Marketing Educacional – como profissionalizar o marketing de escolas

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O cenário educacional sempre trouxe grandes desafios e as respostas podem ser encontradas em toda a Escola, basta um olhar atento e vivencial. Considerado ainda um setor novo, encontramos diferentes perfis que exercem as funções do Marketing Educacional. Independentemente de quem é esse profissional, é importante que ele tenha conhecimentos relevantes sobre as nuances do marketing educacional!​​

Para quem se destina?

  • ​​​Escolas privadas de todos os portes
  • ​Direção e Coordenadores educacionais
  • ​Profissionais de marketing
  • ​Demais profissionais que realizam serviços de marketing em Escolas.​​

Programa

O que você vai aprender

​​Oferecer aos profissionais da área de gestão educacional e marketing educacional condições para o entendimento acerca das principais ferramentas que envolvem o ecossistema de conquista e fidelização de alunos, por meio de uma imersão sobre todos os personagens e mídias disponíveis que compõem uma Escola. ​Por meio de uma linguagem leve e didática, no curso você irá aprender a desenvolver um Plano de Marketing eficiente com foco em um marketing educacional não apenas operacional, mas sobretudo, estratégico e inteligente. ​O aluno conseguirá aplicar ações durante todo o ano letivo, entendendo a jornada das famílias para manter um relacionamento com elas ao longo do ano letivo, divulgando o que há de melhor na Instituição de Ensino para além dos seus muros.​
​​AULA 1
 Fundamentos do Marketing Educacional
  • ​Como estruturar e valorizar ainda mais esse Setor
  • ​Personagens envolvidos – o marketing é só para o pessoal do marketing?
​ ​ Marketing de Serviços
  • ​Os 10P`s do marketing de serviços.
  • ​Endomarketing
  • ​Atendimento: a arte de encantar
  • ​Utilizando o calendário escolar como estratégia competitiva.
​​AULA 2
​​ I – Plano de Marketing: de onde vim, onde estou e para onde vou?
  • ​Análise dos números da sua Escola.
  • ​O poder das pesquisas
  • ​Persona: customer experience e régua de relacionamento – CRM
  • ​Posicionamento de marca
  • ​Tom da comunicação.
  • ​Contexto educacional: ameaça ou oportunidade?
​​ II – Plano de Marketing: de onde vim, onde estou e para onde vou?
  • ​Cronograma de ações
  • ​Definição de metas.
  • ​Acompanhamento e monitoramento de resultados.
  • ​Na prática: executando um Plano do começo ao fim.
​ ​
​AULA 3
​ I – Conquistar e Fidelizar todos os dias: Campanha de Matrícula e Rematrícula
  • ​Canais facilitadores de comunicação (WhatsApp e Social Listening)
  • ​Marketing humanizado
  • ​Desenvolvimento do conceito criativo/slogan da Campanha
  • ​Materiais de divulgação.
​AULA 4
​ II – Conquistar e Fidelizar todos os dias: Campanha de Matrícula e Rematrícula ​Não subestime a importância dos conteúdos orgânicos
  • ​Marketing de Conteúdo | Inbound
  • Google Meu Negócio
  • Meta (Face e Insta)
  • Youtube
  • Linkedin
  • TikTok
  •  Podcast
​Principais tendências de formatos e estratégias para anúncios
  • Meta (Face e Insta)
  • Google Ads | Youtube Ads
  • Linkedin Ads
  •  Marketing de influenciadores
​Gestão de Crise Digital ​
​AULA 5
​ II – Conquistar e Fidelizar todos os dias: Campanha de Matrícula ​E o Off-line fica onde? ​Elaborando um Plano de Mídia On e Off ​Trends educacionais
  • Metaverso e Inteligência Artificial
  •  Plataforma de Streamming
​Avaliação do ambiente web da sua Escola. ​
  • ​ Overview do curso & Apontamentos finais
  • ​Discussões e reflexões gerais.
  • ​Apresentação de case/exemplo.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Andréa Marques Tavares

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.