Formação em CRM (Customer Relationship Management) – Do Básico ao Avançado

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O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Gestão de relacionamento com clientes (CRM) se tornou mandatório nos dias de hoje. Quer reter clientes e fideliza-los? Quer construir um negócio sustentável no longo prazo? Em 63 horas de curso você aprenderá dos conceitos básicos até as melhores práticas de execução do CRM.

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de empresas de qualquer porte, B2C ou B2B, áreas de CRM, marketing, vendas ou atendimento, que queiram evoluir no entendimento, melhores práticas e implantação do CRM. ​
  • Estudantes de Pós-Graduação ou MBA.​​

Programa

O que você vai aprender

Aprendizado e/ou atualização de conceitos, estratégias, ferramentas e melhores práticas para o sucesso na implantação do CRM nas empresas.
MÓDULO BÁSICO
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO CRM
  • A evolução do marketing e o surgimento do CRM
  • O que é CRM, e os benefícios para as organizações
  • O CRM de marketing
  • O CRM de vendas
  • O CRM de atendimento
  AULA 2 – AS MÉTRICAS DO CRM
  • As principais métricas do CRM de marketing, vendas e atendimento
  • Aplicabilidade no dia a dia das empresas
  AULA 3 – DA PERSONA À COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA
  • Criação da Persona
  • Mapeamento da Jornada do Cliente
  • Ferramentas para criação de Personas e Jornada
  • Construção da régua de relacionamento
  • Fluxograma de decisões
  • Comunicação personalizada
  AULA 4 – NA PRÁTICA
  • Atividade de criação da Persona à Comunicação Personalizada
  AULA 5 – OS CANAIS E AS RÉGUAS DE COMUNICAÇÃO
  • Escolha do canal ideal
  • Frequência
  • Teste AB
  • Remarketing
  • Onboarding
  • Réguas automáticas/Trigger
  • Melhores práticas do e-mail marketing e Whatsapp
  AULA 6 – DADOS, BI e LGPD
  • PARTE I
  • DADOS E BI
    • A importância da qualidade dos dados para o CRM
    • Data Quality, Data Lake, DBM – Database Marketing, DMP – Data: Management Platform, CDP – Customer Data Platform, BI e Inteligência de Clientes, plataformas de mercado
  PARTE II LGPD Tratamento de Dados Pessoais Princípios e Bases Legais Melhores Práticas   Aula 7: ANALYTICS E SEGMENTAÇÃO EM CRM
  • PARTE I – ANALYTICS
    • o que é, diferença entre BI e Analytics, aplicação em CRM
  PARTE II – SEGMENTAÇÃO Por que segmentar? Critérios e Modelos de segmentação Estratégia de CRM baseada em segmentação Aplicando uma Segmentação RFV na Prática  
MÓDULO INTERMEDIÁRIO
AULA 1 – CUSTOMER CENTRICITY
  •  A importância da Centralidade no Cliente para a empresa e para o CRM
  • O que significa ser Centrado no Cliente?
  • Modelo de Centralidade no Cliente
  AULA 2 – IMPLANTAÇÃO DO CRM NAS EMPRESAS
  • O passo a passo para a implantação do CRM nas empresas
  • Desafios e “erros” na implantação do CRM
  AULA 3 – A GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES NAS MÍDIAS SOCIAIS (SCRM)
  • O que é o CRM SOCIAL e sua relação com o CRM tradicional
  • Melhores práticas do CRM SOCIAL
  • Métricas e ferramentas
  • Gestão do CRM social
  • Quem são os brand advocates, como identificar, como agir
  AULA 4 – ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE FIDELIZAÇÃO
  • Objetivos e Estratégias de relacionamento com clientes
  • Ferramentas de fidelização
  • Programas de incentivo e de fidelidade
  • Desenvolvimento de estratégia de fidelização
  AULA 5 – ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO DO CRM
  • Grupos de acessibilidade e suas necessidades
  • Melores práticas da comunicação do CRM levando em consideração diferentes grupos de acessibilidade
  AULA 6 – UX WRITING E UX DESIGN
  • O que é UX Writing e UX Design
  • Aplicação do UX Writing na comunicação do CRM em diferentes canais
  • Aplicação do UX design em desenvolvimento de Chatbots
  AULA 7 – INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS DE CRM
  • Quais são os processos do CRM
  • Por que a estratégia de CRM deve prever automatização de processos
  • Benefícios da automatização de processos do CRM para as empresas
  • Automação no CRM de VENDAS, MARKETING e ATENDIMENTO
 
