Customer Experience (CX) – conceitos, ferramentas e aplicabilidade

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O Customer Experience não é algo novo a nível global, mas no Brasil muitas empresas ainda não têm esse foco e é uma grande oportunidade para se diferenciar e criar um negócio sustentável no longo prazo. Entender o Customer Experience e implementá-lo é urgente, é necessário em empresas de qualquer porte.​​

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de empresas B2C ou B2B que queiram aprender e/ou se atualizar sobre o tema Experiência do Cliente que está sendo tão falado no Brasil, e começando  a ser implementado por muitas empresas.
  • Estudantes de MBA ou da pós-graduação que queiram aprender sobre CX e sobre todo os conceitos que envolvem o seu 360º.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Entender os conceitos fundamentais do Customer Experience (Experiência do Cliente), e se aprofundar em alguns tópicos  extremamente relevantes para a sua execução.​
AULA 1 – A CULTURA CENTRADA NO CLIENTE E A GESTÃO DO CX 
  • A Cultura Customer Centric 
  • Conceitos fundamentais sobre o Customer Experience (CX, Experiência do Cliente em português) 
  • Os elementos que levam as marcas a serem referências em CX 
  • O passo-a-passo para implantar a gestão do Customer Experience nas organizações 
  • Fatores críticos de sucesso 
  AULA 2 – DADOS, SEGMENTAÇÃO, PERSONA, JORNADA 
  • A importância dos dados e da segmentação de clientes 
  • Identificando e “construindo” a Persona 
  • O passo-a-passo para construir a Jornada do Cliente 
  • Pesquisa de Persona e de Jornada 
  AULA 3 – AULA PRÁTICA DE PERSONA E JORNADA 
  • Ferramentas para a criação da Persona e da Jornada do Cliente  
  • Exercício prático de Persona e Jornada 
  AULA 4 – FERRAMENTAS, TECNOLOGIAS E MÉTRICAS 
  • Ferramentas e tecnologias para a gestão do Customer Experience 
  • As principais métricas do Customer Experience, e o poder de acelerar mudanças nas organizações 
  AULA 5 – UX DESIGN E A GESTÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE  
  • Por que precisamos do UX design para melhorar o CX; casos reais 
  • A gestão do atendimento ao cliente impactando o CX, e o que considerar 
  AULA 6 – ACESSIBILIDADE  
  • Inclusão de grupos de acessibilidade na gestão da experiência do cliente  
  • Acessibilidade começa de dentro para fora 
  • Transformação digital com acessibilidade: oportunidades e desafios 
  • O que é o WCAG, para que serve, sua importância e exemplos 
  • Acessibilidade em comunicação visual 
  • Acessibilidade e Emojis 
  AULA 7 – EMPLOYEE EXPERIENCE 
  • O que é; 
  • Como implantar; 
  • Tecnologia suportando o processo do EX; 
  • Métricas de EX, e ações por parte da empresa; 
  • O impacto do EX no CX 

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Wellington Cruz

Andrea Calvino

Sergio Szpoganicz de Oliveira

Larry Sackiewicz

Andrea Naccarati de Mello

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.