Especialista explica como funciona essa pós-graduação, para que serve e para quem é indicada
O doutorado é um caminho de formação profissional no qual o estudante realiza uma pesquisa inédita para conquistar o título de doutor. Para destrinchar o que é doutorado e para quem é indicado, conversamos com Eliza Casadei, coordenadora do programa de pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM.
O que é doutorado
Essa pós-graduação stricto sensu dura cerca de cinco anos, dependendo da instituição de ensino, e gradua professores acadêmicos ou pesquisadores. No Brasil também existe o doutorado profissional, que consiste em formar profissionais capacitados para realizarem pesquisas que busquem a inovação e a transformação de processos que atendam às mudanças das empresas e da sociedade.
Para que serve
O doutorado é um curso em que o pesquisador se dedica a estudar um tema além do que já foi estudado, a fim de descobrir algo novo.
Para quem é indicado
Cientistas, professores e profissionais que buscam um olhar novo e aprofundado sobre problemas existentes, para encontrar hipóteses ou soluções originais e eficientes.
Como funciona
As instituições de ensino divulgam os editais com as regras para os cursos de Doutorado em seus sites. Dependendo da entidade, as vagas são anuais ou semestrais e é a universidade que determina o processo de seleção dos candidatos – entrevista, exames ou apresentação do projeto a uma banca examinadora.
Bolsas de doutorado
Cada universidade estipula suas próprias regras para a concessão de bolsas de estudos. Entretanto, existem programas como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece dois benefícios: PROSUP, que consiste no pagamento integral da mensalidade do estudante que não tem outra fonte de renda além do doutorado, e a PROSUP Taxas, que paga R$ 800,00 pela mensalidade. Outra alternativa é o estudante solicitar uma bolsa no Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).