ESG Leader Challenge

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

A Agenda ESG exige uma capacidade estratégica de gestão ampla e dinâmica. O ESG Leader Challenge é uma experiência de ensino-aprendizagem executiva que envolve: Normas & Frameworks ESG, Planejamento Estratégico, Finanças sustentáveis, Governança, Estratégia Climática Corporativa, ODS, Engajamento de Stakeholders, Gestão Responsável da Cadeia de Fornecedores e Propósito da Marca.

Para quem se destina?

O curso é destinado para:
  • Profissionais que buscam desenvolver e aprimorar competências gerenciais no campo da Agenda ESG e da sustentabilidade, como foco na integração com as estratégias de negócio, e dos principais temas materiais da área.
  • Profissionais que atuam com gestão da responsabilidade social corporativa que pretendem se atualizar de forma consistente neste campo, e se desenvolver na aplicação de práticas ligadas a ESG.
  • Gestores que buscam novas perspectivas de geração de negócios sustentáveis
  • Empresários(as) que querem dirigir seus empreendimentos rumo a práticas mais sustentáveis

Programa

O que você vai aprender

Capacitar líderes, potenciais e em exercício, para integrar aspectos da Agenda ESG na estratégia das empresas de forma pragmática, considerando o contexto global da temática, os desafios contemporâneos, os imperativos do negócio e os princípios éticos fundadores do campo.
O curso é organizado em 4 módulos, incluindo a realização de uma atividade prática ao longo de toda a jornada, detalhada ao final deste programa.
  •  Módulo 1 –Contexto Global: Sustentabilidade, Agenda ESG e Mercado Financeiro (6h)
    • Teremos um panorama do contextuo atual da sustentabilidade a Agenda ESG e das grandes pautas do campo. Trataremos da urgência da de caminhos pragmáticos orientados pelas demandas do mercado financeiro quanto a parâmetros materiais para gestão dos riscos sociais, ambientais e de governança.
    • Veremos de forma prática exemplos de como desenvolver uma cadeia de valor que contemple os imperativos de negócio, o alinhamento crescente aos parâmetros da Agenda ESG, e a perspectiva ética para a superação dos obstáculos que se impõem à sociedade contemporânea.
  • Módulo 2 – Negócio: visão, estratégia e governança (18h)
    • A integração da gestão de riscos ESG nas empresas depende de um profundo conhecimento do funcionamento das corporações, da sua governança e principalmente do seu modelo de negócio. Neste módulo teremos a participação de executivos de grandes empresas no Brasil que tratarão de Planejamento Estratégico, Finanças Sustentáveis, Governança, Compliance Estratégico, Integração ODS ao Negócio, Frameworks ESG, entre outros.
  • Módulo 3 – Gestão de Riscos Socioambientais (12h)
    • Avançamos no 3º Módulo para conhecer como lidar na prática com temas como Estratégia Climática Corporativa, Mercado de Carbono, Engajamento de Comunidades e Negócio, Due Diligence e Gestão Responsável da Cadeia de Fornecedores. O objetivo é trazer em perspectiva estratégica caminhos para gestão dos riscos nestas temáticas.
  • Módulo 4 – Branding, Cultura e Riscos Reputação (6h)
    • Discutiremos e veremos na prática a importância do Branding para a construção de marcas consistentes, e iniciativas estratégicas de gestão cultural, Employer Branding e Diversidade.
    • <<< Mentorias do Desafio >>>
    • Na 1a aula do curso serão apresentadas as orientações do desafio para a turma. A atividade será realizada em grupos e envolverá a realidade de uma empresa parceira da ESPM, para aplicação prática das reflexões e conhecimentos trazidos nas aulas e leituras.
    • Mentoria 1 (3h) Na 5ª semana do curso cada grupo deverá apresentar um pré-projeto de Plano de Ação, quando os grupos receberão mentoria ao vivo, com feedbacks sobre o que foi produzido.
    • Mentoria 2 (3h) Na 8ª semana do curso cada grupo deverá apresentar o projeto final do Plano de Ação, no último encontro. Cada grupo receberá um feedback sobre o projeto.
    • Encontro Bônus: Teremos ainda um encontro extra (informal) após o curso, em data a ser definida com a turma. Com o objetivo de celebrar, colher lições aprendidas e oportunidades de melhoria, nos reencontraremos para apreciar a apresentação dos projetos que puderam ser implantados na empresa parceira.

Quando acontece?

Logo Impact Hub 1

Em parceria com Impact Hub São Paulo

 

O Impact Hub é parceiro da ESPM no ESG Leader Challenge e vem somar com a sua expertise na modelagem de negócios de impacto, e com a curadoria dos desafios de mercado que serão trazidos para os(as) alunos(as) como atividade prática de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da jornada.  

 

Sobre o Impact Hub São Paulo

 

Há 15 anos empreendendo e fomentando o impacto social no Brasil, o Impact Hub São Paulo é o segundo mais antigo do mundo. Seu nascimento é marco oficial do início da maior rede global e colaborativa de impacto, hoje presente em 110 cidades de 60 países diferentes. Sua missão é criar inovação inclusiva e sustentável em escala, a fim de transformar o mundo em um lugar melhor, onde o dinheiro e os negócios trabalhem a favor das pessoas e do planeta. Especialista em metodologias de aceleração, educação empreendedora, inovação aberta e gestão de comunidades, o Impact Hub São Paulo desenvolve soluções para conectar pessoas empreendedoras, ajudá-las a se desenvolver e a fazer seus negócios crescerem enquanto ampliam seu impacto positivo na sociedade.

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Pedro Rivas

Professores

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.