COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE ESPM

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Formando líderes do setor em todo mundo

NOTA MÁXIMA NO MEC

A excelência do ensino ESPM

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91% em nossas graduações

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

Está pronto para transformar sua paixão em uma carreira de sucesso?

Preencha com seus dados e fique por dentro de tudo sobre os processos seletivos de 2025.1.

Prepare-se para uma experiência educacional que vai além do esperado: inusitada!

Sobre o curso

O curso de Comunicação e Publicidade referência no país

Na ESPM, você adquire conhecimentos para se tornar um(a) profissional de comunicação transformador(a) em todas as áreas desse setor. Prepare-se para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, você alcançará o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-se capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.



Aqui você terá uma formação completa: ela é composta pelas disciplinas obrigatórias do curso (Major) e trilhas de especialização (Minors) que direcionam o foco da sua carreira, atividades práticas e disciplinas de desenvolvimento pessoal.
Personalização para sua carreira

Nova matriz 2025

Estrutura curricular

Conheça as disciplinas do curso

Turma de 2025.1

O curso de Comunicação e Publicidade ESPM é referência no país

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da ESPM-SP prepara os futuros profissionais para enfrentarem os desafios da comunicação contemporânea, desenvolvendo habilidades estratégicas, criativas, humanas e tecnológicas.

 

Durante o curso, há o conhecimento aprofundado sobre a gestão de marketing, os conceitos e as tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, formando um profissional capaz de questionar, inovar e transformar o mercado e a sociedade. Para concluir o curso, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) existem três possíveis formatos, sendo eles a pesquisa acadêmica, o projeto de consultoria ou projeto empreendedor.

 

Os egressos estão aptos a atuar em diversos modelos de negócios como agências, consultorias, empresas de setores variados, e, também, nas startups, apresentando domínio avançado em estratégias de marketing e comunicação. Eles são atentos às tendências, imersos na cultura digital e nos movimentos da sociedade, sendo profissionais versáteis e alinhados às novas demandas. Além disso, a ESPM incentiva uma postura ética, crítica e inovadora, capacitando os estudantes a transformar o mercado com soluções criativas, pensamento analítico e responsabilidade social. Cerca de 91% dos formandos já saem empregados ao final do curso e ocupam posições de destaque ao longo de suas carreiras.

Diferenciais

Currículo alinhado ao mercado

Conteúdo estruturado por um conselho de especialistas e que conecta fundamentos e tendências às demandas reais do mercado.

Especialização com minors

Personalize sua formação em áreas como criação e conteúdo, brand management, negócios de entretenimento e luxo, gestão de eventos e consumer insights.

Professores e especialistas renomados

Tenha aulas com profissionais atuantes e experientes, que trazem insights reais do mercado e aplicam teoria à prática.

Prática com empresas parceiras

Participe de dinâmicas com empresas parceiras para desenvolver soluções estratégicas e criativas.

Atividades práticas extracurriculares

Aplique seu conhecimento em nossos núcleos: arena (hub de criatividade e inovação) e ícone (consultoria de branding).

HUBS setoriais e eventos exclusivos

Construa seu networking e vivência profissional em eventos institucionais, como a maratona de criação e o festival creators.

Estrutura da formação

Escolha trilhas de especialização (minors) e personalize o curso com foco para a sua carreira 

Major

É a sua formação com as disciplinas obrigatórias.

Comunicação e Publicidade

Minors

Aqui você escolhe e estuda até 2 trilhas do seu curso.

DataMedia

Negócios de Entretenimento

Criação e Conteúdo

Brand Management

Gestão de Eventos

Consumer Insights

Trademarketing e Canais

Negócios de Luxo

Trilhas de outros cursos também estão disponíveis, com orientação da coordenação.

Sua formação

Destaque-se no mercado com um currículo diferenciado.

exemplo:

Formação em Comunicação e Publicidade com foco em DataMedia e Negócios de Entretenimento

Por que fazer a especialização com minors ?

Aprofundamento exclusivo em sua área de atuação

Um portfólio cuidadosamente curado pela ESPM, composto por disciplinas essenciais que constroem uma trilha de aprendizado focada em sua carreira, garantindo excelência e especialização.

Conexão direta com oportunidades da carreira

Estarão diretamente alinhadas às demandas do mercado, proporcionando um diferencial competitivo único em processos seletivos de estágios e programas de trainee, abrindo portas para as melhores oportunidades profissionais.

Projetos aplicados em parceria com grandes empresas

Uma imersão prática, com projetos reais desenvolvidos em colaboração com empresas de destaque, aproximando ainda mais o estudante das necessidades do mercado e das oportunidades de inovação.

