Coordenador de Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre explica tudo o que você precisa saber sobre a rotina desse profissional
O que faz um publicitário? Essa foi uma das perguntas feitas a Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, no epidódio #74 do Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho. O especialista explicou que esse segmento vive um momento fértil, já que o mercado mudou, e, consequentemente, a carreira tem mais possibilidades de trabalho.
Se antes a publicidade se restringia a campanhas e peças para jornais, revistas, rádio, TV e cinema, hoje as mídias são mais diversificadas. A carreira acompanhou essa expansão e, segundo Souza, é uma das mais horizontais que existe, porque lida com diversas fontes. Quem trabalha com publicidade precisa entender de arte, de estratégia e de tecnologia, por exemplo, e especialmente de pessoas.
“É uma profissão que lida com o ser humano e, para isso, se vale de conhecimentos transversais e essa horizontalidade é fabulosa”, comentou Souza. “Costumo dizer que é a única faculdade que permite que você tenha uma aula sobre fotografia e depois do intervalo de 15 minutos você entra numa aula sobre psicologia e vai estudar Freud. Eu costumo dar exemplos assim, porque isso tangibiliza muito o que é a nossa carreira”.
Profissional valorizado no exterior
A publicidade trabalha com construção de marca e marcas falam com pessoas. Por isso, os cursos de ponta são multidisciplinares e oferecem grande abrangência de saberes, que vão da redação de textos a finanças, formando profissionais completos, que sustentam cada vez mais e melhor a máxima de que a publicidade brasileira é de primeiro mundo.
No Festival de Publicidade Cannes, espécie de Copa do Mundo da publicidade realizada anualmente na França, o Brasil sempre está entre os primeiros países e é um dos mais premiados. Ou seja, o publicitário brasileiro é respeitado em todo o planeta. “Temos egressos da ESPM em diversas partes do mundo, nas maiores empresas do mundo, com premiações fabulosas. Algumas profissões são emblemáticas no Brasil e essa é uma delas. A gente tem as portas do mundo absolutamente abertas”, comentou o professor.
Em que áreas um publicitário atua
Um egresso do curso de Comunicação e Publicidade pode trabalhar em diversas funções:
- Publicitário: trabalha em agência ou empresa.
- Redator: redige textos de campanhas.
- Filmaker: dirige os filmes para campanhas ou inserções nas mídias digitais.
- Fotógrafo: produz material visual para campanhas e anúncios.
- Produtor de som: cria o som da marca, ou seja, define a sonoridade da melodia, do jingle ou da narração de uma peça que a empresa quer passar para o público de acordo com seu perfil.
- Social media: redige textos de campanhas e interage com o público nas redes sociais.
- Analista de marketing: desenvolve estratégias para o ambiente digital e analisa seus resultados.
- Analista de resultados: estuda retorno financeiro dos investimentos da marca em ações no TikTok, Instagram, televisão e portais de notícias.
- Gestor de influencers: esse é um cargo novo, que busca os influenciadores alinhados com o tom da marca e define o horário das postagens e as plataformas que vão ser adotadas.
- Roteirista de games: cria roteiros para jogos.
- Organizador de eventos: concebe eventos de todo o tipo, dos pequenos, só para influenciadores e jornalistas, aos grandes, para centenas ou milhares de consumidores ao mesmo tempo.
“A nossa profissão realmente abraça várias áreas, então dentro da mesma turma de faculdade eu costumo dizer que a gente vai ter todos esses perfis e eu acho que é isso que a torna a profissão tão bonita, tão relevante e que ajuda as marcas a se desenvolverem”, disse Souza. Como consequência, há emprego, renda e possibilidades de trabalho diversificadas.
A carreira é flexível
Se o estudante gosta de comunicação e de entender como as pessoas se comportam e por que elas fazem as escolhas que fazem, ele vai se encontrar em alguma ou algumas das possibilidades de atuação citadas anteriormente.
São muitas interfaces e um aspecto positivo é que o trabalho não é rígido. Nada impede que o profissional comece numa área e depois mude para outra. “Eu, por exemplo, comecei atuando em criação e por uma circunstância da vida recebi um convite para mudar e ir para dentro de marcas, de empresas. Então, trabalhei tanto na parte criativa, quanto de estratégia. Isso não é uma barreira, a gente vai somando experiência e muitas vezes é isso que as empresas querem”.
Publicidade precisa de pessoas com repertório
A publicidade é um ambiente extremamente eclético e quem lida bem com isso acaba tendo uma carreira muito dinâmica. As experiências vão se acumulando e o profissional fica mais interessante por sua bagagem de conhecimento. Ele vai construindo habilidades e não necessariamente vai desenvolver todas, e o foco nem é esse.
Mesmo que não vá trabalhar como fotógrafo, é importante o publicitário saber o que é uma boa fotografia. Esse é o grande ponto. Quem tem o olhar para dizer se uma fotografia faz sentido para a marca é o profissional de comunicação e publicidade.
Cada vez que uma marca aparece para alguém há uma curadoria por trás do que é visto ou ouvido. A marca não está à toa naquele momento no TikTok, numa rádio ou no Instagram com aquele influenciador. Tudo foi pensado pelos publicitários que trabalham nos bastidores para que tudo funcione e transmita exatamente a essência da marca. Essa é a alma da publicidade, saber achar os caminhos que façam sentido e sempre de uma maneira ética e correta.
O que a graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM oferece
É um curso robusto que prepara os estudantes para todas as áreas, já que as possibilidades de trabalho são diversificadas e horizontais. A faculdade tem uma relação forte com o mercado publicitário e todos os professores têm muita vivência prática no segmento.
O coordenador destaca também que todas as empresas que controlam as 25 marcas apontadas como as mais valiosas do Brasil no ranking da Interbrand, possuem ex-estudantes da ESPM em posições de liderança. E que boa parte dessas empresas colaboram em projetos em sala de aula com os estudantes dos três campi da faculdade (RJ, SP, POA). Ou seja, o mercado está dentro da sala de aula.
O curso conta com agências e empresas juniores e núcleos altamente qualificados para que, quando não está em sala de aula, o estudante possa trabalhar na área que escolheu, com orientação dos professores. Isso dá uma amplitude de atuação extremamente importante, porque num processo seletivo o preparo feito ainda na faculdade tem resultados positivos.
O projeto pedagógico diferenciado da ESPM também se traduz em nota máxima no Ministério da Educação. Entre os diferenciais, o curso também trabalha não só as hard skills, mas também as soft skills, que são as habilidades interpessoais que vão fazer a diferença no desempenho profissional. Afinal, não adianta dominar a técnica e não saber, de uma maneira bem simples e objetiva, lidar com pessoas. É necessário ter conhecimento humano, noções de liderança e capacidade de lidar com ambientes plurais.
O curso também contempla disciplinas eletivas e o estudante é direcionado para estudar as mais alinhadas com suas habilidades ou ele pode desenvolver uma nova habilidade. “Temos uma flexibilidade curricular que permite essa composição de disciplinas e isso é muito elogiado pelos estudantes. Acaba sendo um processo que abrange possibilidades das mais variadas, com diferenciais que tornam a nossa formação extremamente robusta e respeitada”, explicou Souza.
Saiba mais sobre a graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM