importante entender o marketing digital, estratégia de marketing focada em canais online. Ele abrange diversas ferramentas e táticas, como SEO, redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e anúncios pagos, entre outros. Ele ajuda empresas, marcas e pessoas a alcançarem seus públicos e conquistarem resultados, como mais vendas ou maior engajamento.

 

Principais características

Objetivo: alcançar públicos específicos no ambiente digital.

Ferramentas: SEO, redes sociais, Google Ads, automação de marketing, e-commerce.

Resultados esperados: aumento de tráfego, geração de leads, conversões e vendas.

 

Exemplo de uso prático

Uma empresa que utiliza campanhas no Google Ads e cria conteúdos otimizados para SEO para atrair visitantes qualificados e aumentar vendas está utilizando o marketing digital.

 

Growth hacking

O growth hacking é uma abordagem focada em experimentação e criatividade para buscar o crescimento rápido e escalável. Ele busca soluções inovadoras, até mesmo além do marketing tradicional, usando testes e experimentos para descobrir o que funciona melhor.

 

Principais características

Foco: crescimento acelerado.

Abordagem: testes rápidos e uso intensivo de dados.

Ferramentas: testes A/B, integrações de APIs, estratégias virais e automação.

 

Exemplo de uso prático

Aplicativos que oferecem prêmios ou benefícios para quem indicar amigos, aumentando rapidamente o número de usuários, é uma das estratégias do growth hacking.

 

Growth marketing

O growth marketing é uma evolução do growth hacking, mas com um foco maior no cliente e no crescimento sustentável. Ele acompanha toda a jornada do cliente – desde a aquisição até a retenção – e utiliza dados para personalizar e otimizar experiências.

 

Principais características

Foco: crescimento sustentável, centrado no cliente.

Abordagem: estratégica e orientada por dados, com ênfase na retenção e fidelização.

Ferramentas: automação de marketing, CRM, análise de dados.

 

Exemplo de uso prático

Uma marca que utiliza automação para enviar e-mails personalizados baseados no comportamento do cliente e promove campanhas para aumentar o Lifetime Value (LTV) está praticando growth marketing.

 

Integração

Combinar as três abordagens em estratégias integradas pode gerar resultados ainda mais expressivos. Por exemplo: usar o marketing digital para atrair clientes por meio de SEO e anúncios pagos; implementar o growth hacking para criar campanhas virais e atrair atenção rapidamente; e adotar o growth marketing para fidelizar os clientes conquistados e garantir crescimento sustentável.

 

Glossário

SEO (Search Engine Optimization): práticas e técnicas usadas para melhorar a posição de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google.

API (Application Programming Interface): ferramentas e padrões que permitem a integração e a comunicação entre diferentes sistemas ou aplicativos.

CRM (Customer Relationship Management): estratégias e ferramentas usadas para gerenciar o relacionamento e a interação de uma empresa com seus clientes.

LTV (Lifetime Value): métrica que calcula o valor total que um cliente gera para uma empresa durante todo o tempo que permanece como cliente.

 

 

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Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.