ESPM > Blog >

O que é mestrado e para quem é indicado

Especialista explica como funciona essa pós-graduação, para que serve e para quem é indicada

 

Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre uma determinada área ou que pretendem atuar como docentes ou pesquisadores ingressam no mestrado. Para explicar o que é mestrado e para quem é indicado, conversamos com Eliza Casadei, coordenadora do programa de pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM. 

 

O que é mestrado 

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu que dura de dois a quatro anos e forma pesquisadores interessados em desbravar conhecimentos. Existem duas modalidades de mestrado: acadêmico e profissional. O primeiro, como o nome diz, gradua pessoas para se tornarem professores universitários ou pesquisadores de uma determinada área. Já o mestrado profissional é a opção de pesquisadores que trabalham para entender problemas existentes. 

 

Para que serve o mestrado 

O pesquisador elege um problema atual para ser estudado e apresenta ideias que podem ser aplicadas a essa questão, sem o compromisso de ter que encontrar uma solução. 

 

Para quem é indicado o mestrado 

A todos os profissionais que desejam produzir conhecimento e desenvolver algo que não está pronto, ou que pretendem ingressar na carreira acadêmica como docente ou pesquisador. 

 

Como funciona 

As universidades comunicam a abertura de vagas para o mestrado uma vez por ano ou a cada semestre. Como as instituições de ensino têm liberdade para estabelecer suas próprias regras de ingresso nessa modalidade de estudo, os interessados devem consultar regulamente os sites das universidades. 

 

Bolsas de mestrado 

Quando divulgam as vagas para mestrado, as universidades também comunicam as regras para a solicitação de bolsas de estudo, que variam conforme a instituição. Os alunos também podem requerer bolsas públicas. Uma alternativa é o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também é possível fazer a solicitação na Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), que possui dois tipos de bolsa: a PROSUP Integral, que paga a mensalidade e oferece remuneração para o estudante trabalhar na pesquisa, e a PROSUP Taxas, que fornece 800 reais para o estudante pagar a mensalidade, independentemente de o seu valor ser maior que essa quantia.  

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.