ESPM > Blog >

Faculdade de Administração: tudo o que você precisa saber

Entenda como é o curso de ADM, para quem serve e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho 

 

A faculdade de Administração forma profissionais versáteis que podem atuar em vários segmentos, desmistificando a ideia de que o administrador lida com questões burocráticas a maior parte do tempo. Isso é um engano, porque estudar Administração abre possibilidades para quem gosta de inovar, seja empreendendo, seja coordenando equipes e projetos em empresas, ONGs e grandes eventos, por exemplo. Segundo Marcelo Guedes, coordenador da graduação em Administração da ESPM Rio, essa graduação é superatual e com muitas oportunidades. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a formação na área:

 

Para quem é indicada a faculdade de Administração?

O curso é sob medida para pessoas criativas e dinâmicas que gostam de trabalhar para que as empresas cresçam, acompanhando as constantes mudanças do mercado e do mundo, sem deixar de lado os interesses da sociedade. Dessa maneira, a faculdade de Administração coloca no mercado profissionais interessados em desenvolver projetos e encontrar soluções que beneficiem o corporativo e o social. O administrador tem de ser uma pessoa que goste de trabalhar em equipe, que saiba ouvir os outros, que esteja aberto a mudanças e que assuma riscos.

 

Quais as vantagens de se formar em ADM?

Antigamente dizia-se que o curso de Administração era uma graduação para indecisos, mas essa ideia já não faz mais sentido. Isso porque a rapidez com que o mundo se transforma pede profissionais capacitados para acompanhar essas mudanças com agilidade, especialmente em momentos de crise. Em outras palavras, significa que o administrador é importante e necessário para implementar novos projetos e encontrar soluções para manter e melhorar o desempenho de qualquer empresa que queira se destacar.

 

O que se aprende no curso de ADM?

A faculdade de Administração da ESPM oferece uma grade curricular multidisciplinar que capacita o futuro profissional para desempenhar papeis em diversos segmentos. Finanças, Tecnologia, Operações, Ciências Sociais, Estratégia e Marketing são algumas disciplinas do curso, mas vale destacar que a graduação tem quatro trilhas de ensino que abordam conteúdos bem alinhados com as demandas atuais: Empreendedorismo, Indústria Criativa, Marketing e Digital.

 

Grade Curricular de Administração

Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM:

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

– Fundamentos de Marketing

– Finanças Aplicadas ao Mercado

– Fundamentos de Economia

– Empreendedorismo Disruptivo

– Inovação, Criatividade e Novos Modelos de Negócio

– Psicologia Organizacional

– Argumentação Oral e Escrita

– Business English 1

– LifeLab – Laboratório de Aprendizagem

 

2° Semestre

– Marketing Estratégico 

– Comportamento do Consumidor 

– Introdução à Aprendizagem Estatística 

– Lógica de Programação 

– Gestão de Custos e Preços 

– Design e Teoria das Organizações 

– Certificação 1 

– Business English 2 

– LifeLab 2

3° Semestre

– Análise da Conjuntura 

– Gestão de Marcas e Experiência

– Finanças Corporativas e Valor 

– Gestão de Operações

– Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional 

– Introdução à Ciência de Dados 

– LifeLab 3 

– Eletiva 1 

 
4° Semestre

– Gestão de Investimentos e Modelagem 

– Projetos de Marketing 

– Pensamento Contemporâneo: Filosofia e Sociologia 

– Pesquisas de Mercado e Análise de Tendências 

– Marketing de Serviços 

– Supply Chain Management 

– Certificação 2 

– LifeLab 4

– Eletiva 2

5° Semestre

– Gestão de Relacionamento e Customer Centric

– Marketing e Estratégias Digitais

– Modelos Preditivos para Tomada de Decisão 

– Acompanhamento de Carreira/Estágio Supervisionado 

– LifeLab 5 

– Eletiva 3

 
6° Semestre

– Estratégia Empresarial (business game) 

– Certificação 3

– Metodologia da Pesquisa (projeto TCC) 

– LifeLab 6 

– Eletiva 4 

– Eletiva 5 

7° Semestre

– Valuation de Projetos 

– Certificação 4 

– TCC I 

– Data Science Marketing 

– Eletiva 6 

– Eletiva 7 

 
8° Semestre

– Direito dos Negócios 

– Estratégias de Sustentabilidade

– TCC II 

– Eletiva 8 

– Eletiva 9 

– Eletiva 10 

– Libras

Noturno

1° Semestre

– Fundamentos de Marketing

– Empreendedorismo Disruptivo 

– Inovação, Criatividade e Novos Modelos de Negócio 

– Argumentação Oral e Escrita

– Business English 1 

– LifeLab – Laboratório de Aprendizagem


2° Semestre

– Marketing Estratégico

– Comportamento do Consumidor

– Lógica de Programação

– Design e Teoria das Organizações

– Business English 2 

– LifeLab 2 

3° Semestre

– Gestão de Marcas e Experiência 

– Introdução à Aprendizagem Estatística 

– Finanças Aplicadas ao Mercado

– Gestão de Operações 

– Certificação 1 

– LifeLab 3 

 
4° Semestre

– Projetos de Marketing 

– Fundamentos de Economia 

– Supply Chain Management 

– Introdução à Ciência de Dados

– Certificação 2

– LifeLab 4 

5° Semestre

– Análise da Conjuntura 

– Marketing de Serviços 

– Finanças Corporativas e Valor

– Acompanhamento de Carreira/Estágio Supervisionado

– Certificação 3

– LifeLab 5

– Eletiva 1 

 
6° Semestre

– Gestão de Investimentos e Modelagem 

– Gestão de Relacionamento e Customer Centric

– Psicologia Organizacional 

– Gestão de Custos e Preços

– Certificação 4 

– LifeLab 6 

– Eletiva 2 

7° Semestre

– Modelos Preditivos para Tomada de Decisão 

– Pesquisas de Mercado e Análise de Tendências 

– Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional 

– Pensamento Contemporâneo: Filosofia e Sociologia 

– Eletiva 3

 

8° Semestre

– Estratégia Empresarial (Business Game) 

– Data Science Marketing 

– Metodologia da Pesquisa (projeto TCC)

– Eletiva 4 

– Eletiva 5 

9° Semestre

– Valuation de Projetos 

– Marketing e Estratégias Digitais

– TCC I 

– Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional 

– Eletiva 6 

– Eletiva 7

 

10° Semestre

– Direito dos Negócios 

– Estratégias de Sustentabilidade e ESG 

– TCC II 

– Eletiva 8 

– Eletiva 9 

– Eletiva 10 

– Libras 36 h/a

 

Qual a duração do curso de Administração? 

De 4 a 5 anos (8 a 10 semestres)

 

O que faz quem se forma em Administração?

O profissional formado em ADM na ESPM entra no mercado capacitado para trabalhar em diversos segmentos. Seja tocando o próprio negócio, atuando na organização de eventos esportivos, culturais e festivais de música e de cinema, no setor financeiro, no varejo e em segmentos como os de beleza, alimentação e serviços. Já em grandes empresas, uma pessoa que cursou Administração pode trabalhar nas áreas de RH, marketing, logística e operações, entre outras.

 

Profissões e salários médios de Administração

Veja exemplos de de funções que um profissional de ADM pode exercer:

 

Analista de planejamento R$ 3,8 mil (R$ 3,740)
Analista de marketing R$ 3,5 mil (R$ 3,450)
Analista financeiro R$ 3,5 mil
Analista de logística R$ 3 mil
Analista de operações R$ 3 mil
Analista de recursos humanos R$ 3,5 mil 

 

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em outubro 2022

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.