Fill The Gap – Formação de Lideranças para a Indústria da Comunicação

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Inscrições até: 25/4/2025

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Só para pré-selecionados

Este curso é exclusivo para participantes que já foram aprovados pela agência parceira. Caso a inscrição não atenda ao critério, ela será cancelada.

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Datas das aulas:

5,7,12,14,19,21, 26, 28/5 2, 4, 9,11,16,18, 23,25,30/6 2,7,14,16, 21, 23,28, 30/7 4,6,11,13,18,20,25,27/8 1,3,8,10,15,17,22,24,29/9 1,6,8,13,15, 20, 22, 27,29/10 3,5,10,12,17,19, 24, 26, 28 ,29/11 1, 3, 5, 6 ,8, 9,10,11,15,17/12

Este Programa tem como objetivo capacitar grupos minorizados para maior projeção no mercado e conquista de cargos de Liderança no curto-médio prazo, formando pessoas cada vez mais conscientes de sua jornada e empoderadas do seu potencial, capazes de cuidar das pessoas e dos negócios, solucionando desafios de maneiras inovadoras e estratégicas.

Para quem se destina?

Este Programa se destina a profissionais das Indústrias de Comunicação e Publicidade, de grupos subrepresentados com ao menos 10 anos de carreira publicitária que almejam alcançar cargos de liderança na indústria, no curto ou médio prazo, trilhando suas carreiras orientados para a Gestão de Negócios, Finanças, Processos e Pessoas. ​​​​​com prioridade para pessoas negras, trans e/ou com deficiência.

Programa

O que você vai aprender

Ao final deste Programa, o participante deverá conhecer:
  • As características e ferramentas para atuar como uma Liderança emocionalmente inteligente, inclusiva, inovadora e ágil.
  • Os conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos, Visão de Negócios, Finanças, Liderança e Governança Corporativa.
Ao final deste Programa, o participante deverá ser capaz de:
  • Identificar e diferenciar métodos para gerir gente, processos e negócios.
  • Aplicar tais metodologias nos desafios reais do cotidiano da Comunicação.
Ao final deste Programa, o participante deverá ter mudado sua atitude para:
  • Liderar com propósito, consciente de sua história e com visão do futuro de sua carreira.
  • Liderar prezando pela qualidade das entregas e do bem-estar das pessoas, consciente do seu papel engajador e inspirador.
  • Comunicar de maneira precisa, segura e empática, fomentando espaços frutíferos para a Criatividade.
O Programa possui 5 Trilhas de Aprendizagem, intercaladas e integradas ao longo do semestre, sendo:
  1. Trilha de Engajamento – Aula magna e ciclos sempre com: aporte de conteúdo / aplicação prática / reflexão de carreira / repouso;
  2. Trilha de Desenvolvimento Profissional – Aulas de Plano de Desenvolvimento Individual e Coach de Carreira;
  3. Trilha de Autoconhecimento – Módulos de D&I, Autoestima e Inteligência Emocional, e Aulas Magnas de Inglês Corporativo, Finanças Pessoais e Técnicas de Apresentação e Oratória;
  4. Trilha Relacional – Módulos de Liderança e Sucessão, e Reputação, Imagem Corporativa e Gestão de Crise;
  5. Trilha Corporativa – Módulos de Projetos e Negócios, Finanças e Cultura, ESG e Governança.
TRILHA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (TDP)
Objetivos de Ensino
  • Construir uma visão de futuro individual sobre os focos de Carreira, próximos passos, com clareza daquilo que entrega e absorve de seus projetos profissionais.
  • Provocar o autoacesso a respeito de sua história, origem, referências de sucesso, fortalezas e limitações individuais frente ao trabalho.
  • Facilitar tomada de decisão acerca de atitudes, posturas e comportamentos do cotidiano, através de mentorias individuais.
Competências Desenvolvidas
  • Autoacesso e Visão de Futuro: de onde vim, quem sou, onde estou, aonde quero chegar.
  • Autogestão / Autoconfiança.
  • Organização.
  • Foco e Persistência.
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre os conceitos de Plano de Desenvolvimento Individual e Competências, para desenhar seu mapa de futuro.
  • Ter habilidades para conversar sobre suas origens, motivações, limitações e fortalezas, fazendo perguntas mais certeiras sobre suas relações intra e interpessoal.
  • Ter atitudes mais seguras frente à sua identidade e Carreira e a forma como se compreende no mundo do trabalho, frente aos seus líderes, liderados e pares.
TRILHA DE AUTOCONHECIMENTO (TA)
TA 1 – Consciência de Impacto e Pertencimento Social
Objetivos de Ensino
  • Provocar o autoacesso e o fortalecimento da autoconfiança, por meio da reflexão sobre conceitos (síndromes, mitos, crenças limitantes) e exercícios práticos de autoconhecimento.
  • Trabalhar a Inteligência Emocional, a Autoconfiança e a Autorregulação como pilares fundamentais para transitar na alta liderança de ambientes estruturalmente opressivos.
  • Ampliar o letramento em Diversidade, Equidade e Inclusão, tendo como base o histórico das causas, o questionamento de privilégios, a consciência de classe, e o rompimento de estruturas opressoras (racismo, machismo, capacitismo e lgbtfobia estruturais).
  • Entregar conceitos e ferramentas para construir redes de apoio e ambientes psicologicamente seguros, considerando seus papéis de líderes e tomadores de decisão.
  • Capacitar os participantes a serem líderes inclusivos, capazes de orientar Negócios e conscientes de seu potencial de transformação, além de serem mais conscientes dos vieses e preconceitos implícitos a que todos estamos submetidos.
Competências Desenvolvidas
  • Diversidade, Equidade e Inclusão (conceitos principais e estruturas opressoras).
  • Inteligência Emocional: Autoconhecimento e Autorregulação.
  • Como transitar em ambientes estruturalmente opressores (concessões, negociações, ponderações, relacionamento vs. resultados).
  • Saúde Mental e Ambientes Psicologicamente Seguros.
  • Liderança Inclusiva: vieses inconscientes e melhores práticas.
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, com seus principais impactos nos Negócios, sociedade e na autoestima dos participantes.
  • Ter habilidade para se auto acessar, reconhecer padrões limitantes e fortalecer autoestima e autoconfiança, reconhecendo os impactos das opressões e revertendo sua narrativa.
