Especialista explica como funciona essa pós-graduação de excelência científica, para que serve e como funciona
Nem todo mundo sabe, mas o profissional que conquistou um doutorado pode fazer pós-doutorado. Nesse curso, o pesquisador estuda problemas com o intuito de trazer soluções inéditas para uma empresa ou para a sociedade. Eliza Casadei, coordenadora do programa de pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM, explica o que é e como funciona o pós-doutorado. Confira a seguir:
O que é pós-doutorado
É um estágio de pesquisa destinado aos profissionais interessados em se aprofundar em um tema determinado. O trabalho é feito a partir de um acordo entre o doutor e a universidade e é realizado em conjunto com profissionais de instituições de ensino brasileiras ou de outros países.
Para que serve
As pesquisas respondem perguntas e apresentam soluções para atender demandas reais do mercado e da sociedade. Portanto, trata-se de um estudo cuja finalidade é ser colocado em prática para criar ou solucionar alguma coisa.
Para quem é indicado
É destinado a qualquer doutor interessado em fazer uma pesquisa em conjunto com profissionais que atuam em outras universidades.
Como funciona
O pesquisador procura a universidade com a qual pretende trabalhar para apresentar a sua ideia. A pesquisa deve ter pelo menos 6 meses e um máximo 5 anos de duração e as regras de ingresso e remuneração variam conforme a instituição de ensino.
Bolsas de estudo
Se tiver interesse, o estudante tem a opção solicitar financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O que vem depois do pós-doutorado?
O pós-doutorado é sinônimo de excelência em conhecimento e pesquisa científica. Portanto, o profissional que conquista essa formação está apto para seguir investigando temas relevantes, sempre com foco na transformação e na resolução de uma questão.
Conheça o programa da pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM