Formação em Product Marketing Manager

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

No mundo das startups e produtos digitais o Product Marketing Manager é o profissional que cuida do Posicionamento, Preço e Promoção do Produto. Com a transformação digital tornou-se essencial para todo tipo de empresa. Conheça as técnicas mais atualizadas e destaque-se com esse programa.

Para quem se destina?

  • Profissionais de Marketing buscando se especializar em produto
  • Product Managers buscando se especializar em marketing
  • Executivos procurando implantar a disciplina de Product Marketing em suas empresas
  • Empreendedores lançando novos produtos
  • Se o seu produto ou serviço é digital, ou se você usa canais digitais para pesquisar mercado, atrair leads, vender e atender clientes, então esse curso é pra você

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Estudar o público-alvo de um produto
  • Realizar pesquisa de mercado e análise competitiva
  • Determinar o posicionamento do produto
  • Priorizar o desenvolvimento de features com a equipe do produto
  • Criar a estratégia de go-to-market
  • Ativar as equipes de vendas
  • Garantir o sucesso dos clientes
  • Analisar e medir os resultados de produto
  • Inovar continuamente no desenvolvimento do produto
​​Fundamentos de Product Marketing Management (3h)
  • ​Quem é o Product Marketing Manager (PMM)?
  • ​Importância e Atuação do PMM na empresa.
  • ​Diferenças e semelhanças entre Product Manager (PM) e PMM
  • ​Ciclo de Vida do Produto
  • ​Papéis do PMM
  • ​Modelos de Negócio
​Soft Skills – Habilidades do PMM (3h)
  • ​Mindset do PMM
  • ​Pensamento Crítico
  • Negociação
  • ​Inteligência Emocional
  • ​Criatividade
  • ​ChatGPT & Engenharia de Prompts
​Product Discovery (3h)
  • ​Design Thinking e Design Sprint
  • ​Equipe de Discovery e Objetivos
  • ​Entendimento e Empatia: Pesquisa Quali e Quanti, Como/Porquê, Matriz CSD e Mapa de Empatia
  • ​Definição e Escolha: Jornada do Consumidor, User Stories, Jobs To Be Done, Métodos de Priorização (Esforço x Impacto e ICE Score)
  • ​Divergência e Experimentação: Brainswarming, Crazy Eights, SCAMPER e Mapas Mentais
  • ​Convergência e Decisão: Lean Canvas, Service BluePrint, 5W1H
  • ​Prototipação e Validação
  • ​MVP (Minimum Viable Product) e Pivot
​Personas (2h)
  • ​Segmentação
  • ​Value Proposition Canvas
  • ​Buyer Persona & User Persona
  • ​Ideal Customer Profile (ICP)
  • ​Account Based Marketing (ABM)
  • ​Gestão de Stakeholders
​Inteligência de Mercado (2h)
  • ​Análise Competitiva
  • Análise Win Loss
  • ​Customer Feedback
  • ​NPS, CSAT e CES
​Posicionamento (2h)
  • ​Naming
  • ​Pricing
  • ​Packaging
  • ​Storytelling frameworks
  • ​Gatilhos Mentais
  • ​Brand Voice
​ Product Team (3h)
  • ​Profissionais de Produto
  • ​Tecnologias de Produto
  • ​MMP (Minimum Marketable Product)
  • ​Metodologias Ágeis (Scrum, Kanban e Scrumban)
  • ​Roadmap vs Backlog
  • ​Sprint e Priorização
  • ​Agile Marketing
​Canais de Aquisição (6h)
  • ​Content Marketing (Inbound)
  • ​Vídeos
  • ​SEO
  • ​Algoritmos e Social Media
  • ​Newsletters
  • ​Eventos
  • ​Mídia Paga (Outbound)
  • ​Influenciadores
  • ​Member Get Member (Indicação)
  • ​Métricas de Aquisição
  • ​CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Go To Market (3h)
  • ​MQL (Marketing Qualified Lead)
  • ​SQL (Sales Qualified Lead)
  • ​Funil de Vendas e Conversão
  • ​Growth Hacking
  • ​Product-led growth
​Sales Enablement (2h)
  • ​ Treinamento​
  • Pitch
  • ​ Playbook
  • ​ Battlecards
  • ​ CRM (Customer Relationship Management)
  • ​ KPIs de Sales Enablement
​Customer Success (2h)
  • ​Customer Experience, Customer Success & Customer Service
  • ​Customer Lifecycle
  • ​Onboarding
  • ​Upselling & Cross-Selling
  • ​Retenção, Fidelização e Churn
  • ​Customer Retention Cost (CRC)
  • ​Lifetime Value (LTV)
​Análise de Dados e Métricas (2h)
  • ​Cultura Data Driven
  • ​Letramento de Dados
  • ​OKRs (Objectives Key Results)
  • ​KPIs (Key Performance Indicators)
  • ​Teste A/B (Split Testing)
  • ​Análise de Cohort
  • ​CRO (Conversion Rate Optimization)
  • ​Return Over Investment (ROI)​

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Edney “InterNey” Souza

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.