ESPM > Blog >

O que é doutorado e para quem é indicado

Especialista explica como funciona essa pós-graduação, para que serve e para quem é indicada 

 

O doutorado é um caminho de formação profissional no qual o estudante realiza uma pesquisa inédita para conquistar o título de doutor. Para destrinchar o que é doutorado e para quem é indicado, conversamos com Eliza Casadei, coordenadora do  programa de pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM. 

 

O que é doutorado 

Essa pós-graduação stricto sensu dura cerca de cinco anos, dependendo da instituição de ensino, e gradua professores acadêmicos ou pesquisadores. No Brasil também existe o doutorado profissional, que consiste em formar profissionais capacitados para realizarem pesquisas que busquem a inovação e a transformação de processos que atendam às mudanças das empresas e da sociedade.   

 

Para que serve 

O doutorado é um curso em que o pesquisador se dedica a estudar um tema além do que já foi estudado, a fim de descobrir algo novo.  

 

Para quem é indicado 

Cientistas, professores e profissionais que buscam um olhar novo e aprofundado sobre problemas existentes, para encontrar hipóteses ou soluções originais e eficientes. 

 

Como funciona 

As instituições de ensino divulgam os editais com as regras para os cursos de Doutorado em seus sites. Dependendo da entidade, as vagas são anuais ou semestrais e é a universidade que determina o processo de seleção dos candidatos – entrevista, exames ou apresentação do projeto a uma banca examinadora.  

 

Bolsas de doutorado 

Cada universidade estipula suas próprias regras para a concessão de bolsas de estudos. Entretanto, existem programas como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece dois benefícios: PROSUP, que consiste no pagamento integral da mensalidade do estudante que não tem outra fonte de renda além do doutorado, e a PROSUP Taxas, que paga R$ 800,00 pela mensalidade. Outra alternativa é o estudante solicitar uma bolsa no Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.