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Novos doutorados da ESPM foram destaque no Valor Econômico

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Visando a flexibilidade para profissionais do mercado, a partir de 2025 a ESPM lança dois programas de doutorado recentemente aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. As aulas acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados, permitindo melhor adaptação à rotina dos alunos. Os novos cursos foram destaque na editoria de Carreiras do jornal Valor Econômico

 

O doutorado profissional e o doutorado acadêmico têm finalidades distintas, embora ambos concedam o título de doutor ou doutora aos seus concluintes. “O doutorado acadêmico é voltado para a produção de conhecimento teórico, com foco no avanço da ciência e na pesquisa conceitual”, diz Evandro Lopes, coordenador do programa de pós-graduação em Comportamento do Consumidor da ESPM. Geralmente, é direcionado a quem deseja seguir carreira acadêmica, como professores universitários e pesquisadores.

 

O Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM, com início em 12 de fevereiro de 2025, será realizado quinzenalmente às sextas e sábados, no campus ESPM Tech em São Paulo, com duração de seis semestres. As inscrições estão abertas até 21 de janeiro de 2025. Esse programa oferece duas linhas de pesquisa. “Pessoa, Sociedade e Consumo” focada em investigar as práticas de consumo de indivíduos, grupos e organizações, compreendendo como escolhem, compram, utilizam e descartam produtos, serviços, ideias e experiências. E Consumo, Inteligência e Estratégia que está centrada no estudo da obtenção e aplicação de informações sobre o comportamento do consumidor, abordando como as pessoas constroem seu papel como consumidoras e suas relações com marcas, levantando insights sobre processos de decisão e experiências de compra e descarte.

 

No Rio de Janeiro, o Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM será oferecido no campus ESPM Glória Villa-Aymoré, com aulas aos sábados e duração de oito semestres, começando em 15 de março de 2025. As inscrições encerram em 3 de fevereiro de 2025. Esse curso também conta com duas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica de Setores, Negócios e Territórios Criativos que explora como o conhecimento, inovação e empreendedorismo interagem para criar valor e gerar vantagens competitivas em empreendimentos criativos, e Design e Inovação de Processos e Produtos Criativos, que investiga o design tanto como uma indústria criativa independente, dinamizadora da economia, quanto em sua relação com outros setores criativos e culturais. Envolve o desenvolvimento de projetos, metodologias, pesquisas empíricas e reflexões no campo do design e da inovação, com foco nos processos e produtos criativos.

 

 

Confira a matéria aqui

 

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.