MÓDULO AVANÇADO
AULA 1 – AUTOMAÇÃO DO CRM
  • PARTE 1 – SOLUÇÕES DE CRM, PROCESSOS, ARQUITETURA E MATURIDADE OPERACIONAL
    • Relembrando os processos do CRM de marketing, venda e atendimento que podem ser automatizados
    • Visão da Arquitetura integrada das soluções de CRM, principais capacidades.
    • Curva de maturidade de automação dos processos de CRM
  AULA 2 – AUTOMAÇÃO DO CRM
  • PARTE 2 – O CAMINHO PARA TORNAR OS PROCESSOS DE CRM MAIS INTELIGENTES
    • Como implantar processos automatizados nas ferramentas de CRM
    • Orquestrando processos com integração de diferentes sistemas
    • IA para CRM: Machine Learning, Processamento de linguagem natural, BigData, Análises Preditivas.
AULA 3 – COMO ESCOLHER AS FERRAMENTAS DO ECOSSISTEMA DO CRM, E GAMIFICATION
  • PARTE I – COMO ESCOLHER AS FERRAMENTAS DO ECOSSISTEMA DE CRM
    • Objetivos
    • Metodologia
    • Matriz de requisitos para embasar escolha de tecnologia
  PARTE II – GAMIFICATION EM CRM
    • Por que implantar gamification em CRM
    • Gamification em CRM de vendas e de atendimento
  AULA 4 – CRM DE VENDAS
  • SALES MODEL CANVAS
    • Utilizando a metodologia Sales Model Canvas para gerenciar o pipeline de vendas
 
  • DESAFIOS E MELHORES PRÁTICAS
    • Desafios comuns enfrentados na implementação e uso do CRM para vendas.
    • Melhores práticas para superar esses desafios
 
  • TENDÊNCIAS FUTURAS EM CRM PARA VENDAS
    • Exploração das tendências emergentes, como inteligência artificial, automação avançada e análise preditiva em CRM
 
  • KPI’S DE VENDAS
    • Utilizando os principais KPIS e indicadores de vendas no contexto de CRM
  AULA 5 – CRM DE MARKETING
  • Tipos de campanhas de CRM de marketing
  • Métricas de campanhas em diferentes canais
  • Do Briefing à execução, exemplos
  • Resumo das melhores práticas de campanhas via email, Whatsapp, SMS
  AULA 6 – ESTRATÉGIA OMNICHANNEL E O CRM DE ATENDIMENTO
  • PARTE I – ESTRATÉGIA OMNICHANNEL
    • Vantagens que uma estratégia Omnichannel oferece para a empresa e para os clientes
    • Plataformas omnichannel disponíveis no Brasil
    • Como escolher plataformas omnichannel para a minha empresa
    • O que considerar na implantação do Omnichannel na empresa
    • Principais desafios do Omnichannel
    • Cases de Omnichannel
 
  • PARTE II – CRM DE ATENDIMENTO
    • Por que automatizar o atendimento, e cuidados a tomar
    • Plataformas, e o que considerar na hora da escolha
    • Monitoramento do atendimento e tomada de ações
    • Problemas mais comuns e como resolvê-los
  AULA 7 – DIAGNÓSTICO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE, E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
  • PARTE I – DIAGNÓSTICO DO ATENDIMENTOAO CLIENTE
    • Como diagnosticar problemas em operações de atendimento, e gerar insights para busca de soluções que melhorem a experiência dos clientes;
    • Planos de ação gerados dos diagnósticos.
 
  • PARTE II – EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
    • Expectativas dos clientes em relação ao atendimento nos dias de hoje
    • A gestão do atendimento ao cliente: o que considerar
    • O gap no pós-venda no Brasil
    • O que considerar no pós-venda para garantir a retenção e fidelização de clientes
 

Quando acontece?

Formação em CRM (Customer Relationship Management) – Do Básico ao Avançado

Oportunidade!  

Na Formação em CRM (Customer Relationship Management)- Do básico ao avançado,  juntamos este e outros cursos que desenvolvem competências complementares para você ter uma formação ainda mais transformadora.

Ao adquirir a Formação em CRM (Customer Relationship Management) – Do básico ao avançado,  você terá 25% de desconto no valor dos cursos individuais!

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Andrea Naccarati de Mello

Professor

Maik Gordon

Wellington Oliveira

Márcio Oliveira

Rafaela Blacutt

Gustavo Vieira

Andrea Rosada Dimant

Júlio Quaglia

Wellington Cruz

Nilson Brito

Alex Mariano

Andrea Calvino

Sergio Szpoganicz de Oliveira

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.