Inteligência Criativa – Avançado em Design Thinking e Inteligência Artificial

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Como a inteligência artificial pode aprimorar o processo de criação de produtos e serviços centrados no cliente? Nesse curso inédito e avançado, você vai conhecer e experimentar formas criativas de cocriar em todas etapas do design centrado no ser humano – imersão, sistematização, ideação, prototipação e testes – usando de forma inovadora o potencial das ferramentas de inteligência artificial generativa.

Para quem se destina?

  • Profissionais que querem criar produtos e serviços diferenciados, que os clientes amem;
  • Analistas e gestores de Experiência do Cliente e Desenvolvimento de Produtos que buscam criar produtos e serviços criativos e inovadores;
  • Empreendedores e empresários que buscam espalhar técnicas e ferramentas para incentivar o trabalho criativo em grupo;
  • Diretores, gerentes, analistas e assistentes que desejam entender como incentivar a criatividade de suas equipes;
  • Gestores de inovação, coordenadores e analistas que precisam coordenar processos de inovação;
  • Gestores que precisam e fortalecer uma cultura de inovação;
  • Curiosos e pesquisadores que se interessam pelo tema.

Programa

O que você vai aprender

  • Reconhecer a necessidade do design thinking como abordagem necessária para criação de relações de valor em tempos de acelerada automação e transformação tecnológica;
  • Identificar e exercitar ferramentas e usos criativos de aplicativos de inteligência artificial generativa durante o processo de planejamento, testes e melhorias de produtos e serviços centrados no cliente;
  • Exercitar a dinâmica dessa nova abordagem criativa que reúne ferramentas analógicas e digitais para criação de produtos e serviços que os clientes amem.
Todas as aulas são práticas. No curso você aprende fazendo e usando ferramentas analógicas e digitais para realizar projetos e criar produtos e serviços que gerem emoções positivas nos clientes. Usaremos exemplos e desafios práticos, a serem propostos pelos próprios alunos. A dinâmica é de um laboratório de inovação em que todos aprendem juntos.
Aula 1 – Revisar as bases e os fundamentos do Design Thinking e da Inteligência Artificial
A criatividade aumentada refere-se ao processo no qual humanos e sistemas de inteligência artificial colaboram para gerar resultados criativos que seriam impossíveis de alcançar individualmente. As máquinas, programadas com algoritmos de aprendizado profundo, analisam grandes volumes de dados, reconhecem padrões e geram insights, enquanto os humanos contribuem com sua capacidade de pensar abstratamente, empregar a empatia e aplicar o julgamento estético e ético.
  • Apresentação do grupo, alinhamento de expectativas
  • Principais relações entre os conceitos de Design Thinking, Customer Experience, Customer Centricity
  • Tipos de Inteligência Artificial
  • Entendendo a inteligência artificial generativa
 
Aula 2 – Imersão: entendendo o cliente
A etapa da imersão no Design Thinking é fundamental para coletar informações, compreender o contexto e identificar as necessidades dos usuários de maneira aprofundada. A integração da IA pode enriquecer essa etapa, facilitando uma imersão mais profunda e abrangente usando ferramentas como:
  • Pesquisa desk
  • Entrevistas
  • Matriz CSD
  • Mapa de Stakeholders
  • Análise de sentimentos usando IA
Como usar ferramentas e prompts do Chat GPT e outras Inteligências Artificiais para otimizar esse processo. Entendendo e criando “My GPTs”
Aula 3 – Síntese
A etapa da empatia no Design Thinking é para compreender profundamente os usuários, suas necessidades, desejos e desafios. A integração da IA com o Design Thinking nessa fase pode enriquecer significativamente o processo. Vamos explorar como os conceitos de potencialidades, preocupações e exemplos já realizados se aplicam à fase de empatia: análise de dados comportamentais, identificação de padrões e tendências, assistentes virtuais e chatbots.
  • Diagrama de Afinidades
  • Mapa da Empatia
  • Canvas da Proposta de Valor
  • Persona
  • HMW – Como Podemos
Como usar ferramentas e prompts do Chat GPT e outras Inteligências Artificiais para fazer análise e síntese. Ferramentas para criação de imagens para personas usando IA (https://thispersondoesnotexist.com/)
Aula 4 – Ideação
A evolução da tecnologia sempre esteve intrinsecamente ligada à criatividade humana; contudo, a chegada da inteligência artificial (IA) generativa marca o início de uma nova era: a da criatividade aumentada. Este conceito, que mescla a inventividade humana com as capacidades computacionais avançadas, está redefinindo fronteiras e expandindo horizontes em diversas áreas, desde a arte até o desenvolvimento de produtos e serviços.
  • Tipos de brainstorming
  • Prompts avançados para geração de ideias
  • Triz e outras técnicas criativas
  • Mapas visuais generativos
Ferramentas a serem utilizadas: Chat GPT, Copilot
Aula 5 – Prototipação
A etapa de prototipação no Design Thinking busca transformar ideias em soluções tangíveis, permitindo testes e validações rápidas. A integração da IA pode aprimorar significativamente esta fase, especialmente velocidade, eficiência e personalização. Nesse sentido, vamos na prática:
  • Criando cenários e ambientes físicos e virtuais
  • Protótipos de comunicação
  • Criação de roteiros e storyboards
  • Criando imagens, vídeos e áudios usando IA
Como buscar inspiração em movimentos artísticos, culturais para geração de imagens relevantes e compatíveis de forma descomplicada. Ferramentas a serem utilizadas: Chat GPT, Copilot, Gamini, Suno, Gamma
Aula 6 – Testes
A etapa de testes no Design Thinking é crucial para validar as soluções propostas, obter feedback e iterar os protótipos. A integração da IA pode enriquecer significativamente esta fase, incluindo Análise de Feedback em Tempo Real, simulações e análises com velocidade e praticidade.
  • Plano de testes
  • Matriz de feedback
  • Iterando e melhorando
  • De que maneira realizar testes e interações usando prompts avançados.
 
Aula 7 – Jornada do Usuário
A jornada do cliente em forma de ampulheta é uma abordagem que oferece uma visão mais detalhada e completa das interações do cliente com um produto ou serviço. Ela se expande em duas partes principais: a parte superior representa a fase de atração e consideração, enquanto a parte inferior se foca na retenção e lealdade. Integrar a jornada do cliente em forma de ampulheta ao processo de Design Thinking, especialmente com a utilização da IA, pode enriquecer cada etapa. Vamos explorar como isso se aplica para criar experiências memoráveis em todas as etapas de relacionamento com o cliente:
  • Atração
  • Engajamento
  • Conversão
  • Ativação
  • Lealdade
  • Indicação
 
Aula 8 – Desafios e Perspectivas
A adoção da mentalidade de criatividade aumentada, impulsionada pela inteligência artificial, nos ambientes profissionais e empresariais brasileiros apresenta tanto desafios significativos quanto perspectivas promissoras. A implementação eficaz dessa abordagem requer uma transformação cultural, técnica e estratégica. Nesse ponto discutiremos:
  • Como orientar a empresa em direção ao cliente
  • Como usar esses métodos e ferramentas no dia-a-dia
  • Como criar uma cultura organizacional favorável à mudança
  • Recursos necessários
  • Indicadores e métricas de sucesso

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Marcelo Pimenta

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.