Comunicação Emocional – Como evitar conflitos e melhorar a comunicação no trabalho

Aulas online ao vivo ou presenciais

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Neste curso você vai aprender como usar as emoções a seu favor durante um processo de comunicação e entender a importância de identificá-las com clareza. Assim, será mais fácil controlar os sentimentos, reduzir julgamentos internos e estabelecer uma comunicação mais assertiva e humanizada.​​

Para quem se destina?

​​​Profissionais que tenham interesse em aumentar a produtividade de seus times, melhorar a integração de pessoas diversas e reduzir falhas de comunicação que impactam diretamente nas relações e nos negócios. ​Estudantes e docentes que queiram ampliar seu conhecimento sobre o tema.

Programa

O que você vai aprender

​​Ampliar conhecimento sobre comunicação emocional, habilidade complementar à inteligência emocional e que ajuda a resolver conflitos, reduzir falhas na comunicação oral e escrita, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional. ​Apresentar conceitos e sugestões práticas para exercitar essa habilidade em seu dia a dia no trabalho.​
​​O curso é bem dinâmico e conta com diversas atividades para ajudar a fixar os conceitos aprendidos durante as aulas. ​AULA 1
  • ​Como nos comunicamos e o impacto que causamos nas pessoas e nos negócios
  • ​Introdução ao tema do curso.
  • ​Cenário geral sobre o impacto da comunicação ineficaz nos negócios e na vida de profissionais das mais variadas áreas.
  • ​Como ruídos comunicacionais interferem diretamente nas relações e nos negócios, prejudicam a inovação e a busca de soluções de problemas, dificultam o engajamento de um time diverso e estimulam a rotatividade nas equipes.
  • ​Como identificar a causa desses ruídos.
  • ​Como a comunicação verbal e a não verbal podem gerar ruídos.
  • ​Exercício prático: mapeamento de ruídos na rotina de trabalho e sugestão de como evitá-los.
​AULA 2
  • ​A base da comunicação eficaz
  • ​Os 4 pilares da comunicação eficiente e sem ruídos.
  • ​O conceito contemporâneo de “comunicação acessível e produtiva” e sua proposta de conexão entre pessoas como ponto-chave para a melhora na compreensão da mensagem.
  • ​O conceito de “comunicação emocional” e por que desenvolver essa habilidade complementar à inteligência emocional.
  • ​Fatores que impedem ou dificultam a prática da comunicação emocional.
  • ​Exercício prático: autorreflexão sobre seu nível de maturidade e habilidade de gerenciar bem as emoções num processo de comunicação.
​AULA 3
  • ​Neurociência das emoções
  • ​Por que agimos com base em emoções e quando elas podem nos prejudicar?
  • ​Identificando e entendendo a função de cada emoção e sentimento em nossas vidas e suas interferências no processo de comunicação.
  • ​Exercício prático: mapeamento de situações em que você agiu com base em suas emoções e o que poderia ter feito para evitar ou mitigar os impactos negativos causados pela impulsividade.
​AULA 4
  • ​Praticando a comunicação emocional
  • ​O que é a abordagem da Comunicação Não Violenta (CNV) e como ela impacta positivamente na comunicação profissional.
  • ​Como a autenticidade e a calma interferem no processo de comunicação.
  • ​Benefícios que a empatia e o altruísmo trazem para a comunicação no ambiente profissional, e como praticá-los.
  • ​Como substituir hábitos visando a melhora na comunicação oral e escrita.
  • ​Exercício prático: mapeamento de hábitos nocivos à comunicação e identificação de outros que podem substituí-los.
​AULA 5
  • ​Ressignificando seu trabalho sob a ótica da comunicação emocional
  • ​Entenda a relação de seu esforço por uma comunicação mais produtiva e o impacto disso em sua própria carreira.
  • ​Saiba por que o conceito de felicidade está intimamente ligado ao seu esforço em facilitar e melhorar o processo de comunicação entre as pessoas.
  • ​Saiba o que torna um trabalho realmente significativo e veja como ressignificar o seu sob a ótica da comunicação.
  • ​Recapitule os principais tópicos do curso.

Quando acontece?

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.