  • Ter atitudes de líder emocionalmente inteligente, capaz de calibrar as emoções e acionar ferramentas para se relacionar de maneira segura, confiante e fluida.
  • Ter atitudes de líder consciente e inclusivo, atento aos números e aos discursos das mudanças sociais, e capaz de lutar por um futuro mais equânime, justo e digno a todos.
TA 2 – Técnicas de Apoio à Autoestima Profissional
Objetivos de Ensino
  • Dar subsídios para atuar de maneira mais segura no contexto pessoal e corporativo, capacitando os participantes em temas que fazem parte de seus cotidianos, como inglês corporativo, finanças pessoais, apresentação e oratória.
Competências Desenvolvidas
  • Inglês Corporativo.
  • Finanças Pessoais.
  • Técnicas de Apresentação e Oratória.
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre Inglês Corporativo, sabendo transitar nos meios de liderança com termos recorrentes do mercado.
  • Ter conhecimento sobre Finanças, sabendo diferenciar as práticas pessoais e corporativas.
  • Ter habilidade para se comunicar de maneira segura, precisa e carismática e ter atitudes de líder influenciador, capaz de se comunicar de maneira efetiva e atuar entre os diferentes cenários corporativos com segurança.
TRILHA RELACIONAL (TR)
TR 1 – Liderança e Sucessão
Objetivos de Ensino
  • Ampliar conhecimento sobre competências técnicas e relacionais, potencializando a capacidade de liderar equipes e criar ambientes de trabalho criativos e seguros.
  • Diferenciar estratégias e ferramentas que possibilitam a gestão de pessoas e a condução de times de alta performance (gestão por competências, rituais de trabalho, desafios de equipes com baixa autonomia e confiança, distinção entre Performance e Propósitos).
  • Construir repertório sobre melhores práticas de dar e receber feedbacks, tanto orientados para as competências comportamentais quanto técnicas, assim como a capacidade de Escutar Ativamente,
  • praticando técnicas de Comunicação Assertiva e Não-Violenta.
  • Desenvolver mentalidade e ferramentas para conduzir equipes de Alta Performance, com práticas de rituais de trabalho e feedbacks constantes e certeiros.
Competências Desenvolvidas
  • Gestão por Competências (princípios básicos para mapear equipes).
  • Processos de Sucessão de Equipes (pipeline da liderança, exemplos, benchmarks).
  • Liderança de Alta Performance (concessões, top-downs, propósitos vs. desempenho).
  • Comunicação Não-Violenta (como aplicar no cotidiano com líderes, pares, liderados).
  • Como Dar e Receber Feedbacks (ferramentas e melhores práticas).
  • Rituais de Trabalho (melhores práticas).
  • Como Contratar e Como demitir (responsabilidades da liderança, como se preparar).
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre competências, gestão de pessoas e rituais de trabalho que apoiem os profissionais nos desafios com seus times.
  • Ter habilidade para aplicar técnicas de comunicação não violenta e escuta, que apoiem o profissional a dialogar de forma precisa e segura com equipes, outros times, clientes e no contexto de
  • desenvolvimento e venda de projetos.
  • Ter habilidade para atuar orientado a resultados, acionando recursos e boas práticas para construir uma cultura de excelência, com equipes motivadas e ambientes saudáveis.
  • Ter atitudes condizentes com lideranças do século XXI, com uma comunicação mais humana, precisa e empática, fomentando a saúde mental de si próprios e de suas equipes.
  • Ter atitudes de líder motivador e responsável pela qualidade da entrega, consciente do seu papel como balizador de qualidade em equipes diversas e múltiplas.
TR 2 – Imagem, Reputação e Gestão de Crises
Objetivos de Ensino
  • Ampliar conhecimento sobre Reputação Corporativa, Gestão de Riscos, Gestão de Crise e Cancelamento Profissional, somando repertório e técnica para agir em situações relacionadas à imagem corporativa.
  • Refletir sobre a influência e o impacto da Comunicação na Reputação de Marcas, com cases de sucesso e insucesso.
  • Capacitar os participantes sobre os Pilares e Fundamentos da Boa Reputação Profissional como diferencial competitivo, melhorando visibilidade, relevância e influência no mercado.
Competências Desenvolvidas
  • Mapeamento Preventivo – tipos de crise, riscos e gatilhos.
  • Gerenciamento Estratégico de Riscos (como agir, contra-exemplos, postura esperada).
  • Reputação Profissional (estratégias para posicionamento, visibilidade relevância e influência).
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre Imagem, Reputação e Gestão de Crises, identificando os tipos de crise e sabendo fazer análises preventivas (de projetos, campanhas, potenciais clientes).
  • Ter habilidade para ser um profissional com imagem e reputação positivas, reconhecendo seu impacto e diferenciando sua imagem pessoal da profissional.
