Visando a flexibilidade para profissionais do mercado, a partir de 2025 a ESPM lança dois programas de doutorado recentemente aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. As aulas acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados, permitindo melhor adaptação à rotina dos alunos. Os novos cursos foram destaque na editoria de Carreiras do jornal Valor Econômico.
O doutorado profissional e o doutorado acadêmico têm finalidades distintas, embora ambos concedam o título de doutor ou doutora aos seus concluintes. “O doutorado acadêmico é voltado para a produção de conhecimento teórico, com foco no avanço da ciência e na pesquisa conceitual”, diz Evandro Lopes, coordenador do programa de pós-graduação em Comportamento do Consumidor da ESPM. Geralmente, é direcionado a quem deseja seguir carreira acadêmica, como professores universitários e pesquisadores.
O Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM, com início em 12 de fevereiro de 2025, será realizado quinzenalmente às sextas e sábados, no campus ESPM Tech em São Paulo, com duração de seis semestres. As inscrições estão abertas até 21 de janeiro de 2025. Esse programa oferece duas linhas de pesquisa. “Pessoa, Sociedade e Consumo” focada em investigar as práticas de consumo de indivíduos, grupos e organizações, compreendendo como escolhem, compram, utilizam e descartam produtos, serviços, ideias e experiências. E Consumo, Inteligência e Estratégia que está centrada no estudo da obtenção e aplicação de informações sobre o comportamento do consumidor, abordando como as pessoas constroem seu papel como consumidoras e suas relações com marcas, levantando insights sobre processos de decisão e experiências de compra e descarte.
No Rio de Janeiro, o Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM será oferecido no campus ESPM Glória Villa-Aymoré, com aulas aos sábados e duração de oito semestres, começando em 15 de março de 2025. As inscrições encerram em 3 de fevereiro de 2025. Esse curso também conta com duas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica de Setores, Negócios e Territórios Criativos que explora como o conhecimento, inovação e empreendedorismo interagem para criar valor e gerar vantagens competitivas em empreendimentos criativos, e Design e Inovação de Processos e Produtos Criativos, que investiga o design tanto como uma indústria criativa independente, dinamizadora da economia, quanto em sua relação com outros setores criativos e culturais. Envolve o desenvolvimento de projetos, metodologias, pesquisas empíricas e reflexões no campo do design e da inovação, com foco nos processos e produtos criativos.
Confira a matéria aqui