Marketing para Startups de Tecnologia

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Os produtos de tecnologia exigem um marketing diferenciado devido ao seu ciclo de vida particular, além de enfrentarem processos de decisão diferentes por parte dos clientes. Este curso visa transmitir os conhecimentos e habilidades necessários para a atuação no setor, evitando o alto grau de insucessos nas startups de tecnologia, devidos principalmente à priorização da parte técnica em detrimento do marketing específico para empresas de tecnologia.​​

Para quem se destina?

​​​Profissionais empreendedores em startups ou já atuantes nos setores de tecnologia incluindo TI, robótica, telecomunicações dentre outros que queiram conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre este ramo especializado do Marketing. Profissionais atuantes em Marketing, Engenharia de Vendas, Gerência de Produtos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Gerência de Projetos, Propaganda e estudantes nestas áreas.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​​Compreender os desafios envolvidos no marketing de produtos e serviços de tecnologia
  • ​Conhecer as diferenças fundamentais do consumidor de tecnologia e seu comportamento em compras
  • ​Aprender como analisar problemas de marketing de tecnologia que envolvem clientes sofisticados, mercado mutante e incertezas tecnológicas
  • ​Desenvolver abordagens para melhorar a orientação para o mercado e a interface com P&D em empresas de tecnologia;
  • ​Compreender o impacto da difusão de tecnologia e adoção de inovação;
  • ​Identificar os desafios e motivadores do sucesso em diferentes estágios do ciclo de vida de uma tecnologia
  • ​Compreender o conceito de redes de valor e o papel dos complementadores, parceiros e concorrentes nas indústrias de alta tecnologia
​​INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA
  • ​Definições de Tecnologia
  • ​Característics dos produtos tecnológicos
  • ​Tipos de inovações tecnológicas
  • ​Implicações dos diferentes tipos no marketing
  • ​Nascendo uma nova indústria de tecnologia
  • ​Boom de inovações nas empresas inovadoras
CICLO DE VIDA DA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA
  • ​Fazes do Ciclo de Vida da Adoção
  • ​Desenvolvimento de Buyer Personas
  • ​Posicionamento
  • ​O Produto Total
  • ​Analogia com o Dia D – Beachhead
  • ​Crossing the Chasm
  • ​A pista de boliche
  • ​Dentro do furacão
  • ​Na via principal
​COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE TECNOLOGIA
  • ​Tipos de consumidores de produtos de tecnologia
  • ​Comportamento do consumidor em cada fase do ciclo de adoção
​PARCERIAS E ALIANÇAS
  • ​Motivos para criar e manter parcerias e alianças
  • ​Parcerias e alianças no ciclo de vida da adoção
  • ​Quando realizar
  • ​Fatores críticos de sucesso
​PESQUISA DE MERCADO
  • ​Método Delphi
  • ​Método Etnográfico
  • ​Método de Entrevistas
  • ​Método de Bass
  • ​Método Morfológico
  • ​Método de Cenários Prospectivos
  • ​Método de Conjoint Analysis
​ESTRATÉGIA DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA
  • ​Fases do desenvolvimento de novos produtos
  • ​Porque os novos produtos falham
  • ​Estratégias para produtos de tecnologia
​ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO
  • ​Custos da distribuição com e sem intermediários
  • ​Framework para desenho e implementação de canais
  • ​Segmentação de canais para produtos tecnologicos
  • ​Sistema de canais B2B para produtos tecnologicos
  • ​Fluxo e custos de marketing no fluxo de canais
  • ​Fases de relacionamento nos canais
​ESTRATÉGIA DE PREÇO
  • ​Elasticidade da demanda
  • ​Economia de escala
  • ​Curva de aprendizagem
  • ​Fixação de preços para produtos de tecnologia
​ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
  • ​Ferramentas de comunicação para produtos de tecnologia
  • ​Importância do branding
  • ​Estratégias de branding
  • ​Branding e ciclo de vida da adoção
  • ​Marketing digital
​PLANEJAMENTO DE MARKETING
  • ​Diferenças fundamentais do plano tech
  • ​Fases de desenvolvimento do plano

Quando acontece?

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.