  • Ter atitudes de porta-voz empresarial, colaborando com a construção de reputação corporativa e com a prevenção de crises.
TRILHA CORPORATIVA (TC)
TC 1 – Projetos e Negócios
Objetivos de Ensino
  • Habilitar o participante a tomar decisões mais estratégicas e embasadas, considerando as diversas facetas de decisão de uma corporação (Marca, Clientes, Processos, Pessoas).
  • Ampliar a consciência sobre as diferentes fases e ferramentas de um projeto, melhorando sua atuação frente a concorrências, desafios internos, gestão de pessoas e recursos.
  • Construir repertório sobre Agilidade e Métodos Ágeis, sabendo navegar e aplicar as ferramentas em função de Negócios Criativos.
  • Construir repertório sobre melhores práticas para atuar no “modo concorrência”, seja de novos clientes, passando por pitch de projetos, entregas, recursos.
  • Ampliar a visão sobre Negócios de Criatividade e Inovação, considerando suas particularidades, desafios e mitos a serem derrubados.
Competências Desenvolvidas
  • Gerenciamento de Projetos.
  • Metodologias Ágeis.
  • Captação de Novos Negócios.
  • Capacidade Analítico-Estratégica.
  • Gestão da Criatividade e Inovação em Negócios.
  • Tomada de Decisões Estratégicas.
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos, Metodlogias Ágeis e Captação de Novos Negócios, dentro do mercado de Criatividade, Comunicação e Inovação.
  • Ter habilidade para acionar pessoas e escolher recursos para tomar uma decisão com maior segurança e embasamento, sabendo inclusive defender suas ideias.
  • Ter atitudes mais conectadas com as cadeiras de liderança que ocupa, com uma visão de negócios amadurecida e conectada com o futuro da Comunicação e da Criatividade.
TC 2 – Finanças
Objetivos de Ensino
  • Ampliar conhecimento e técnica sobre a importância e dimensões dos aspectos financeiros sobre o negócio (organização, times, estrutura).
  • Apresentar ferramentas de demonstrações financeiras, sabendo analisar os indicadores extraídos das demonstrações financeiras.
  • Provocar reflexões sobre sustentabilidade financeira dos Negócios de Comunicação e Criatividade, e quais atitudes do cotidiano da liderança impactam diretamente essa visão.
Competências Desenvolvidas
  • Gestão do Valor do Dinheiro no Tempo (capitalização, juros etc.).
  • Análise de Demonstrações Financeiras (balanço patrimonial, fluxo de caixa, DRE).
  • Criação e Interpretação de Indicadores Financeiros.
  • Avaliação de Investimentos, Análise de Viabilidade e Impacto Financeiro (métricas de análise de projetos de investimento de novos negócios, ROI, produtos etc.)
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento sobre conceitos e ferramentas de Finanças e Demonstrações Financeiras, considerando as particularidades do mercado de Criatividade.
  • Ter habilidade para analisar e avaliar indicadores financeiros para subsidiar o processo de tomada de decisão empresarial, do macro para o micro.
  • Ter atitudes mais conscientes e embasadas sobre métricas, viabilidade e impacto financeiro sobre o negócio.
TC 3 – Cultura, ESG e Governança
Objetivos de Ensino
  • Apresentar e discutir práticas contemporâneas de Ética, Governança Corporativa e ESG, conectadas à gestão dos stakeholders e seus impactos nas organizações.
  • Apresentar os conceitos e impactos da Diversidade, Equidade e Inclusão para o negócio, melhores práticas, benchmarks de iniciativas e como sair do discurso.
  • Provocar reflexões sobre os vieses que interferem em processos decisórios da alta gestão.
Competências Desenvolvidas
  • ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa.
  • Cultura Corporativa e Gestão da Mudança.
  • Ética e Governança Corporativa.
  • Cultura Organizacional Orientada à Diversidade, Equidade e Inclusão.
Objetivos de Aprendizagem
  • Ter conhecimento básico sobre os conceitos que envolvem a Governança Corporativa: Gestão de Mudança, Ética, ESG, LGPD, Compliance, Diversidade, Equidade e Inclusão.
  • Ter habilidade e repertório para identificar qual arquitetura de governança corporativa melhor se conecta com cada organização e como estruturar estes processos.
  • Ter atitudes que envolvam aplicar os princípios da governança corporativa, revertendo vieses e adequando a corporação aos conceitos de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Só para pré-selecionados

Este curso é exclusivo para participantes que já foram aprovados pela agência parceira. Caso a inscrição não atenda ao critério, ela será cancelada.

Quando acontece?

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

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sem juros no cartão¹

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¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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