Nova matriz curricular

Bases de conhecimento para compreender sua carreira

Período integral

  • Teoria da Comunicação
  • Fundamentos de Economia
  • MathMarketing
  • Criatividade
  • Estética e Comunicação
  • História da Propaganda
  • Photolab
  • Fundamentos de Marketing 
  • Filosofia e Ética
  • Lingua Portuguesa
  • LifeLab 1
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Literacia e Processos Criativos com IA
  • Linguagem e Comunicação
  • Métodos de pesquisa em comunicação
  • Planejamento de Campanha
  • Fotografia Publicitária
  • História do pensamento em marketing
  • Sociologia da mídia
  • Análise e Visualização de Dados 
  • Creative Lab
  • LifeLab 2
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Marketing Estratégico 
  • Comportamento do consumidor para comunicação
  • Produção Audiovisual 
  • Projetos Gráficos
  • Direção de Arte 
  • Fundamentos de Redação em Comunicação
  • Antropologia e Cultura Visual
  • Laboratório de Técnicas de Pesquisa de Cultura e Mídia
  • LifeLab 3
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Negócios no ambiente digital
  • Branding e Posicionamento
  • Plano de Marketing
  • Finanças aplicada à comunicação publicitária
  • Redação Avançada em Comunicação
  • Planejamento de mídia
  • Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
  • Projeto Integrado
  • Cidadania Digital
  • LifeLab 4
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Sua formação e especialização em áreas de conhecimento específicas

Período noturno

  • Canais de Marketing e Trade Marketing
  • Marketing de influência e Creators Economy
  • Cultura visual e sonora na comunicação
  • Interfaces e UX Design
  • Estatística e Raciocínio Analítico em Planejamento de Mídia
  • Storytelling
  • Artes e Cultura POP
  • Consumer Insights para Branding
  • Semiótica da marca
  • Mapeamento de público em entretenimento
  • Planejamento e Produção de eventos
  • Investigação de Campo
  • Branding no ponto de venda e Retail Media
  • Introdução ao mercado de luxo

Período noturno

  • Empreendedorismo e Inovação
  • Marketing e Gestão de Serviços
  • CRM e Gestão da experiência do cliente
  • PGE I 
  • Estudos quantitativos e qualitativos em mídia 
  • Portfólio e Festivais
  • Direção de Criação
  • Tecnologia na gestão de marcas
  • Personal Branding
  • Storytelling em entretenimento
  • Aspectos Legal e Tributários em Eventos e Promoção
  • Análise de Tendências
  • Dados e Tecnologia em Trade marketing e Canais
  • Comunicação e estratégias de marketing de luxo

Período noturno

  • Gestão Financeira e Métricas de marketing
  • Projetos de Experiência de marca
  • Gestão de Imagem e Reputação
  • PGE II 
  • Digital, OOH e OOW
  • Omnichannel Mídia
  • Criação e comunidades digitais
  • Criação de conteúdo transmídia
  • Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
  • Gestão de recursos em entretenimento
  • Gestão de recursos em eventos
  • Tecnologias de Coletas de Dados
  • Gestão de recursos em Trade marketing
  • Gestão de serviços em luxo

Período noturno

  • Social Impact: Advertising for Social Good
  • PGE III
  • Gestão e Métricas de Mídia Integrada
  • Arts & Crafts
  • Tecnologias Interativas
  • Gestão de marcas globais
  • Community Engagement and Social Change
  • Branded Entertainment
  • Projeto de eventos e Promoção
  • Consumer insights 
  • Gestão de recursos em Trade marketing
  • ESG no luxo

Professores inspiradores

"O curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP forma profissionais competitivos, preparados para mudanças e adeptos da tecnologia. Voltados a solucionar problemas de pessoas, os egressos são críticos, estrategistas e práticos. A inovação e a adaptação rápida às exigências do mercado fazem parte da formação, que inclui diversas áreas especialistas e núcleos práticos onde os estudantes aplicam seus conhecimentos em projetos reais, ganhando experiência, exercitando a liderança e desenvolvendo novas habilidades."

Carga horária total

3060h

Horário

Das 7h30 às 17h40 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

Local

Campus Álvaro Alvim

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

mensalidade

R$ 6.542,00

valor referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

O curso de Comunicação e Publicidade ESPM é referência no país

A graduação em Comunicação e Publicidade oferece a aprendizagem de um amplo conjunto de competências e habilidades que permitem a integração do aluno ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente por profissionais capazes de responderem eficazmente à gestão da comunicação e do marketing, através de estratégias e táticas inovadoras.

