Além dos cargos nas agências, a digitalização vem criando outras oportunidades para quem atua no segmento
Quem se gradua em Comunicação e Publicidade tem muitas oportunidades de trabalho, especialmente porque a digitalização abriu espaço para novas atuações. “Surgiram várias profissões dentro da comunicação, exigindo mais interpretações, cuidados e capacitação e conhecimentos técnicos muito mais intensos. Muitas ainda nem têm nome definido, tamanha é a rapidez com que as necessidades vêm se apresentando dentro das agências”, afirma Eduardo França, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM no Rio de Janeiro. Entre os novos cargos, o professor listou 9 profissões. Para entender o que faz quem se forma em Publicidade, confira a seguir:
1. DIGITAL INFLUENCER
Produz conteúdos e atrai seguidores de maneira orgânica. Por meio de um plano de comunicação eficiente, com definição clara de objetivos e propostas para estimular o engajamento, movimenta os negócios atuando como porta-voz da economia criativa.
2. SOCIAL MEDIA
Trabalha em diferentes segmentos das mídias sociais, de acordo com a estratégia e o negócio em si. Cuida do branding, faz planejamento, produz conteúdo, monitora e faz o acompanhamento do engajamento.
3. VÍDEO MERCHANDISER
Com campanhas e abordagens visuais, pensadas para despertar emoções em todas as fases da experiência do consumidor ou usuário, constrói a percepção de marca.
4. PRODUTOR DE BRANDED CONTENT
Realiza a produção e a administração dos materiais de identidade corporativa em diversas plataformas e redes, tendo familiaridade com a jornada e as vivências do cliente nas estratégias omnichannel.
5. STORYTELLER
Este profissional trabalha para aumentar o engajamento ao despertar experiências emoções e memórias por meio do storytelling.
6. GERENCIADOR DE CRISES
Trabalha no gerenciamento de conflitos, especialmente nas redes sociais, e cuida para que os conteúdos e comunicações da marca, negócio, produto ou serviço impactem positivamente.
7. PRODUTOR DE PODCASTS/VIDEOCASTS
Produz conteúdos diversos, do jornalismo ao humor, que geram engajamento por conta de sua importância ou grau de divertimento.
8. ANALISTA (E DEMAIS NÍVEIS GERENCIAIS)
Por meio de diversas áreas do conhecimento, como psicologia, sociologia, antropologia e neurociência, busca estabelecer conexões comportamentais no desenvolvimento de valor agregado para uma marca, criação de estímulos e compreensão dos processos e jornada de consumo e compra, seja em ambientes físicos, online ou off-line.
9. PESQUISADOR/ANALISTA DE DADOS
Decifra e compreende o comportamento dos clientes em diversas plataformas, detecta possibilidades e auxilia na definição do planejamento de iniciativas cujo objetivo é aproximar os consumidores das marcas.