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População da capital paulista encolhe pela primeira vez em 100 anos

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A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira, registrou sua primeira queda populacional em um século, segundo dados da Fundação Seade. Após atingir o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, o número de moradores diminuiu 0,7% até 2023. A retração é atribuída a fatores como o alto custo de vida, envelhecimento da população e redução na taxa de natalidade. Paralelamente, São Paulo subiu 28 posições no ranking das cidades mais caras do mundo, ocupando agora a 124ª colocação, segundo a consultoria Mercer.

 

Segundo o economista e especialista em políticas públicas e professor da ESPM Fábio Andrade, a redução da população paulistana está ligada a mudanças na pirâmide etária, busca por maior qualidade de vida e a possibilidade de trabalhar remotamente. “Muitas famílias tentam viver no entorno da capital, na faixa que vai até Campinas, favorecidas pela possibilidade de manter a renda de São Paulo enquanto reduzem custos com moradia e mensalidades escolares”, explica.

 

O fenômeno também reflete mudanças no comportamento de famílias, que têm migrado para cidades do interior em busca de qualidade de vida e custos reduzidos. Casos como o de Álvaro Doria e Ingrid Ferreira, que trocaram a capital por Indaiatuba, ilustram essa tendência. Além disso, especialistas alertam para os efeitos colaterais, como especulação imobiliária em municípios vizinhos. A notícia foi destaque na Folha de S. Paulo.

 

Fabio Pereira de Andrade 1

Fábio Andrade 

 

Confira a matéria aqui

 

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.