 

Para melhor aprofundar os seus conhecimentos, os alunos familiarizam-se com as oportunidades, métodos e ferramentas na área da comunicação e do marketing, para abordar as possibilidades, desafios e preocupações colocadas em mercados altamente competitivos pela extensa presença e utilização de meios de comunicação e tecnologias emergentes.

 

Em qualquer cargo ou função empresarial, você deve ser capaz de transmitir suas ideias de maneira que gerem debates, consensos, decisões e ações ponderadas. Comunicar a sua mensagem com equilíbrio, confiança e convicção é uma habilidade primordial de líderes.

Este programa é projetado para futuros profissionais interessados ​​em desenvolver habilidades de comunicação essenciais para se tornarem comunicadores mais persuasivos e confiáveis ​​em uma variedade de ambientes e negócios.

Diferenciais

Currículo alinhado ao mercado

Conteúdo estruturado por um conselho de especialistas e que conecta fundamentos e tendências às demandas reais do mercado.

Especialização com minors

Personalize sua formação em áreas como criação e conteúdo, brand management, negócios de entretenimento e luxo, gestão de eventos e consumer insights.

Professores e especialistas renomados

Tenha aulas com profissionais atuantes e experientes, que trazem insights reais do mercado e aplicam teoria à prática.

Prática com empresas parceiras

Participe de dinâmicas com empresas parceiras para desenvolver soluções estratégicas e criativas.

Atividades práticas extracurriculares

Aplique seu conhecimento em nossos núcleos: arena (hub de criatividade e inovação) e ícone (consultoria de branding).

HUBS setoriais e eventos exclusivos

Construa seu networking e vivência profissional em eventos institucionais, como a maratona de criação e o festival creators.

Estrutura da formação

Escolha trilhas de especialização (minors) e personalize o curso com foco para a sua carreira 

Major

É a sua formação com as disciplinas obrigatórias.

Comunicação e Publicidade

Minors

Aqui você escolhe e estuda até 2 trilhas do seu curso.

Brand Management

Creative Management

Entretainment Management

Trilhas de outros cursos também estão disponíveis, com orientação da coordenação.

Sua formação

Destaque-se no mercado com um currículo diferenciado.

exemplo:

Formação em Comunicação e Publicidade com foco em Brand Management

Por que fazer a especialização com minors ?

Aprofundamento exclusivo em sua área de atuação

Um portfólio cuidadosamente curado pela ESPM, composto por disciplinas essenciais que constroem uma trilha de aprendizado focada em sua carreira, garantindo excelência e especialização.

Conexão direta com oportunidades
da carreira

Estarão diretamente alinhadas às demandas do mercado, proporcionando um diferencial competitivo único em processos seletivos de estágios e programas de trainee, abrindo portas para as melhores oportunidades profissionais.

Projetos aplicados em parceria com grandes empresas

Uma imersão prática, com projetos reais desenvolvidos em colaboração com empresas de destaque, aproximando ainda mais o estudante das necessidades do mercado e das oportunidades de inovação.

Nova matriz curricular

Bases de conhecimento para compreender sua carreira

Período integral

  • Teorias da Comunicação
  • Filosofia e Ética
  • Estética e Comunicação
  • Língua Portuguesa
  • Fundamentos de Marketing
  • Fundamentos de Economia
  • Criatividade e Inovação
  • Projeto Integrado 1
  • LAB – Fotografia (Pré-requisito para Fotografia Publicitária)
  • LAB – Matemática e Estatística (Pré-requisito para Análise e Visualização de dados)
  • LifeLab 1
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Sociologia e Dinâmicas Comunicacionais
  • Mídia, Comunicação e Teoria Social
  • Linguagem e Comunicação
  • Planejamento de Campanha
  • Fundamentos de Redação em Comunicação
  • Fotografia Publicitária
  • História do pensamento em marketing
  • Direção de Arte Gráfica
  • Análise e Visualização de Dados
  • Projeto Integrado 2
  • LAB – Tecnologias em Design Gráfico (Co-requisito para Direção de Arte Gráfica e Pré-requisito para Linguagem Visual e Produção Gráfica)
  • LifeLab 2
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Antropologia e Cultura Visual
  • Produção Audiovisual
  • Marketing Estratégico
  • Consumo e Comportamento
  • Pesquisa de Mercado Qualitativa
  • Linguagem Visual e Produção Gráfica
  • Direção de Arte Audiovisual
  • Redação Avançada em Comunicação
  • LAB – Edição de Vídeo (Co-requisito para Produção Audiovisual)
  • Projeto Integrado 3
  • LifeLab 3
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Pesquisa de Mercado Quantitativa
  • Planejamento de Mídia
  • Cidadania Digital
  • Finanças aplicadas à comunicação publicitária
  • Branding
  • Plano de Marketing
  • Processos Criativos com IA
  • Marketing de influência e Creators Economy
  • Projeto Integrado 4
  • Plataformas Digitais
  • Motion Grafics
  • LifeLab 4
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Sua formação e especialização em áreas de conhecimento específicas

