Seminário de Pesquisa II

Presencial

Pesquisa em comunicação. A interface comunicação e consumo na pesquisa em comunicação. Inter-relações especificidades produção-recepção no desenho da pesquisa. Paradigmas na construção do conhecimento em Comunicação. Tema, objeto e problema da pesquisa. Construção do conhecimento científico a partir do trabalho de campo. Desenvolvimento do marco teórico. Fontes bibliográficas e documentais. Métodos quantitativos e qualitativos na pesquisa em comunicação. Métodos qualitativos, procedimentos e técnicas de pesquisa: estudo de caso, observação, etnografia, relatos orais (entrevista e história de vida), cartografia. Análise de textos e materialidades (análise de conteúdo e análise de discursos). Ética, subjetividade e relação entre sujeitos no processo da pesquisa. Análise e interpretação de dados empíricos. Estruturação do projeto de pesquisa e do Memorial do(a) pesquisador(a).

Selecione a opção do curso para continuar

sobre o curso

Sobre o curso

A disciplina tem como objetivo discutir os tópicos principais que devem estar presentes em um projeto de pesquisa, em nível de doutorado.

Público

Para quem se destina?

  • Profissionais do Mercado interessados nos temas propostos e alunos do Curso de Mestrado/Doutorado.
  • Pré-requisito: Graduação completa.

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Marcia Perencin Tondato

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me