Além Das Palavras: Usando a Comunicação Não Verbal Para Influenciar

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Mais de 60% de todo o nosso poder de comunicação não acontece com palavras. São as nossas expressões faciais, a nossa linguagem corporal e outros mecanismos não verbais que influenciam nossos pensamentos, nossas decisões e como somos percebidos no mundo. Com este curso teórico e prático, você entenderá como a comunicação não verbal funciona e como podemos assumir o controle do que o nosso corpo comunica para transmitir intenções, convencer o outro e nos posicionar de forma mais assertiva.

Para quem se destina?

  • Todos que desejam melhorar suas habilidades de comunicação, persuasão e influência ao compreender e colocar em prática novas ferramentas de relacionamento. Incluindo:
  • Profissionais de comunicação, como jornalistas, assessores de imprensa, gestores de comunicação corporativa e relações públicas no geral que buscam referências para se especializar, treinar porta-vozes com novas habilidades e melhorar seus media trainings;
  • Lideranças com o objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação interpessoal em ambientes corporativos e sociais;
  • Profissionais que atuam com presença em palco ou que desejam melhorar suas apresentações e representações em público;
  • Profissionais de marketing e publicidade que desejam implementar novas táticas de comunicação persuasiva em suas campanhas;
  • Estudantes de marketing, comunicação social e relações internacionais que buscam aprender novas habilidades com a comunicação não verbal e desenvolver o conhecimento em comunicação de forma completa.

Programa

O que você vai aprender

  • O curso pretende preparar os alunos na compreensão dos fundamentos da comunicação não verbal, do impacto que seus mecanismos possuem no exercício da influência e da comunicação assertiva, tanto na teoria como na prática.
  • Permitirá aos participantes o entendimento de como a comunicação assertiva ocorre em diferentes situações e como são criados os significados.
  • Entender funcionam os diferentes mecanismos de comunicação não verbal e sua interdependência.
  • Praticar como usar a linguagem corporal e as expressões faciais de acordo com cada emoção e intenção.
  • Compreender como a comunicação não verbal pode ser utilizada, de forma prática, para melhorar nossa comunicação em público.
  • Compreender como as expressões faciais conduzem uma comunicação assertiva também nos meios digitais e com a IA.
Aula 1 – Descobrindo comunicação não verbal (3h)
Descrição: Neste módulo introdutório, os alunos aprenderão os fundamentos da comunicação não verbal e como ela se manifesta por diferentes mecanismos de interação e estímulo, em especial a linguagem corporal e as expressões faciais. Abordaremos os conceitos de semiótica para entender a construção do sentido e alguns dos principais estudos da psicologia comportamental para analisar a construção da interpretação do corpo na comunicação.
  • Os fundamentos teóricos e práticos da comunicação não verbal nas relações interpessoais e seus principais mecanismos de comunicação;
  • A semiótica e como os mecanismos de comunicação se relacionam na construção do sentido;
  • Os avanços da IA e a simulação das expressões humanas;
  • Atividades práticas em aula para treinar a percepção e a significação.
Aula 2: As mensagens por trás das expressões faciais (3h)
Descrição: No segundo módulo, veremos como as expressões faciais comunicam uma enorme complexidade de emoções e como influenciam nossas relações interpessoais. Passaremos por análises práticas para interpretar as diferentes expressões nas situações sociais e profissionais do dia-a-dia, além de uma passagem pelas micro expressões e uma história (breve) do sorriso e suas mudanças em diferentes contextos socioculturais.
  • Reconhecendo as principais expressões faciais e suas variações: como elas comunicam nossas emoções e desejos;
  • Expressões genuínas vs. plastificadas e o exercício da empatia no espelhamento das emoções;
  • Microexpressões: o que são e como reconhecê-las;
  • A universalidade das expressões vs. a determinação cultural;
  • A revolução do sorriso: um retrato da nossa humanidade e das revoluções culturais;
  • A aplicação das expressões faciais pelas marcas e seu poder de transformação cultural;
  • Atividade prática em sala de aula para análise das expressões faciais em diferentes contextos.
Aula 3: A Linguagem do corpo e seus gatilhos de influência (3h)
Descrição: O terceiro módulo aprofundará os conceitos ligados à linguagem corporal, tais como gestos, postura, háptica (estudo do toque) e proxêmica (estudo do espaço pessoal e social). Abordaremos a relação das nossas emoções com o corpo e como podemos usá–lo para complementar, intensificar ou até substituir a comunicação verbal. Por meio de estudos de caso e exemplos práticos, os alunos aprenderão a usar a linguagem corporal de forma consciente na comunicação.
  •  Como as mãos, os pés e a postura comunicam;
  • As interpretações do toque e dos espaços pessoais;
  • Como a aparência, adereços e expressões fisiológicas complementam a intenção da mensagem;
  • Um guia prático: os principais hacks corporais aplicados na comunicação do dia-a-dia;
  • Atividade prática em sala de aula para análise e ajuste da linguagem corporal.
Aula 4 – O impacto da comunicação não verbal nas relações de poder (3h)
Descrição: O último módulo terá como pilar central a aplicação prática da comunicação não verbal na construção do branding pessoal em situações corporativas e públicas, além de uma análise das relações de poder dentro das empresas e na diplomacia. Passaremos por dicas práticas para melhorar a comunicação não verbal em diferentes cenários de apresentação em palcos, entrevistas públicas e interações em ambientes digitais, como videoconferências.
  • A comunicação não verbal do líder e do liderado;
  • A linguagem corporal nas relações de poder;
  • Como melhorar a comunicação com o público nos palcos e apresentações;
  • Comunicando melhor em videoconferências e ambientes digitais;
  • O desafio da comunicação não verbal nas relações internacionais: como a falta de entendimento pode criar barreiras;
  • Atividades práticas em aula: análise de casos reais da comunicação não verbal nas relações de poder e diplomacia.

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Erih Carneiro

Professor

Thomas Tjabbes

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.