ESPM > Blog >

Veja como se preparar para o futuro do mercado de trabalho

Especialista em gestão de carreira e cultura digital dá dicas para encarar os desafios do mundo automatizado

 

Um relatório da consultoria McKinsey aponta que até 2030 entre 400 e 800 milhões de pessoas podem perder seus empregos em decorrência da automação. Isso é reflexo da transformação digital que vem ocorrendo no mundo, mas que ainda não vem sendo encarada com a seriedade que merece, e também porque muitas pessoas não sabem como se preparar para o futuro do mercado de trabalho.  

 

Confira a seguir 7 dicas para se preparar para o futuro: 

 

1. O trabalho humano vai resistir 

Mesmo que a automação e a inteligência artificial estejam substituindo muitas tarefas executadas por seres humanos, sempre será necessário alguém para programar e fazer o link entre as máquinas e as pessoas. Além disso, existem diversas profissões e atuações em que prevalece a interação humana. 

 

2. Invista no autoconhecimento 

O autoconhecimento é importante para o profissional identificar o que realmente gosta de fazer, já que ter consciência disso ajuda a definir seu perfil no trabalho. É importante, por exemplo, saber se você gosta de trabalhar em equipe ou sozinho, se gosta de atividades que envolvem criatividade e discussão com outras pessoas ou se prefere atividades que demandam mais isolamento e concentração. 

 

3. Determinadas soft skills sempre serão necessárias

Existem algumas habilidades que sempre serão importantes. Boa comunicação oral e escrita, domínio de outros idiomas além da língua materna, criatividade, espírito inovador e inteligência emocional para saber se relacionar com suas próprias emoções e com os outros são soft skills quer todo profissional deve cultivar sempre. 

  

4. Observe o mercado

Conforme o mundo muda, mudam as competências técnicas exigidas pelo mercado. Para se manter atualizado sobre essas demandas, cultive o hábito de periodicamente consultar sites de oferta de emprego como o LinkedIn. Assim é possível ficar a par das competências e habilidades que as empresas buscam e se atualizar para atender essas necessidades. 

 

5. Aprenda a estudar constantemente

Não existe mais o profissional de carreira, que trabalha a vida toda na mesma profissão. A palavra de ordem hoje é interdisciplinaridade, ou seja, quanto maior for o repertório de conhecimento e de aprendizagem, maior é a capacidade de adaptação ao mercado e de conquista de boas posições de trabalho. 

 

6. Cultive o letramento digital

No mundo de hoje, é indispensável entender como o universo digital funciona e saber trabalhar com suas ferramentas. Por isso é importante entender de tecnologia e até mesmo dominar minimamente habilidades como programação. 

 

7. Novas gerações percorrem novos caminhos

Antigamente era comum os filhos se espelharem na carreira de pais, professores ou de alguém que admiram para planejar sua trilha profissional. Entretanto, os modelos atuais de trabalho são muito distintos daquela época e por esse motivo é fundamental estar atento e se adaptar às rápidas transformações profissionais. 

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.