ESPM > Blog >

Mestrado e doutorado sanduíche: veja como funcionam

Gerente de Internacionalização da ESPM fala sobre os benefícios e as oportunidades com a pós-graduação stricto sensu sanduíche

 

Mais do que uma experiência acadêmica, estudar em outra cultura, trocar conhecimentos com profissionais internacionais e acessar recursos acadêmicos diferenciados são oportunidades que transformam a formação de qualquer pessoa. E não é apenas o intercâmbio que proporciona isso; programas de mestrado e doutorado sanduíche também oferecem estes benefícios, entre muitos outros, como desenvolver uma visão global e trazer inovação às suas áreas de estudo e trabalho.

 

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com Michele Correa Lima Leal, gerente de Internacionalização da ESPM. Confira!

 

O que são o mestrado e o doutorado sanduíche?

São programas de pós-graduação stricto sensu cujo foco está no desenvolvimento de um projeto de pesquisa específico, com vínculo mantido na instituição de ensino superior de origem. O estudante passa um período determinado em uma instituição estrangeira, frequentemente sob a supervisão de um coorientador, para acessar recursos, como laboratórios, bibliotecas e tecnologias, metodologias ou expertise que enriqueçam sua pesquisa.

“O mestrado e o doutorado sanduíche não são apenas uma troca acadêmica geral, mas uma experiência profundamente alinhada ao avanço de uma investigação científica ou projeto acadêmico estruturado”, destaca Michele.

 

Curiosidade

A dinâmica, que combina períodos no país de origem e no exterior, é o que dá origem ao nome sanduíche, pois a experiência acadêmica é estruturada de forma intermediária, como se fosse um recheio.

 

As diferenças do mestrado e doutorado sanduíche para as versões tradicionais

As principais diferenças entre as pós stricto sensu tradicionais e as sanduíche são:

Internacionalização: enquanto as versões tradicionais são realizadas inteiramente na instituição de origem, os programas sanduíche permitem que o estudante desenvolva parte do seu trabalho acadêmico em outro país;

Colaboração internacional: geralmente, há a inclusão de um coorientador na instituição estrangeira, ampliando o alcance e enriquecendo as perspectivas da pesquisa;

Experiência personalizada: os projetos de pesquisa ou estágios são ajustados para atender ao interesse acadêmico do estudante e ao foco da instituição de destino, garantindo uma experiência única que vai além da convencional.

 

Quem pode se beneficiar das pós stricto sensu sanduíche

Os programas de mestrado e doutorado sanduíche estão disponíveis para pesquisadores e estudantes nesses níveis de estudos e pessoas que desejam:

  • Ampliação de redes acadêmicas e profissionais com interesse em pesquisa colaborativa e internacional;
  • Desenvolvimento global, buscando formação que abrange múltiplas culturas e práticas;
  • Foco na personalização: desejo de alinhar sua área de estudo às instituições com expertise específica;
  • Desejo de construir uma carreira internacional ou em áreas de destaque no mercado global.

 

Momento ideal e duração média do período no exterior

Michele explica que o programa é mais recomendado nas fases intermediárias ou finais dos estudos, quando o estudante já consolidou uma base sólida em sua área de conhecimento. Assim, é possível aplicar teorias em contextos internacionais e desenvolver a pesquisa com maior profundidade, aproveitando recursos e colaborações do exterior para aprofundar o trabalho.

 

Já o período de duração varia de acordo com o programa, o país de destino e o tipo de parceria entre a instituição de origem e a internacional. Em geral, temos:

Mestrado sanduíche: duração de 3 a 6 meses;

Doutorado sanduíche: período de 6 a 12 meses, podendo ser estendido em casos específicos.

 

Benefícios acadêmicos e profissionais

Os programas de mestrado e doutorado sanduíche oferecem uma combinação de benefícios acadêmicos e profissionais, como:

Acadêmicos
  • Ampliação do impacto da pesquisa, com acesso a recursos tecnológicos e bibliográficos avançados;
  • Possibilidade de coautorias internacionais, aumentando a visibilidade e a qualidade das publicações;
  • Experiência com metodologias e perspectivas de pesquisa diferentes.
Profissionais
  • Valorização no mercado de trabalho com uma vivência internacional, destacando a capacidade de trabalhar em cenários globais;
  • Conexão com professores, pesquisadores e colegas de diferentes países, ampliando a rede de contatos profissionais e acadêmicos;
  • Desenvolvimento de competências culturais, como adaptabilidade, fluência em outro idioma e experiência internacional.

 

Como funcionam o mestrado e doutorado sanduíche na ESPM

Na ESPM, os programas são desenhados para maximizar o aprendizado internacional. Além de permitir que estudantes realizem parte de seus estudos em instituições parceiras, eles podem acessar bolsas de apoio, como as da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Michele ressalta que o EPAP (Escritório de Projetos e Pesquisa Acadêmica) cuida da relação institucional entre a ESPM e a CAPES, divulgando editais e oportunidades específicas para programas de mestrado e doutorado sanduíche vinculados à agência. Esses editais diferem dos programas oferecidos diretamente pelas instituições parceiras da ESPM.

 

“Já o International Office é responsável pelas relações diretas com as instituições estrangeiras parceiras, sem intermediários. Em alguns casos, editais da CAPES também oferecem apoio à pesquisa para parceiros internacionais, e a ESPM atua nesse contexto para oferecer suporte adicional aos estudantes”, explica a gerente.

 

A ESPM também oferece suporte nestes programas acadêmicos, eliminando custos adicionais para estudantes em acordos de exchange.

 

Cursos da ESPM que fazem parte destes programas

Os programas geralmente abrangem cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de comunicação, marketing, administração e design. Contudo, outras podem ser incluídas, dependendo das oportunidades e parcerias internacionais disponíveis.

 

A profissional destaca: “estamos sempre atentos às novas possibilidades de parceria e oportunidades em diversas áreas de estudo. Acreditamos que a diversidade de temas e experiências enriquece ainda mais a formação dos nossos estudantes”.

 

Instituições internacionais vinculadas à ESPM

Uma ampla rede de instituições parceiras é vinculada à ESPM, situadas em países como Alemanha, Espanha, Portugal e Coreia do Sul, entre outros.

“A seleção da instituição é feita com base no alinhamento de interesses acadêmicos e profissionais do estudante, e é altamente recomendável agendar uma conversa com o International Office da ESPM para informações atualizadas e específicas”, explica Michele.

 

Suporte na integração com instituições internacionais

Na ESPM, os estudantes de mestrado e doutorado sanduíche encontram suporte personalizado para:

 

Orientação na escolha da instituição

Acompanhando interesses acadêmicos específicos e áreas de pesquisa.

 

Preparação documental

Auxílio em processos de inscrição, visto e bolsas.

 

Apoio à conexão acadêmica

Facilitando a interação com coorientadores, estágios e oportunidades de cotutoria.

 

Como se preparar para o mestrado e doutorado sanduíche

Para vivenciar ao máximo esta experiência, os estudantes podem:

  • Preparar-se linguisticamente: aprender ou reforçar o idioma do país de destino;
  • Participar de workshops interculturais para melhor adaptação em novos ambientes;
  • Pesquisar sobre a instituição de destino: conhecendo suas áreas de interesse e a cultura acadêmica local.

 

“A preparação é fundamental para o sucesso do estudante durante o período no exterior. Além de desenvolver competências linguísticas, é importante estar aberto às diferenças culturais e buscar informações detalhadas sobre a instituição escolhida”, finaliza Michele.

 

Tem interesse em fazer mestrado e doutorado sanduíche? Entre em contato com o nosso departamento International Office e confira todas as possibilidades e oportunidades disponíveis para você!

 

 

Picture of Carla Nogueira
Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.