Período noturno

  • Trade Marketing 
  • Negócios no ambiente digital 
  • Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
  • Projeto Integrado V  
  • Diagnóstico de marca
  • Gestão de relacionamento e estratégias customer centric
  • Análise de dados secundários
  • Conteúdo transmidia e storytelling/ Art & Content Midia
  • Artes e Tecnologias
  • Pesquisa de tendências
  • Planejamento e Produção de evento
  • Captação e gestão de recursos em eventos

Período noturno

  • Tópicos Avançados I – Comunicação e Tecnologia
  • Marketing e Gestão de Serviços
  • Gestão de Projetos
  • Social Impact: Advertising for Social Good
  • PGE I – Metodologia da Pesquisa Aplicada ao TCC
  • Projeto Integrado VI
  • Branding Estratégico
  • Branding B2B
  • Pesquisa aplicada à reputação e marca
  • Gestão de equipes criativas
  • UX Design
  • Pre teste de produto e campanha
  • Economia do entretenimento
  • Gestão de negócios do entretenimento

Período noturno

  • Tópicos Avançados II – Projetos de Experiência de marca
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Imagem e Reputação
  • PODCLASS – Encontro com o Mercado de Comunicação
  • PGE II – Diagnóstico Aplicado ao TCC
  • Branding design
  • Branding experience
  • Gestão Ágeis
  • Creative Arts & Design for Internet
  • Creative Arts & Design for press
  • Inteligencia artificial aplicada a dados
  • Laboratório de negócios da música
  • Laboratório de negócios do audiovisual

Período noturno

  • Tópicos Avançados III – Ferramentas e Técnicas para Criação
  • Mídia Programática
  • Global Portfólio
  • PGE III – Prognóstico Aplicado ao TCC
  • Global marketing
  • Marketing territorial
  • Fundamentos de big data aplicada a negócios
  • Creative Arts & Design for music
  • Creative Arts & Design for video
  • Neuromarketing
  • Laboratório de negócios da moda
  • Laboratório de negócios do esporte

Carga horária total

3.360h

Horário

Das 7h30 às 17h40 (do 1º ao 4º semestre)
Das 18h30 às 22h50 (do 5º ao 8º semestre)

Local

Campus Villa Aymoré

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

mensalidade

R$ 5.986,00

valor referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Eixos estratégicos

Perfil dinâmico como diferencial de carreira

Um mercado competitivo exige conhecimento em diferentes áreas de atuação. Conheça os eixos estratégicos das disciplinas que vão elevar a sua capacidade profissional. 

Marketing

O tema do seu curso com essa área estratégica e essencial, que leva o nosso DNA ESPM

Empreendedorismo e Inovação

Vamos abrir sua visão para criar soluções disruptivas e fazer parte de negócios que lideram a mudança no mercado ​

LifeLab

Habilidades socioemocionais (soft skills) e de autoaprendizagem, para crescer no pessoal e profissional

Tecnologia, Lógica e Dados

Saiba trabalhar com as ferramentas mais atuais do mercado. Faça análises que estão sempre fundamentadas em dados

Pensamento Crítico

Tenha um perfil questionador e que sabe argumentar com profundidade, pronto para enfrentar desafios complexos

Economia e Finanças

Compreenda o mercado em que você vai se inserir. Saiba tomar decisões estratégicas que garantem resultados

Escolha ser ESPM

Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:

Primeiro e mais premiado curso do país:

EXPOCOM

Prêmio Effie College

Graphis New Talent Annual

L'Oréal Brainstorm

“Professor do Ano” pela ARP

Leão de ouro no Future Young Lion

Clube de Criação RJ (CCRJ)

Business partners

Parceria com as mais relevantes marcas globais

Onde você quer estudar?

Os campi da ESPM estão concentrados nas principais cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Explore cada laboratório, as salas de aula, áreas comuns e outros detalhes. Selecione a unidade e assista agora o tour, agende uma visita ou entre em contato:

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Cursos que você pode curtir

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.