Pai do marketing fala sobre como as marcas podem se aproximar genuinamente dos consumidores e utilizar a inteligência artificial ao seu favor
No final do ano passado, Philip Kotler se tornou professor da ESPM. O pai do marketing ministrará o curso exclusivo Strategic H2H Marketing, no qual discutirá a fundo o marketing humanizado — as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Para celebrar, convidamos nossos seguidores nas redes sociais a enviarem perguntas para Kotler, que vão desde a aproximação genuína das marcas aos consumidores até a parceria entre a inteligência artificial e a humana nas campanhas.
Veja abaixo quais foram as respostas do novo professor da Casa do Marketing para algumas dessas questões:
Até onde a proximidade no Marketing H2H pode ir antes de gerar desconfiança? Como essas interações podem ser ampliadas globalmente sem perder a essência humana? – Enrico Paulini via Instagram
No Marketing H2H, construir confiança é a base de qualquer relacionamento significativo entre marcas e consumidores. Essa confiança depende de uma comunicação autêntica que não ultrapasse a linha para uma familiaridade excessiva, que pode parecer invasiva. Transparência e consistência são essenciais para garantir que a proximidade não se torne desconforto ou desconfiança. E relacionamentos levam tempo para acontecer. Imagine a relação entre duas pessoas – pode levar um bom tempo para se cristalizar. Com marcas é a mesma coisa.
Para escalar essas interações globalmente, é preciso equilibrar personalização e padronização. E para isso, é preciso ter uma grande clareza sobre a essência da empresa e da marca. Ferramentas digitais e insights baseados em dados ajudam a oferecer experiências personalizadas, mas devem ser um suporte para a comunicação humana genuína e empática, não um substituto. O objetivo é cocriar valor com o cliente, garantindo que mesmo em operações de grande escala, as interações sejam pessoais e significativas.
O “marketing agressivo” é uma boa ideia em termos de competitividade ou pode prejudicar a imagem da empresa? – Marcelo S. Racco via Instagram
O marketing agressivo pode chamar a atenção e aumentar as vendas no curto prazo, e por isso é tão sedutor. Mas, muitas vezes, vai contra os princípios do Marketing H2H, que priorizam empatia, transparência e cocriação. Quando as táticas se tornam muito insistentes ou insinceras, elas podem comprometer a reputação da empresa e a confiança dos clientes a longo prazo.
Ao invés de recorrer a estratégias de alta pressão, as empresas devem focar em compreender profundamente as necessidades de seus stakeholders e construir relacionamentos significativos e duradouros. O desafio está em encontrar o equilíbrio certo — ser proativo o suficiente para se destacar, mas cuidadoso para manter uma percepção de marca positiva e autêntica.
O marketing pode ser substituído no futuro por outra filosofia, teoria ou prática? Como tendências como a IA podem influenciar ou transformar isso? – Herve Carrara via Instagram
O marketing está em constante evolução, mas em vez de ser substituído, ele tende a incorporar novas filosofias e ferramentas para se manter relevante. Então o que teremos sempre são novas formas de se fazer marketing, e não necessariamente a sua substituição completa por outra teoria. Muitas ideias e processos novos têm surgido e têm sido incorporadas aos sistemas de marketing das empresas, o que é positivo.
No caso da IA, ele não se configura como nova filosofia de gestão, mas como um sistema de suporte que melhora a personalização, eficiência e automação. Embora a IA processe grandes volumes de dados e ajude a criar estratégias mais direcionadas, ela não consegue replicar a criatividade, a empatia e a profundidade relacional que o marketing centrado no ser humano proporciona. O futuro do marketing provavelmente envolverá uma parceria entre a inteligência humana e os avanços tecnológicos, onde o pensamento estratégico e a inteligência emocional continuarão sendo fundamentais nas interações com os clientes.
O que o marketing moderno pode reaprender com estratégias passadas e como essas lições podem ser aplicadas considerando o Marketing 5.0? – Lucas Aguiar via Instagram
O marketing moderno pode se beneficiar ao revisitar princípios fundamentais como construir confiança, promover conexões emocionais e priorizar relacionamentos de longo prazo. No passado, marcas de sucesso deram grande ênfase à interação pessoal, ao engajamento comunitário e à fidelidade do cliente. Esses elementos se alinham aos objetivos do Marketing 5.0, que integra valores centrados no ser humano com avanços digitais. Então, esses princípios sempre estiveram presentes e a tecnologia agora os torna mais acessíveis.
Ao combinar o relacionamento tradicional com ferramentas modernas, como abordagens omnichannel e a lógica dominante de serviços, as empresas podem criar uma experiência de cliente mais holística, empática e envolvente, promovendo crescimento sustentável. Algo que sempre esteve presente na filosofia do marketing.
Quais erros as empresas continuam cometendo em suas campanhas de marketing? – Talita Frederici via LinkedIn
Um problema recorrente em muitas campanhas de marketing é prometer demais e entregar de menos, o que corrói a confiança do consumidor. A ânsia pela venda rápida faz com que os profissionais de marketing e gestão tomem decisões que não são as melhores para o relacionamento futuro com seus clientes.
Outro erro frequente é focar exclusivamente nas metas de vendas, negligenciando a construção de relacionamentos significativos. O marketing bem-sucedido exige mais do que promoção de produtos — demanda uma abordagem genuinamente centrada no cliente, que atenda às necessidades e desejos do público e o faça voltar continuamente a comprar da empresa. A área de Vendas olha a venda no curto prazo. Marketing deve olhar também para as vendas recorrentes.
Além disso, muitas campanhas falham ao não se conectar emocionalmente ou ao ignorar os pontos de dor dos consumidores. O Marketing H2H incentiva as empresas a alinharem suas promessas de marca com ações autênticas e a oferecer experiências consistentes e positivas em todos os pontos de contato, reforçando a confiança e a lealdade a longo prazo.